Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A CONTRIBUIÇÃO SOCIAL DOCENTE ATRAVÉS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Nancy Baia Baia

Última alteração: 2018-01-02

Resumo


APRESENTAÇÃO

A extensão Universitária pode definir-se como a mola propulsora da universidade, ela reafirma o compromisso social da mesma através da promoção de ações de inserção social por meio de programas e projetos, de acordo com as demandas das comunidades. Assim como a universidade é regida por um tripé, a extensão também o é.  Ela é composta de: professor, aluno e comunidade, sem eles a extensão não existe, e é por isso que a universidade precisa não apenas conviver com outras modalidades de educação não formal, informal e profissional, mas também articular-se e integrar-se a elas, a fim de formar cidadãos mais preparados e qualificados para um novo tempo. É com este propósito que o Programa Ação Comunitária Ulbra um gesto de amor, objetiva oferecer à comunidade em questão conhecimentos Teórica -Práticos- Científica sobre educação, família, economia, saúde, esporte, música, artesanato, pintura, informática e ética cristã, a fim de resgatar a cidadania de crianças, jovens e adultos.

DESENVOLVIMENTO

O Projeto consiste basicamente na realização de atividades onde os acadêmicos dos cursos envolvidos, professores e voluntários, desenvolvem atividades de ensino- aprendizagem, atividades sociais, culturais e oficinas profissionalizantes voltadas ao atendimento de uma população menos privilegiada. Com isso as famílias atendidas desenvolvem habilidades cognitivas e sócio-educativas e aprendem a responsabilizar-se pelo seu processo de aprendizagem e resgate da cidadania para a efetivação da melhoria da qualidade de vida e inclusão social.

RESULTADOS

O Projeto atende uma média de 30 mães cadastradas por semestre, cujo  empenho e participação é notado no resultado das produções feitas por elas, visto que as mesmas melhoraram consideravelmente a renda familiar através da venda de seus produtos no comércio local, na região e até no exterior ( Espanha).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os Professores que coordenam o Projeto têm a plena consciência dos problemas, econômicos e sociais dessas famílias, visto que muitos fogem a capacidade de atendimento e de acompanhamento sistemático que necessitam, já que a proposta do Projeto proporciona apenas o encaminhamento para resoluções de problemas imediatos, porém sabem do desafio que se faz presente, pois a Extensão Universitária através do corpo docente, discentes e voluntários, representa o diálogo e a reformulação coletiva das práticas formativas e inovadoras de outro tipo de sujeito a ser educado.

 

 


Palavras-chave


comunidade1, extensão2, voluntarios3