Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A maternidade como espaço educativo para o cuidado ao binômio mãe-filho:uma abordagem integradora.
Natália Rayanne Souza Castro, Ana Gabriela Lucena Brito, Rayssa Thays Santana de Sousa, Lannay Marães da Costa, Anny Beatriz Costa Antony de Andrade

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


INTRODUÇÃO: O ciclo gravídico-puerperal é caracterizado por mudanças biopsicossociais, dentre as principais necessidades de saúde observadas, estão as orientações. O projeto de extensão Maternagem consiste no desenvolvimento de ações educativas sobre o universo da materno-infantil por acadêmicos de enfermagem e residentes em enfermagem obstétrica, na tentativa de promover qualidade de vida ao binômio. OBJETIVO: Relatar a vivência de estudantes de enfermagem durante abordagens educativas em saúde às mulheres durante o ciclo gravídico-puerperal. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, fruto da vivência de acadêmicas de enfermagem durante a execução do projeto. O projeto ofertado pela Universidade Federal do Amazonas desenvolve suas atividades com gestantes e puérperas no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar (CPNI) e alojamento conjunto (ALCON) de uma maternidade de grande porte, localizada em Manaus. Inicialmente, foram ofertadas oficinas de treinamento teórico-prático com as acadêmicas de enfermagem participantes. Os assuntos foram selecionados conforme a demanda observada no público alvo do projeto. Foram elaboradas rodas de conversa com as clientes, aplicações de práticas integrativas como a reflexologia podal, massoterapia, aromaterapia, musicoterapia e consultas individuais de enfermagem, ofertando um cuidado diferenciado, proporcionando a participação direta dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e possibilitando a prevalência de uma relação horizontal entre o educador-educando, na qual ambos podem contribuir, sem quaisquer imposições, permitindo uma educação em saúde dialogada. RESULTADOS: No cuidado às parturientes, foi possível realizar as ações de educação em saúde de forma a envolver as participantes, influenciando a entender as mudanças que aconteciam em seu organismo no período gestacional, oferecendo musicoterapia, aromaterapia no momento do trabalho de parto. Quanto às puérperas, foi possível discutir sobre os benefícios do aleitamento materno, tanto maternos, como neonatais, meios para evitar intercorrências, como o ingurgitamento mamário. Técnicas para o conforto infantil, como a massagem shantala, foram demonstradas, bem como os principais cuidados relacionados ao neonato, como higiene do coto umbilical e banho. As clientes demonstraram boa receptividade na aplicação de técnicas como a reflexologia podal e drenagem linfática, bem como orientações relacionadas ao autocuidado. Observa-se a importância da contribuição, enquanto graduandos, na prestação de uma assistência de enfermagem diferencial, sendo capaz de adquirir com esta prática, o olhar de um verdadeiro profissional de enfermagem. CONCLUSÃO: A oferta de cuidados à saúde da mulher, levando em conta seu contexto social, é essencial, principalmente durante o ciclo gravídico-puerperal, momento marcado por incertezas e transições. As práticas educativas são estratégias essenciais para o acadêmico de enfermagem, pois permite que o mesmo desenvolva a perspectiva de intervir, de forma crítica-reflexiva, em uma dada situação, com base na observação da realidade. Desse modo, é possível concluir que a realização do projeto Maternagem permitiu visualizar na prática o que aprende-se na teorização, e o que se deve levar para futura atuação profissional, que é a de executar uma assistência de enfermagem com atendimento diferenciado para a gestante, a parturiente e a puérpera, com um cuidado sistemático, atual, contínuo e individualizado.