Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Lowisa Consentini Garcia, Ester Alves de Oliveira, Beatriz Graça de Araújo, Camila Soares Santos, Marcos Lima do Nascimento, Victor Nei Vasconcelos Monteiro, Paulo Philip de Abreu Gonzaga, Iracema da Silva Nogueria

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


INTRODUÇÃO: As diretrizes e bases da educação nacional, preconizam que os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seus planos de estudos. Atendendo esta recomendação, a Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas, institui o Programa de Monitoria Universitária, ofertando semestralmente, vagas para os alunos que desejam ingressar no referido Programa. O Programa de Monitoria refere-se a uma atividade de ensino e aprendizagem que permite a ampliação da formação acadêmica, tendo como objetivo oferecer aos acadêmicos dos cursos de graduação, possibilidades de desenvolver a vivência nas atividades de apoio didático aos docentes em diversas disciplinas. A atuação como aluno-monitor é uma oportunidade que possibilita ao discente o desenvolvimento de habilidades relacionadas à docência, permite que o mesmo aprimore seus conhecimentos acerca da área em questão, assim como contribui no processo de ensino-aprendizagem dos alunos acompanhados pelos monitores, tornando-se um facilitador e mediador da aprendizagem de outros discentes. Inúmeras são as atribuições de um Programa de Monitoria Universitária, dentre elas, a construção e o crescimento da autonomia do aluno-monitor, o desenvolvimento do senso de responsabilidade, o estímulo da capacidade de pensar criticamente e propor estratégias no exercício da monitoria, além do incentivo de melhora no comprometimento com as atividades e plano de estudo, para facilitar o aprendizado e a ampliar o vínculo entre professor, aluno-monitor e discentes. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada na disciplina Imunologia, por acadêmicos da área da saúde participantes do Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas. METODOLOGIA: Trata-se de relato de experiência produzido a partir da vivência como aluno-monitor na disciplina Imunologia, a qual é ofertada aos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no segundo semestre de 2017, contendo carga horária de 90 horas, sendo 60 horas de aulas teóricas e 30 horas de aulas práticas. Os conteúdos programáticos abordados referem-se à introdução ao sistema imune, células do sistema imune, órgãos linfoides, dinâmica da resposta imune, antígenos, Complexo Principal de Histocompatibilidade (MHC), anticorpos, sistema complemento, tolerância e autoimunidade, reações de hipersensibilidade e imunização.  O período do Programa de Monitoria iniciou-se em agosto de 2017 e encerrou-se em dezembro de 2017. Como pré-requisitos para inscrição do Programa, é necessário que o aluno tenha cursado, com aprovação no mínimo um período acadêmico; que o mesmo tenha sido aprovado na disciplina objeto de monitoria e obtido média igual ou superior a sete; comprovar disponibilidade de tempo para exercer seu papel como monitor, sendo necessária apresentação de declaração específica. Uma vez aprovado, deverá atender as exigências referentes a apresentação de documentação, publicadas no Edital, a fim de que possa atuar como aluno-monitor na disciplina na qual foi aprovado. O aluno poderá exercer a monitoria por, no máximo, dois anos consecutivos, ou não, podendo ser na mesma disciplina ou em disciplinas diferentes.  RESULTADOS: A principal atuação do aluno-monitor foi no auxílio às atividades práticas que ocorriam no Laboratório de Imunologia e, eventualmente, no auxílio de aplicação das provas junto aos professores. Dentre outras atividades exercidas pode-se destacar o apoio aos professores na realização de trabalhos práticos, experimentais e atividades em laboratório; na orientação dos alunos, para esclarecimento de dúvidas em relação ao conteúdo da disciplina e as práticas realizadas no laboratório de Imunologia, além de revisões dos conteúdos em períodos de pré-avaliação; também cabia ao aluno-monitor realizar a correção dos relatórios referentes as práticas realizadas e posteriormente, a organização das notas em planilhas para que fosse passado aos professores da disciplina para lançamento no Sistema Digital da Universidade, de acesso exclusivo dos mesmos. Durante o desempenho da monitoria, sentiu-se a necessidade de atualização e aprofundamento dos assuntos inerentes à disciplina, para que então, se pudesse desenvolver com eficiência e eficácia as funções de monitoria, ou seja, a experiência incentivou a busca de grande aprendizado pelo monitor, trazendo melhoria no processo de ensino e aprendizagem tanto do aluno-monitor quanto dos alunos que estavam cursando a disciplina. Devido o contato direto com os alunos, na condição também de acadêmico, a monitoria proporcionou acontecimentos inimagináveis e únicos ao monitor-aluno, como a satisfação de contribuir com o aprendizado, a observação do desempenho acadêmico, e inclusive incentivar o interesse pela prática docente como futura prática profissional do aluno-monitor. Vale ressaltar que o Programa de Monitoria possibilitou o alcance de mais conhecimentos teórico-práticos, e através dessa vivência, agregou novas experiências resultantes do apoio pedagógico aos professores, durante o seguimento da disciplina. A atividade de revisão, relacionada aos conteúdos abordados na disciplina e demais atividades realizadas com os docentes e acadêmicos, auxiliou significativamente no aperfeiçoamento do desempenho como monitor, conferindo mais segurança para sua atuação. Foi possível perceber melhor relacionamento interpessoal entre  discentes e aluno-monitor, em virtude de ambos estarem na condição de acadêmicos, o que lhes possibilitava mais conforto para solicitarem ajuda em atividades e esclarecimentos de dúvidas, evidenciando assim, a contribuição da monitoria no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista que os alunos observavam os monitores como uma ‘ponte’ de ligação entre eles e os docentes, facilitando a resolução de questões, que passaram então a serem solucionadas de maneira mais ágil e prática, já que os monitores já tinham experiência por terem cursado a disciplina e conhecerem a metodologia de ensino. CONCLUSÃO: É interessante enfatizar que a atuação do aluno-monitor como mediador do processo ensino-aprendizagem, se constitui uma atividade de ampliação e aprimoramento do conhecimento da disciplina alvo e dos aspectos didáticos e pedagógicos, além de servir como incentivo para o exercício da docência de jovens universitário que tiveram a oportunidade de serem inseridos no Programa de Monitoria Universitária. Assim sendo, reafirma-se que a experiência na monitoria foi de fundamental contribuição para a formação acadêmica, pois possibilitou um crescimento pessoal e profissional, além de favorecer e mostrar uma visão real da vivência e das práticas de docência. Os ensinamentos adquiridos junto aos professores e alunos monitorados agregaram à carga intelectual e social do aluno monitor, revelando-lhe novos horizontes e perspectivas acadêmicas.


Palavras-chave


Ensino; Monitoria; Bacharelado em Enfermagem; Enfermagem; Imunologia.