Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Ação Social e Acessibilidade para o Idoso: uma proposta de independência e autonomia do indivíduo
jorge carlos silva

Última alteração: 2018-01-02

Resumo


APRESENTAÇÃO

O crescimento da população de idosos é um fenômeno mundial. Segundo projeções estatísticas os idosos somarão um quinto da população mundial até 2050. Atividades que demonstrem o pleno domínio da teoria em relação à pratica são de fundamental importância para que os acadêmicos desenvolvam habilidades e competências apre-ndidas em sala de aula. Pensando nisso, o projeto “Ação Social e Acessibilidade para o idoso: uma proposta de independência e autonomia do indivíduo”, reúne acadêmicos do Curso de Engenharia Civil liderados pelo professor Jorge Carlos Silva com o propósito de unir a pratica com os conteúdos aprendidos em sala de aula e assim melhorar a qualidade de vida dos idosos através de acessibilidade e maior liberdade de locomoção.

DESENVOLVIMENTO

Os comportamentos atribuídos aos idosos referem-se à passividade e imobilidade, no  entanto muitas das alterações funcionais observadas nos idosos são resultado da inexistência de estímulos (BARRY  e EATHORNE, 1994). Segundo MOTA et. al, estudos têm demonstrado contribuições positivas de programas sociais na melhoria da saúde funcional de idosos. Tais questões suscitam discussões na área acadêmica, onde estudos sobre a qualidade de vida, mobilidade e acessibilidade para a terceira idade, já alcançam algum destaque. O projeto visa à integração da teoria com a pratica através da elaboração e execução de um projeto arquitetônico adequado aos padrões de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida que se encontram em condições sub-humanas em suas residências.

RESULTADOS

O Trabalho encontra-se em desenvolvimento. As etapas concluídas foram: a pesquisa de campo em bairros periféricos, projeto arquitetônico, divisão das equipes, visita técnica, capitação de recursos e parte estrutural de uma residência unifamiliar.

CONSIDERAÇÕES

Este projeto tem uma importância primordial porque visa atender idosos sem condições econômicas sociais de uma vida digna e com dificuldade de mobilidade que residem em locais de grande vulnerabilidade.

 


Palavras-chave


Idosos1, assessibilidade2, ação social3