Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Prevenção de danos à saúde da criança
TATIANA CAROLINE LIMA LOBATO, Ramanda Sena Guimarães

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


Apresentação: a preocupação com a saúde da criança vem norteando as políticas de saúde pública nota­damente a partir da década de 1980, principalmente no sentido de reduzir a mortalidade infantil, que apresentava valores alarmantes (BRASIL, 2012 e BRASIL, 2014). Promover saúde por meio da educação é uma das formas mais simples de se obter ganhos em saúde. Portanto, salienta-se a importância de se investir nas ações preventivas, pois trata-se de uma ferramenta capaz de proporcionar individual e coletivamente poder de transformação das condições de saúde e bem-estar da população. Como o objetivo de instruir familiares e cuidadores para os cuidados com a saúde da criança, com o intuito de despertar o interesse nas informações contidas na caderneta de saúde da criança, com ênfase na prevenção de acidentes domésticos e verminoses, hábitos alimentares saudáveis e vacinação. Desenvolvimento: o projeto foi desenvolvido por acadêmicos do quinto período do curso de enfermagem, o mesmo esteve destinado aos familiares e cuidadores das crianças matriculadas numa creche pública, localizada em Coari/AM. Utilizou-se a metodologia participativa. As ações ocorreram no período de outubro e novembro de 2017, por meio de palestras interativas com recursos áudios visuais, relato de conhecimento, reprodução de vídeo, e realização de atividades lúdicas como peças teatral e musical. Resultados: percebeu-se o interesse dos participantes em obter informações mais claras e precisas sobre os assuntos abordados, que por meio da metodologia utilizada obteve-se participação ativa do público, onde inúmeras dúvidas foram esclarecidas e diversos depoimentos foram relatados sobre os assuntos propostos, com isso obtiveram-se ótimos resultados na execução do projeto. A extensão possibilitou a oportunidade de formação acadêmico-profissional na linha da integralidade da atenção e do cuidado à criança, preparando para a disciplina Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente, a ser cursada posteriormente. Salienta-se ainda que devido a essas ações educativas em saúde feitas pelo projeto, os cuidados a serem tomados serão vistos de uma forma diferente, ou seja, com mais atenção. Considerações finais: buscou-se enfatizar a importância da atenção e cuidados que as crianças precisam para crescerem felizes e saudáveis, promovendo o estreitamento dos laços entre a comunidade acadêmica e a população, conscientizar sobre o cuidado e zelo com a saúde de crianças, e fazê-los cientes da fragilidade e dependência infantil, portanto, considera-se efetivamente concluído com sucesso o presente projeto.

Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento / Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília, DF. 2012.

BRASILIA (distrito). Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal. Cadernos de Saúde da Criança – Protocolo de Atenção Primária à Saúde da Criança, Brasília, DF, 2014.


Palavras-chave


Saúde da criança; Educação em saúde; Acidentes domésticos; hábitos alimentares.