Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Programas de Residência Multiprofissional e Serviço Social.
Marina Monteiro de Castro e Castro, Flávia Fernandez Zschaber, Laura Pires Gualberto Marçola, Carina Bárbara C. Dornelas, Danielle de Paula Andrade, Amanda Soares de Oliveira, Laura Marcelino Leal, Cláudia Maria Máximo

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Apresentação: O presente trabalho apresenta pesquisa em andamento desenvolvida pela Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. Parte-se do entendimento que o Serviço Social encontra-se inserido principalmente nos Programas de modalidade multiprofissional, criados a partir de 2009. Desenvolvimento: Os Programas de Residência em Serviço Social tem por objetivos formar assistentes sociais em nível de pós-graduação latu-sensu, tendo em vista a educação continuada e o conhecimento relativo à saúde; contribuir para integração dos profissionais dentro de uma perspectiva de interdisciplinaridade e complementaridade entre o conhecimento social e biológico; aprofundar o conhecimento de práticas pedagógicas; estimular a pesquisa; ampliar o conhecimento em saúde e capacitar profissionais na área da saúde a fim de gerar conhecimentos e prestar assistência de referência. Neste sentido, com vistas a analisar a inserção do Serviço Social nos Programas de Residência multiprofissional em saúde no Brasil, foi proposta pesquisa para examinar o debate teórico do Serviço Social sobre os Programas de Residência Multiprofissional; entender e analisar a relação entre formação e trabalho profissional nos programas de residência; analisar as diretrizes dos projetos pedagógicos dos Programas em que o Serviço Social se encontra inserido e cotejar com o projeto ético-político do Serviço Social, verificando as aproximações e distanciamentos; e realizar levantamento sobre a inserção do Serviço Social nos Programas de Residência, a partir das regionais da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS. Para a construção do objeto de estudo será realizado levantamento bibliográfico que englobará: pesquisa na base de dados da Scielo com os descritores: Serviço Social, Residência, Saúde; e pesquisa junto as Revistas de Serviço Social apontadas no Sistema Qualis periódicos como A 1, a saber: Revista Katálysis e Revista Serviço Social e Sociedade; Qualis A 2: Revista Em Pauta, Ser Social, Textos e Contextos, Argumentum; Qualis B1: Revista Temporalis. Conta ainda com pesquisa nos Anais dos dois principais eventos da categoria dos assistentes sociais: Congressos Brasileiros de Serviço Social e Encontro Nacional de Pesquisadores de Serviço Social, a partir de 2009. A priorização da realização da pesquisa bibliográfica a partir da produção teórica dos anos 2009 é justificada pelo fato deste ser o marco temporal em que se amplia a inserção do Serviço Social nos Programas (CASTRO, 2013). A partir desse referencial será realizada uma reflexão acerca do estado da arte do tema obtido no momento anterior, com o levantamento de questões problematizadoras em torno da temática, destacando as principais categorias, os conceitos e as noções utilizadas pelos diferentes autores. A pesquisa contará ainda com a utilização de fontes primárias de diversos documentos do Ministério da Saúde referentes a residência. Outro caminho da pesquisa será o levantamento dos Programas de Residência que contaram com a inserção do Serviço Social no ano de 2017. Este se dará da seguinte forma: pesquisa livre na internet de editais que contemplem o serviço social para verificar número de vagas disponíveis, área de concentração dos Programas, nível de atenção à saúde, análise das referências bibliográficas do processo seletivo. Palavras chaves de Busca: Residência, Serviço Social, Editais. Outro movimento é enviar para os assistentes sociais responsáveis pelos Programas, o questionário on line com questões que contemplem o conteúdo do projeto pedagógico dos programas, organização do eixo teórico e prático, articulação dos conteúdos com diretrizes da ABEPSS, possibilidades, desafios e lacunas dos Programas de Residência. Tendo em vista os direcionamentos expostos na justificativa dessa proposta, para a apropriação da relação entre os projetos pedagógicos dos Programas de Residência, o projeto formativo e as diretrizes curriculares do Serviço Social, serão enfatizados três eixos principais: a articulação da formação generalista com o debate da política pública de saúde; a articulação com os demais eixos das diretrizes; e o debate em torno da reforma sanitária. Como resultados iniciais identificamos conforme Dallegrave e Ceccim (2013) em levantamento das publicações no banco de dissertações e teses sobre a residência Residências em Saúde produzidas no Brasil no período entre 1987 e 2011, apenas 03 estudos no campo do Serviço Social. No período de 2010 a 2015, Oliveira (2017) identificou  através das palavras-chaves “Formação”, “Residência Multiprofissional” e “Serviço Social”; 129 publicações. Oliveira (2017) aponta ainda que o Serviço Social publicou 60 artigos entre 2010 e 2015, disponíveis na base de dados da Scielo. Nos principais eventos do serviço Social, a saber: Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) e Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), a autora identificou 27 trabalhos de 2010 a 2015. Silva (2016) indica que no Sistema do MEC apresenta o quantitativo de 1.591 programas de residência multiprofissional cadastrados.  Costa (2016) constatou que o Serviço Social encontra-se inserido em 66 Programas de Residência Multiprofissional, com inserção expressiva em programas com foco em Saúde da Família, Saúde do Idoso, Oncologia e Urgência. A maior parte dos programas e de número de vagas está concentrado na região sudeste, seguida da região nordeste. Castro (2013) em mapeamento inicial da inserção do Serviço Social nos Programas de Residência apontou como questões a serem enfrentadas, entre outras, as condições de trabalho do assistente social e seu reflexo no desenvolvimento da Residência e Ultrapassar a lógica de treinamento em serviço e pensar a Residência como um espaço de formação. Isto porque foi visto neste estudo que a falta de condições de trabalho, o sucateamento das instituições e a limitação de recursos humanos também foram destacados como elementos que trazem dificuldades/desafios para se garantir uma formação de qualidade e a defesa dos princípios e diretrizes do SUS, assim como há a utilização do residente para substituição de profissionais.  Os resultados e impactos esperados pela pesquisa passam pela apresentação do estudo da arte sobre a inserção do Serviço Social nos Programas de Residência Multiprofissional; mapeamento nacional dos Programas de Residência em que o Serviço Social se encontra inserido; levantamento dos principais debates teóricos a serem enfrentados pela categoria dos assistentes sociais em torno da relação trabalho/formação em saúde; contribuir com a Associação Brasileira de Ensino em Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), com o debate em torno da inserção do Serviço Social nos Programas de Residência; compartilhamento dos resultados do estudo, publicação de artigos e apresentação de trabalhos em eventos científicos. Considerações Finais: espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o Serviço Social avançar na construção das diretrizes pedagógicas que almeja construir dentro dos Programas e fomentas as estratégias interprofissionais de fortalecimento da formação e trabalho em saúde.


Palavras-chave


Residência; Serviço Social; Formação em saúde