Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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METODOLOGIAS ATIVAS EM AÇÕES EDUCATIVAS NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI: INTEGRAÇÃO ESCOLA-UBSF
Lethicia Farias Marcino, Helena Pereira Vargas, Karina Sayuri Sugano Chiu, Patricia Duarte da Silva, Fernanda Ribeiro Baptista Marques

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Introdução: Trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é descrever uma educação em saúde realizada com pré-escolares e escolares, na tentativa de sensibilizá-las a respeito às práticas de combate ao mosquito Aedes aegypti e orientá-las a respeito da dengue. Método: a ação foi realizada no dia 27 de setembro de 2017 em uma escola municipal de Campo Grande- MS, com alunos do período matutino e vespertino. A ação foi elaborada de acordo com a faixa etária sendo dividida em três etapas, sendo que a primeira foi realizado um quebra gelo ainda em sala de aula com uma das acadêmicas vestida de professora “maluquinha” questionando e orientando os alunos sobre a dengue e seu vetor, utilizando também amostras das larvas do A. aegypti em um pote e os alados em tubos de ensaio. O segundo momento, foi utilizado um tabuleiro com pré-escolares, o qual é constituído por um dado e cartões de perguntas e respostas para que as crianças pudessem brincar e responder perguntas sobre o tema abordado anteriormente. Posteriormente foi realizada a dinâmica com as crianças maiores de 6 anos as quais foram divididas em grupos e incentivadas a responder perguntas também relacionadas a dengue e seu vetor. E por fim utilizaram cartões representando rostos felizes, indiferentes e tristes para que as crianças pudessem avaliar a ação. Resultados: no quebra gelo as crianças discutiram e compartilharam seus conhecimentos entre si e com as acadêmicas e demonstraram curiosidade com as amostras das fases do mosquito. Já no jogo do tabuleiro foi possível perceber a interação, curiosidade e trabalho em equipe das crianças, apesar de ter sido realizado com pré-escolares foi possível perceber a quantidade de informações que elas já dominavam sobre o assunto, tanto pelo aprendizado na escola quanto pelas práticas do dia a dia.  Posteriormente, na dinâmica elas debateram entre si sobre suas respostas permitindo que as acadêmicas realizassem orientações sobre a temática e por fim as crianças puderam refletir sobre a mudança de seus hábitos de vida. Vale ressaltar que entre as crianças que participaram das atividades, tivemos casos de crianças com Síndrome de Down, atraso no desenvolvimento cognitivo e do espectro autista, o que não impediu que estes participassem das dinâmicas, proporcionando a inclusão e socialização delas com as outras crianças, além de trabalhar o raciocínio e compreensão independente de suas limitações. Considerações finais: a utilização do lúdico com crianças é uma forma eficiente para se trabalhar em uma ação, pois está pode sensibilizá-las e motivá-las a respeito da prevenção e combate à dengue, fazendo com que elas se envolvessem e tivessem curiosidade sobre o tema. Essa educação em saúde pode ser aplicada no âmbito da enfermagem e em outras áreas da saúde, podendo modificar o tema e utilizar outro que se queira transmitir um conhecimento de forma lúdica.


Palavras-chave


Saúde pública; Criança; Dengue; Educação em saúde; Jogos e brinquedos.