Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O impacto da teoria versus prática assistencial na enfermagem para acadêmicos: um relato de experiência
Beatriz França Alencar, Nathalie Silva Belmont, Sáskia Cipriano Menezes

Última alteração: 2017-12-28

Resumo


APRESENTAÇÃO: Durante a graduação, os acadêmicos de enfermagem aprendem a realizar diversos procedimentos que exigem técnicas e materiais específicos, fundamentados em evidências científicas que comprovam sua eficácia e garantem uma prática segura. Entretanto, o conhecimento teórico pautado na literatura, muitas vezes se distancia da realidade dos hospitais públicos, provocando um grande impacto nos estudantes em seu primeiro contato com a prática. A falta de materiais para realização de procedimentos prejudica a recuperação dos pacientes e dificulta a rotina de trabalho de vários profissionais de saúde e acadêmicos, fazendo com que os mesmos tenham que realizar adaptações das técnicas sem comprometer os princípios científicos. Nesse sentido, objetiva-se relatar a experiência de acadêmicas de Enfermagem durante o seu primeiro contato com o campo de prática dentro de um hospital público na cidade de Manaus, por meio de uma descrição concisa das ações realizadas, evidenciando o impacto da teoria versus prática dos procedimentos. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: As atividades desenvolvidas faziam parte do cronograma da disciplina de Semiologia e Semiotécnica da Universidade Federal do Amazonas(UFAM), que tem como objetivo desenvolver as habilidades técnicas dos estudantes no atendimento às necessidades humanas básicas. O período de práticas ocorreu nos meses de outubro e novembro de 2017, após a conclusão das aulas teóricas e simulações. A turma foi dividida em grupos de seis alunos, cada um sob responsabilidade de um professor que coordenava quais procedimentos seriam realizados diariamente. Durante o planejamento e preparação do material para o desenvolvimento de técnicas como o banho no leito, os acadêmicos foram impactados com a realidade na qual vivenciam os hospitais da rede pública de saúde, pois os materiais destinados para a realização do procedimento como bacias, jarras, comadres, biombos ou impermeável, não estavam disponíveis, ou seja, o que encontravam eram adaptações com frascos de soro fisiológico, garrafas e sacos plásticos. Muitas vezes também faltavam Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), expondo o profissional ou acadêmico à riscos ocupacionais. RESULTADOS: A maior dificuldade encontrada pelos acadêmicos foi se adaptar à execução dos procedimentos de enfermagem durante a prática hospitalar, pois aprendem a teoria com base em literaturas científicas, as quais recomendam a utilização de materiais adequados para que se tenha segurança e qualidade na realização das técnicas. Com a realidade encontrada, os acadêmicos foram auxiliados por outros profissionais, como enfermeiros e técnicos de enfermagem, que já conheciam a rotina e as condições de trabalho local. Foi necessário que os estudantes desenvolvessem a capacidade de lidar com adaptações para prestar assistência aos pacientes frente às dificuldades encontradas, buscando manter os princípios científicos fundamentais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com a experiência vivenciada, compreendeu-se que a realidade da falta de materiais nos hospitais públicos infelizmente não é algo incomum, devido à escassez e má gestão de recursos. O enfermeiro deve ser capacitado para lidar com essa circunstância, porém vale ressaltar que seu enfrentamento não deve ser visto como algo rotineiro, pois tais situações inseguras expõem os profissionais a riscos, afetam diretamente a qualidade dos serviços de saúde prestados e a segurança dos pacientes.


Palavras-chave


Enfermagem;Enfermagem prática;Hospitais Públicos