Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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COMO ABORDAR E ACOLHER NA ATENÇÃO PRIMARIA A SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Nayara da Costa Souza, Aryanne Lira dos Santos Chaves, Fernanda Serrão Pereira, Gabriella Martins Soares, Indira Silva dos Santos, Tamiris Moraes Siqueira, Gisele Reis Dias, Thiago Gomes

Última alteração: 2018-01-03

Resumo


APRESENTAÇÃO: A Atenção Primaria à Saúde (APS) é uma estratégia de organização da atenção à saúde, que busca atender as necessidades da população através de ações preventivas e curativas, resolvendo os problemas ainda na atenção básica sem a necessidade adentrar o âmbito hospitalar. A APS é o primeiro contato dos indivíduos, famílias e comunidades ao sistema de atenção à saúde, constituindo-se como a porta de entrada. E para conseguir atender as necessidades da população, uma das estratégias usadas é o acolhimento, que faz parte da Política Nacional de Humanização (PNH), sendo definido como um processo onde o profissional de saúde ou a equipe se torna responsável pelo usuário, desde a sua chegada até sua saúde, fazendo uso da escuta ativa e qualificada, ouvindo todas as queixas do paciente. O acolhimento é uma prática presente nas relações de cuidado, entre os profissionais da saúde e os usuários, no ato de receber e escutar, no entanto é algo que pode acontecer de diversas maneiras. E releva-se principalmente através das práticas. Dessa forma, o acolhimento vai acontecer em todas as relações, mas de formas diversificadas. Na prática do dia-a-dia, algumas atitudes dos profissionais podem tornar-se mecânicas, uma das maneiras de fortalecer e enfatizar os ensinamentos aprendidos é a educação permanente, que trabalha em cima de situações vivenciados buscando aprimorar o trabalho dos profissionais. Dessa forma, a educação permanente surge como estratégia para o desenvolvimento de relações entre o ambiente de trabalho e a educação, melhorando a qualidade da assistência. É aliada no fortalecimento e aprimoramento dos conhecimentos sobre abordagem e acolhimento, essenciais para que o atendimento humanizado seja concretizado. Dessa forma, buscamos fazer uma atividade ressaltando a importancia da abordagem e acolhimento na APS com os funcionarios de uma Unidade Básica de Saúde - UBS.

OBJETIVO: Elucidar uma atividade de educação permanente sobre abordagem e acolhimento com Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

DESENVOLVIMENTO: Relato de experiência de acadêmicos de enfermagem da Escola de Enfermagem de Manaus – EEM da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, sobre uma atividade educativa realizada durante as aulas práticas da disciplina de Saúde Coletiva II, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada no bairro São Raimundo, zona oeste da cidade de Manaus, no período de junho de 2017. A atividade tinha como público alvo todos os funcionários da UBS, no entanto, somente os agentes comunitários de saúde (ACS’s) puderam comparecer. A atividade educativa foi realizada em três momentos: roda de conversa, educação permanente e por fim uma dinâmica de reflexão denominada nó humano. No primeiro momento, foi realizado uma roda de conversa, onde os profissionais foram questionados sobre suas expectativas referente a atividade, surgiram muitas respostas positivas. Também foram questionados sobre seu conhecimento prévio a respeito de abordagem e acolhimento, onde demostraram o interesse em adquirir mais conhecimento. Na educação permanente, os discentes participantes fizeram uma explanação sobre o tema abordado, fazendo colocações baseados na literatura, enfatizando sobre a importância de fazer uma boa abordagem e acolhimento, bem como seus responsáveis na atenção básica de saúde. Por fim, após a dinâmica do nó humano, os profissionais expressaram seu reconhecimento pelo trabalho em equipe, e sua importância para um atendimento de qualidade.

RESULTADOS/IMPACTOS: Através do convívio com os profissionais, foi possível observar a necessidade de fortalecer os conhecimentos da equipe acerca do assunto abordagem e acolhimento, essencial para que a APS consiga alcançar seu objetivo de desafogar os serviços hospitalares. Ao decorrer da atividade, os ACS’s foram muito participativos, demostraram ter um conhecimento prévio sobre o tema discutido e contribuíram bastante, falando seus pontos de vista, questionaram sobre o acolhimento que era diferente entre alguns profissionais da UBS e fizeram uma reflexão sobre o seu tipo de abordagem e acolhimento. Demonstravam interesse em aprender mais para que pudessem exercer seu serviço com mais qualidade, fazendo colocações e perguntas pertinentes. No entanto, também reconheceram a dificuldade de lidar com os colegas e suas diferenças no ambiente de trabalho, onde muitas vezes deixaram que essas dificuldades superassem a importância de se trabalhar em equipe. No entanto, os ACS’s acham importante que haja momentos no ambiente de trabalho que proporcione a interação entre todos os profissionais da equipe de saúde. Essa dinâmica impactou de forma positiva os que participaram, visto que puderam refletir sobre o trabalho em equipe para uma melhor abordagem e acolhimento, bem como refletir o seu trabalho de forma individual. Uma das ACS’s relatou que a sobrecarga de trabalho é um dos principais motivos para que o atendimento se torne mecânico, ressaltando a importância desse assunto ser fortalecido no âmbito profissional. Também falaram sobre a importância de acolher os pacientes que chegam fora do horário de triagem, algo que muitos profissionais se recusam a fazer, mas que é essencial para o cumprimento dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), pois devemos considerar a equidade nos atendimentos prestados. Por fim, os ACS’s expressaram à aspiração por mais momentos como este que aconteceu, onde houve essa troca de conhecimentos. Dessa forma, observa-se que a utilidade da educação permanente engloba a aplicabilidade dos conhecimentos para melhorar os serviços prestados, bem como para fortalecer os laços entre os profissionais. Quando há essa melhoria nas relações interpessoais – trabalho em equipe – os serviços prestados aos indivíduos possuem mais qualidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Observa-se que a utilidade da educação permanente engloba a aplicabilidade dos conhecimentos para melhorar os serviços prestados, bem como para fortalecer os laços entre os profissionais. Quando há essa melhoria nas relações interpessoais – trabalho em equipe – os serviços prestados aos indivíduos possuem mais qualidade. Pode-se destacar como pontos positivos a disponibilidade, atenção e participação dos ACS na atividade realizada. E como ponto negativo, a falta de interesse dos demais profissionais da unidade em participar.  A atividade contribuiu para o fortalecimento dos laços entre os profissionais da unidade, bem como entre os discentes que participaram e os profissionais, também serviu para que os profissionais fizessem uma autoavaliação de si mesmos e da sua assistência prestada. Por fim, acrescentou ao grupo uma conexão com a realidade do Sistema Único de Saúde – SUS, e uma visão tanto na condição de usuário quanto na condição de futuros profissionais da saúde.


Palavras-chave


Educação permanente; abordagem e acolhimento; atenção primaria a saúde.