Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Cuidados em Saúde Bucal em Escolares na Cidade de Manaus/AM no Ano de 2017
ROSICLEI DE SOUZA LOURENÇO, PATRÍCIA SÂMEA LÊDO LIMA MILÉRIO, ELUANA GOMES DE LUCAS FREITAS

Última alteração: 2018-06-05

Resumo


Apresentação:

A Atenção Primária é considerada estratégia essencial para a reorganização dos processos de educação em saúde no Sistema Único de Saúde, assumindo a Epidemiologia papel importante nesse processo, pois ao estudar o processo saúde-doença fornece indicadores de análise para o planejamento de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. A cárie dentária é uma das doenças mais comuns em saúde bucal caracterizando-se como infecciosa, transmissível e multifatorial podendo ocasionar dor, perda dentária, problemas de sociabilidade e absenteísmo. O conhecimento do perfil epidemiológico em saúde bucal torna-se imprescindível para o cuidado em saúde e, as ações intersetoriais potencializam a ampliação desse cuidado. A atuação do Cirurgião-Dentista no Programa Saúde na Escola tem demonstrado as escolas como espaços privilegiados para a promoção em saúde. Nesse sentido, a partir da vivência das autoras no SUS, o presente trabalho objetivou realizar um estudo sobre cuidados em saúde bucal, considerando a prevalência de cárie em estudantes de uma escola pública municipal da zona oeste de Manaus.

Desenvolvimento do trabalho:

A partir das ações de saúde na Escola desenvolvidas pelas autoras no período de maio a setembro de 2017, os dados foram coletados por meio de levantamento epidemiológico em crianças. No exame epidemiológico, foram usadas espátulas de madeira, luvas e lanterna. Os dados foram consolidados em planilha de Excel e a análise teve como indicadores: CPO-D e ceo-d. As demais ações desenvolvidas referem-se a atividades educativas e preventivas em saúde bucal às crianças com orientações sobre higiene bucal e dieta cariogênica. Foram também supervisionadas em escovação e receberam aplicação tópica de flúor em dois momentos. Uma vez identificada a necessidade de tratamento, iniciou-se a orientação aos professores e aos pais das crianças com relação a necessidade de continuidade do cuidado, por meio da referência ao atendimento odontológico na unidade de saúde.

Resultados e/ou impactos: Foram examinadas 250 crianças, na faixa etária de 05 a 12 anos, sendo 51,2% do sexo masculino e 48,2% feminino. As idades predominantes foram de 7 e 10 anos. O componente “c” apresentou valor elevado - 274 e o componente “C” o valor 90, consideravelmente relevante para a doença cárie. Os dados obtidos revelaram que 70,4% dos estudantes avaliados apresentaram alterações em seu estado de saúde bucal, necessitando de cuidado. Os valores do CPO-D e ceo-d foram respectivamente 0,42 e 1,28. Quanto às ações de educação em saúde, observou-se a aceitação das crianças, da equipe pedagógica e dos pais, demonstrando um impacto positivo para a melhoria de saúde dos envolvidos.

Considerações finais:

A relevância desse estudo está em contribuir para o conhecimento da situação de saúde bucal em crianças, a fim de subsidiar profissionais e gestores para o planejamento de ações e intervenções relativas à prevalência de cárie dentária. O estudo demonstra que a promoção de saúde em escolas é uma estratégia importante a ser desenvolvida em programas coletivos de promoção de saúde bucal para crianças, possibilitando um impacto positivo sobre as iniquidades em saúde. Dessa forma, faz-se necessária a investigação de determinantes mais amplos de saúde.


Palavras-chave


Cuidados; Saúde Bucal; Escolares