Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
CHÁ COM CIÊNCIA NO AMAZONAS: PARTILHANDO O CONHECIMENTO ACADÊMICO-CIENTÍFICO COM A SOCIEDADE EM GERAL
Nayara da Costa Souza, Anny Michelly Coelho do nascimento, Aryanne Lira dos Santos Chaves, Gabriella Martins Soares, Indira Silva dos Santos, Lidiany de Lima Cavalcante, Marluce Mineiro Pereira, Sandra Greice Becker

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


APRESENTAÇÃO: A Universidade Federal está estruturada sobre o tripé ensino, pesquisa e extensão, sendo a extensão uma forma das universidades interagirem com a comunidade, estabelecendo um vínculo entre a academia e a comunidade externa, onde há uma troca de conhecimentos. Os projetos desenvolvidos pela universidade visam a busca pelo saber, a oportunidade de descoberta e ainda a ampliação de conceitos essenciais que podem ter muita relevância na atualidade, ressaltando a importância da disseminação de saberes. Assim, os artigos científicos são uma ferramenta fundamental para transmissão de informações para a informações para a sociedade, fornecendo novos paradigmas para a comunidade acadêmico-científica. Embora nos dias atuais a obtenção de informações esteja mais fácil, sabemos que nem todos conseguem acessar, muitas vezes pela condição socioeconômica que estão inclusos. Assim, o projeto de extensão Chá com Ciência no Amazonas: Ponto de Encontro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Enfermagem e Saúde – NIPES, consiste em levar as informações pesquisadas e vinculadas às temáticas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa NIPES à comunidade civil em geral. A extensão parte do pressuposto de que a informação se torna mais útil quando é compartilhada e todos podem ter acesso. Nesse sentido, o projeto de extensão pautou sua proposta na prática de compartilhar saberes, por meio de palestras mensais com inscrições gratuitas, constituindo-se como uma ferramenta importante para a disseminação de conhecimentos e uma oportunidade única que agrega conhecimentos não apenas ao público-alvo a que se destina, mas para todos os envolvidos.

OBJETIVO: Descrever a experiência dos acadêmicos de enfermagem sobre a promoção da extensão do conhecimento acadêmico-científico com a sociedade em geral.

DESENVOLVIMENTO: Relato de experiência de acadêmicos de enfermagem da Escola de Enfermagem de Manaus – EEM da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, sobre a participação no projeto de extensão Chá com Ciência no Amazonas: Ponto de Encontro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Enfermagem e Saúde - NIPES, na modalidade Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária - PIBEX, com duração de 12 meses, teve início em março de 2017 e vai até março de 2018. A extensão consiste na realização de apresentações mensais com a presença de pesquisadores locais e convidados, nas dependências da Escola de Enfermagem de Manaus, localizada no bairro Adrianópolis, zona centro-sul da cidade de Manaus. O público alvo da extensão é a sociedade civil externa em geral, além de professores, estudantes, gestores, servidores e profissionais da área da saúde e áreas de interface. As palestras foram elaboradas para serem realizadas em um curto espaço de tempo exatamente para que a comunidade civil que não é acostumada com esse tipo de evento sentir-se à vontade e adquirir conhecimento sem ser exaustivo. Os encontros acontecem atualmente na primeira sexta-feira de cada mês, de 15:00 as 18:00 horas. As funções são divididas por comissões, e a cada ponto um aluno fica responsável por planejar e executar as atividades necessárias juntamente com as comissões, como contatar com antecedência o convidado, bem como, providenciar todos os recursos e infraestrutura solicitados. Também são utilizados cartazes e folders para a divulgação dos pontos nas redes sociais, instituições de ensino e órgãos públicos em geral. Visando a reedição do projeto, bem como sua constante melhora, foi elaborado um instrumento para que os ouvintes avaliassem o evento é propusessem novos temas e metodologias de abordagem.

RESULTADOS/IMPACTOS: O Chá com Ciência visa compartilhar o conhecimento científico para além dos muros universitários, ou seja, buscando alcançar a sociedade em geral. O diferencial do projeto é compartilhar o conhecimento científico de forma gratuita, aberta a todos, desde os acadêmicos, profissionais até a comunidade civil em geral. Ao participarmos do projeto, trabalhamos habilidades como a comunicação, propostas para intervenções e resolutividade rápidas eficazes de possíveis problemas, captação de recursos, elaboração de documentos, compreensão postural, adequação da linguagem por meio da apresentação e condução do evento como cerimonialistas, liderança e trabalho em grupo. As temáticas abordadas durante os eventos e palestras do projeto que são de essencial relevância para o nosso enriquecimento pessoal e profissional, principalmente para nós da área de enfermagem que trabalharemos diretamente com a comunidade e temos o papel de referência quanto a disseminação de informações perante a população que porventura podem envolver os assuntos discutidos e explanados durante a realização das atividades de extensão. Além disso, o projeto acaba aproximando essa comunidade científica da civil, bem como a aproximação dos discentes da enfermagem com os demais cursos que participavam. Os temas apresentados buscaram divulgar os conhecimentos produzidos na área da saúde, bem como, suas áreas de interface, o que proporcionou discussões junto à comunidade científica, acadêmica e membros da sociedade civil. Já para a comunidade externa em geral, os benefícios envolveram a oportunidade de apreciar assuntos relacionados às práticas complementares em saúde, podendo aprender um pouco mais sobre formas alternativas de tratamento, pois, quando acometida de algum agravo ou enfermidade, a população de uma forma geral busca a cura e o tratamento em unidades de saúde que ofertam serviços baseados no modelo hospitalocêntrico, pela falta de conhecimento sobre as práticas complementares em saúde. Assim, as palestras puderam proporcionar uma nova visão acerca do processo de saúde-doença ao público.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: A extensão Chá com Ciência no Amazonas trouxe uma nova percepção da transmissão do conhecimento científico para os acadêmicos que participam do projeto, no qual tiveram a oportunidade de aprender a organizar eventos científicos para a sociedade em geral. Além disso, o projeto surgiu como uma oportunidade de ajudar os acadêmicos do projeto a trabalhar em equipe, algo importante para o sucesso desses eventos, desenvolvendo uma postura profissional multidisciplinar nos acadêmicos. Os eventos tiveram grande importância na extensão do conhecimento científico para a sociedade civil, aproximando-os da comunidade acadêmica-científica. Os temas abordados nos encontros foram excelentes para uma discussão entre os mais diversos cursos e sociedade civil, esses espaços entre a universidade e a comunidade civil são muitos raros, o que torna o projeto um diferencial na universidade, uma proposta inovadora que deve continuar, com a ajuda dos acadêmicos que participam de forma voluntaria no projeto.


Palavras-chave


Extensão; trabalho em equipe; interdisciplinar.