Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
AÇÃO DE SAÚDE E EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
MARIA ELIANE DE LIMA, DEUSANETE PINTO MACHADO, Lourival Franco de Sa Neto, MARIA DA PAZ DEMES GONÇALVES, Leidian Coelho de Freitas, Renan da Silva Cunha, Katriene Sousa Martins, Paula Danielle Souza Monteiro

Última alteração: 2018-01-21

Resumo


1 APRESENTAÇÃO

 

O Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Rural de Marabá (CRMB) localizado na área rural do Município de Marabá-Pará, tem como missão oferecer aos povos do campo (ribeirinhos, assentados, quilombolas, indígenas e agricultores do sudeste paraense) um ensino a partir dos princípios agroecológicos e sustentabilidade ambiental, com isso os seus profissionais atuam em três eixos centrais de trabalho: ensino, pesquisa e extensão.

Considerando a importância do trabalho de extensão, que são atividades estendida a comunidade, profissionais do Departamento de Assistência e Saúde da Comunidade Acadêmica (DASCA) do CRMB, vêm ampliando suas atividades de assistência e saúde que já são desenvolvidas para a comunidade acadêmica interna (servidores e estudantes) do CRMB para a comunidade de origem dos estudantes do Campus.

A comunidade escolhida foi do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Assentamento Porto Seguro, a qual tem como lema e missão realizar suas atividades produtivas, visando à sustentabilidade e conservação dos recursos naturais, localizada distante do Campus, cerca de 20 km, possuindo um total de 45 (quarenta e cinco) famílias, sendo a maioria mulheres com idade entre 39 e 55 anos.

Os profissionais do DASCA, utilizando de uma perspectiva Freireana no processo de formação, o qual defende que é preciso ouvir os sujeitos para poder planejar as ações, primeiramente a equipe decidiu por ouvir a comunidade a partir de suas demandas de saúde para posteriormente realizar ações interventivas que pudessem contribuir de alguma forma para a melhora da saúde da mesma.

Nesse sentido, objetivou-se realizar um diagnóstico de saúde da comunidade, procurando compreender se há e quais são as doenças e queixas de saúde mais presentes, os hábitos alimentares, condições de saneamento local, como se estrutura as redes de assistência à saúde e as principais redes institucionais de apoio à comunidade.

Diante das demandas postas em âmbito, a partir do prévio diagnóstico de saúde, em relação aos números de hipertensões, diabetes, problemas de coluna e doenças ginecológicas identificadas. A fim de orientar e prestar maiores esclarecimentos sobre essas doenças apresentadas pela comunidade realizou-se uma ação interdisciplinar pelos profissionais que compõem o departamento de saúde do CRMB como, assistente social, nutricionista, técnica em enfermagem e médico, considerando que a missão desse departamento é realizar ações de cunho preventivo e de promoção à saúde.

2  DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

2.1 MÉTODO DO ESTUDO

Inicialmente foi feito articulação com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) por ser uma instituição que realiza trabalhos de assessoria técnica ao PDS Porto Seguro e na ocasião foi informado sobre a proposta da equipe técnica, que era voltada para a saúde e, os profissionais do DASCA não tinham proximidade/relação com o PDS Porto Seguro.

Nessa perspectiva, para realizar a ação de saúde a mesma se deu em cinco etapas: a Primeira foi buscar parceria com a CPT, a segunda conhecer através de uma visita e apresentar a proposta da ação para a comunidade, a terceira foi fazer a mobilização da comunidade e para isso contou-se com a participação da líder da associação PDS Porto a Seguro objetivando reunir em um só dia a maioria dos moradores do PDS, pois seria aplicada a quarta etapa que foi o Diagnóstico Rural Participativo (DRP) além do questionário de Saúde e por último a realização da ação posteriormente ao diagnóstico.

Para a penúltima etapa, contou-se com colaboração do profissional da diretoria de extensão, o técnico em agropecuária, de nutrição e serviço social do DASCA e, no dia 21 de abril de 2017, no período da manhã foram aplicados os questionários com perguntas abertas e fechadas e, o DRP, por meio do instrumento de coleta de dados, chamado Diagrama de VENN e a Matriz SWOT o que possibilitou compreender sobre as políticas e redes de saúde de assistência da comunidade, além das doenças e queixas de saúde mais presentes bem como os pontos fortes e fracos internos e externos da comunidade.

Os dados obtidos através dos instrumentais, posteriormente foram sistematizados avaliadas e, a ação proposta pela equipe interdisciplinar foi baseada nas informações apresentadas pela comunidade. E, baseados nesses dados, profissionais do DASCA, realizaram ainda em abril de 2017 a primeira ação no PDS Porto Seguro, uma oficina sobre boas práticas de manejo da Castanha do Brasil focando práticas de higiene no processo de manipulação do alimento de modo que o mesmo fique em condições higiênico-sanitárias para  o consumo e para a comercialização.

É importante citar que a oficina “Boas Práticas de Manejo da Castanha do Brasil” também contou com a parceria do Projeto de Incubação Tecnológica de Empreendimentos Cooperativos e de Econômica Solidária (ITECES) por meio da profissional de nutrição com duração de 5h.

A segunda ação foi realizada meses depois, pelos profissionais de serviço social, enfermagem, nutrição e medicina os quais abordaram a temática sobre a prevenção do câncer de colo, e de mama, além de hipertensão, diabetes e as conseqüências do sobrepeso o qual pode gerar uma série de problemas para a saúde da pessoa com duração de quatro horas com a participação de 14 pessoas sendo a maioria mulheres.

Destaca-se que, cada profissional, orientou, esclareceu a comunidade de acordo com sua área de conhecimento elencando os principais sintomas, medidas de prevenção e diagnóstico precoce, bem como sobre o funcionamento da rede de saúde e as possibilidades de tratamentos, etc.

 

3 RESULTADOS

No dia da aplicação dos questionários e do DRP das 45 (quarenta e cinco) famílias existentes na comunidade do PDS Porto Seguro, 29 (vinte e nove) participaram respondendo o questionário e dos instrumentais de coleta de dados utilizados. Destes foi possível identificar que há moradores com dores de coluna, casos de hipertensão, diabetes, hérnia de disco, dentre outra queixas que afetam a saúde dos mesmos dificultando em suas atividades laborais.

Com relação ao tratamento da água do consumo diário, identificou-se através do questionário que a maioria utiliza a água filtrada clorada ou fervida e os demais não declararam. Ressalta-se que a qualidade da água também influencia na saúde humana, dando-se importância ao tratamento desse dado para na atividade de intervenção.

A comunidade participou efetivamente, das atividades e solicitou para que a equipe pudesse desenvolver outras atividades ligadas à prevenção de doenças, uma vez que há ausência de serviços de saúde na comunidade e, quando necessitam precisam se dirigir a cidade de Marabá, distante a quase quinze quilometro da comunidade.

 

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Considerando que o trabalho voltado para a promoção e prevenção de agravos a saúde, é fundamental e este é a missão principal da equipe multidisciplinar do DASCA que, alem das atividades realizadas internamente para a comunidade acadêmica do Campus, com palestras, oficinas, dentre outras.  Percebeu-se ainda que, realizar o diagnóstico, foi promissor para as orientações direcionadas aos problemas de saúde identificados.

Outro aspecto importante foi às parcerias e estratégias, pois a equipe multidisciplinar pode planejar as ações e intervir de acordo com as demandas apontadas pela própria comunidade.  Ressalta-se que sair dos muros do Campus para realizar uma atividade na comunidade, foi fundamental para também conhecer a realidade dos estudantes e, o trabalho de extensão não classifica em apenas levar conhecimento e sim, trocar conhecimento com a comunidade com suas experiências e vivências.

 

 


Palavras-chave


SAÚDE;INTERDISCIPLINAR;EXTENSÃO; EDUCAÇÃO DO CAMPO.