Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DO CURSO DE ENFERMAGEM A CERCADA EQUIVALÊNCIA NA GRADUAÇÃO: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO
Sandra Conceição Ribeiro Chícharo, Rose Costa Rosa Andrade Silva, Eliane Ramos Pereira, Elina Fernandes de OLiveira, vilza Aparecida Handan Deus, Diomedia Zacarias Teixeira, Nelson do Santos Nunes, Luiz Henrique Alves da Silva

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Trata-se de um projeto de Tese que pesquisará o processo de equivalência dos currículos de graduação de enfermagem em caso de transferência, numa perspectiva fenomenológica, pressupondo que não há no país um instrumento para equivalência dos currículos entre as diferentes universidades, apesar de existir diretrizes curriculares nacionais. Tem como Objetivo geral Compreender a percepção dos coordenadores acerca do processo de equivalência curricular e como objetivos específicos:  Analisar à luz Merleau Pontyana a percepção dos coordenadores de curso acerca do processo de transferência entre as universidades privadas do RJ; Apresentar as estruturas curriculares da graduação em enfermagem de cada instituição privada de ensino superior do RJ; Descrever como se dá a equivalência das estruturas curriculares em cada instituição; Discutir sobre as possibilidades de promover a equivalência do currículo a partir de um instrumento único, segundo os eidos do fenômeno estudado, na perspectiva dos coordenadores; Propor a partir da percepção dos coordenadores um instrumento de equivalência entre as universidades privadas pautadas nas DCN segundo a LDB. O referencial metodológico é a fenomenologia de Maurice Merlau Ponty. O Cenário as Universidades que possuem Cursos de graduação em enfermagem da rede privada de ensino no Rio de Janeiro e os sujeitos seus coordenadores de cursos, instrumentalizada pela entrevista fenomenológica. Para execução do método Delphi, proposto por esta pesquisa, faz-se necessário a inclusão de peritos da educação, que darão apoio na construção do documento de equivalência que será posteriormente validado pelos coordenadores de curso da graduação em enfermagem. Resultados: Ao se abordar a legislação sobre a formação dos enfermeiros, faz-se necessário abordar a regulamentação da profissão, neste contexto, é importante um enfoque sobre a normatização da profissão que teve seus primórdios na Lei 2.604/55 que regulamentava a profissão de enfermagem, trazendo cinco categorias a equipe de enfermagem: enfermeiros diplomados, auxiliares de enfermagem, enfermeiros práticos, as religiosas e as habilitadas em exames. Atualmente o curso de Graduação em enfermagem segue as diretrizes instituídas pelo Conselho Nacional de Educação (RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2001) que institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Estas diretrizes definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de enfermeiros. As propostas curriculares dos cursos segundo a LDB devem ser baseadas nos princípios e diretrizes do SUS, o que podemos perceber é que a matriz curricular do curso foi organizada de uma forma que contemplasse todo esse contexto, haja vista que na missão geral do curso, é apontada a formação do enfermeiro no contexto do Sistema Único de Saúde e do Sistema de Saúde Complementar, com vistas a qualidade de vida da população. Conclui-se que este projeto de pesquisa visa criar um instrumento, pautados nas Diretrizes Curriculares Nacionais, que facilite ao coordenador de curso a recepção de acadêmicos de enfermagem egressos de outras universidades privadas, bem como ao discente um melhor aproveitamento das disciplinas já cursadas.


Palavras-chave


Educação em enfermagem; Diretrizes; Programas de graduação em enfermagem