Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NUM CAMPO DE PRÁTICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Vivianne Brandt Pereira Brasil, Tereza Cristina de Araújo Ramos, Ana Carolina Scarpel Mocaio

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


RESUMO – APRESENTAÇÃO: sabe-se que o profissional de enfermagem possui além do conhecimento cientifico, a destreza e habilidades no qual a maior parte é adquirida na academia, que gradua um profissional com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, disposto a atuar como um promotor da saúde para a população. O objetivo do presente trabalho é descrever a importância da vivência do primeiro campo de atividades práticas junto a um hospital público para acadêmicos de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do Estado do Amazonas durante a disciplina de Semiologia e Semiotécnica, justificado pelo Projeto Pedagógico de Curso da enfermagem atendendo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem emanadas pelo Conselho Nacional de Educação. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: trata-se de um relato de experiência, sobre a vivência de acadêmicos de enfermagem no seu primeiro contato com o público estagiando em um hospital público de Manaus - AM, nos setores de pronto atendimento e clinica cirúrgica ortopédica, ocorrido entre outubro a novembro de 2017. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: As descobertas realizadas durante o período de vivência no hospital foram primordiais para que os acadêmicos tivessem a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos teórico/científicos adquiridos durante a disciplina de Semiologia e Semiotécnica. A problematização da vivência no campo prático se deu devido o contraste observado entre o conhecimento teórico/científicos adquiridos e a realidade vivenciada durante o campo de práticas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: as atividades realizadas durante a vivência em campo prático colaboram para a formação de enfermeiros cidadãos, generalistas com competência para prestar assistência integral, sistematizada, exercer funções de promoção e manutenção da saúde, prevenção, reabilitação e tratamento de doença/enfermidade, no contexto das necessidades do ser humano, atuando na assistência, ensino e pesquisa, com compreensão da necessidade de buscar qualificação e atualização permanente.


Palavras-chave


Educação em Enfermagem; campo de práticas; graduação em enfermagem;