Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O DIA DA CELEBRAÇÃO DA VIDA NA PASTORAL DA CRIANÇA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
graziela da silva moura

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


 

INTRODUÇÃO: A Educação em Saúde contribui para que as pessoas possam adquirir autonomia identificando e utilizando as formas e os meios para preservar e melhorar a vida, conscientizando e transformando a realidade. Nesse sentido, o envolvimento comunitário, de grupos que se ajudam e que ajudam o próximo, ou seja, um apoio social e mútuo, poder fortalecer a confiança pessoal e assim a satisfação com a vida, e enfrentar os problemas que tanto os afligem. Essas práticas de organização comunitária encontraram na Educação Popular possibilidades de transformação social. OBJETIVO: Relatar a experiência de adoção de parcerias entre a Pastoral da Criança  e a Equipe de Enfermagem de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da zona leste de Manaus oportunizando a troca de experiências e conhecimentos, empoderando as famílias para o autocuidado. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, realizado no meses agosto e dezembro  de 2017,  onde  foram  produzidos  encontros com os líderes da Pastoral da Criança, mães/cuidadores, gravidas, nutrizes, crianças e a equipe de Enfermagem da UBS. Nesses encontros chamados ¨Celebração da Vida¨ , aconteceu Leitura Da Palavra (Bíblia), pesagem das crianças de 0(zero) a 6(seis) anos,   ações de entretenimento, lazer e orientações coletivas de saúde. É um momento festivo onde se comemora o sucesso dos cuidados realizados com ações direcionadas a fraternidade e a espiritualidade. Na ocasião também foram ofertados administração de vacinas, lanches, brincadeiras e brindes. RESULTADOS: Nestes encontros compareceram em torno de 50 pessoas entre adultos e crianças, onde a Pastoral da Criança juntamente com a equipe de Enfermagem, como agentes sociais transformadores, buscassem eficiência e eficácia na formação do sujeito, público-alvo de seus atendimentos, com vistas a promover uma ação educativa sociocomunitária que os levam-se à conscientização de que é possível construírem suas autênticas histórias   de modo mais significativo junto a sua comunidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Toda pratica é virtuosa quando está blindada de compromisso e comprometimento. A parceria com a Pastoral da Criança, por si só reflete o sucesso dessa proposta. Dessa forma avaliando os indicadores acima apresentados é possível inferir que a parceria da Equipe de Enfermagem com a Pastoral da Criança favorece a promoção da saúde, permite a ampliação de indicadores a serem monitorados pelos profissionais de saúde, antecipa o levantamento de situações de risco e vulnerabilidade na comunidade e aproxima segmentos envolvidos na manutenção da vida com mais qualidade.


Palavras-chave


Educação em Saúde;Humanização;Educação Popular;Pastoral da Criança