Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
ana kedma correa pinheiro, ANA PAULA REZENDES DE OLIVEIRA, BRUNNA SUSEJ Guimarães Gomes, Gabriela Evelyn Rocha da Silva, Eliene do Socorro da Silva Santos-, Widson Davi Vaz de Matos, Marcos José Risuenho Brito Silva, Maicon de Araújo Nogueira

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


INTRODUÇÃO: O uso do portfólio apresenta-se como um tema relativamente atual, o qual está sendo aprimorado de forma frequente e crescente em diversos países e por pesquisadores de distintas categorias profissionais, fato relevante à transformação da educação na área da saúde e enfermagem. A elaboração de novas tecnologias pode possibilitar ao estudante de enfermagem um método de aprendizado mais criativo e interativo, auxiliando-o nas práticas que condizem ao Processo de Enfermagem em ambiente hospitalar e atividade assistencial marcada por questões burocráticas. Novas ferramentas, concomitante ao uso de tecnologias, podem trazer alternativas para a associação deste processo como um método essencial no cuidado de enfermagem, transformando-o em uma ferramenta menos burocrática e mais interativa. Os portfólios são importantes metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação de maneira prática e teórica, cujo objetivo é promover o aprendizado através da reflexão e da atualização pautada em pesquisa, por congregar as diversas produções dos alunos e os instigar às diferentes formas de expressão de suas qualidades, além de ser uma maneira de avaliação da aprendizagem continuada e processual dos discentes. Diante desse contexto, torna-se essencial que durante a graduação os acadêmicos tenham esse contato legítimo com novas tecnologias educativas, por se considerar que a melhor forma de aprender é pela execução de tarefas práticas de ensino e aprendizagem, as quais visam transformar e inovar o processo educacional, considerando o estudante como protagonista de produção do conhecimento. Tal recurso permite praticidade durante a avaliação dos discentes, melhor desenvolvimento de suas habilidades e inovação no ensino da Enfermagem. Dessa maneira, quando estiverem aptos a atuarem no mercado de trabalho terão facilidades para implementar melhorias na gestão e planejamento de cuidados pautados nos princípios do Sistema Único de Saúde e da Política Nacional de humanização. Assim, o objetivo deste trabalho foi descrever as experiências e as atividades realizadas por acadêmicas de Enfermagem na construção de um blog no formato de portfólio. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado no período de fevereiro a junho de 2017. A abordagem descreve aspectos referentes a experiência de acadêmicas do sétimo período do curso de Graduação de enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA), com ênfase sobre a saúde ocupacional na elaboração de um ambiente virtual como ferramenta educativa. A respectiva atividade faz parte de uma avaliação semestral denominada “Atividade Integrada em Saúde” desenvolvida pelos discentes da referida universidade, fazendo parte do plano de ensino da instituição superior localizada em Belém, capital do Pará. Inicialmente os docentes ministraram uma aula integrada com a explanação de ideias de como seria a construção de um blog e confecção de portfólio, bem como o passo a passo da inserção de publicações no ambiente virtual de aprendizagem. No decorrer das aulas, as acadêmicas por meio de sorteios realizaram o resumo dos conteúdos ministrados, tendo a liberdade para pesquisarem imagens e links que fossem considerados importantes para fomentar o conhecimento acerca da saúde ocupacional. Quando iniciado o período de aulas práticas, foram concretizadas duas visitas técnicas: Uma ocorreu em uma empresa, a outra em uma instituição de saúde. Na ocasião da referida visita a empresa, foi possível observar como sucede o cronograma diário da empresa e alguns esclarecimentos sobre o funcionamento dos programas de saúde ocupacional existentes no local, bem como a observação dos riscos ocupacionais que cada setor específico apresenta, essas informações disponibilizadas por um funcionário que exercia o cargo de segurança do trabalho que encarregou-se de receber as acadêmicas. Os conteúdos eram organizados e inseridos de acordo com o cronograma das aulas. E para finalização, realizou-se a visita técnica em um hospital de referência de Belém- Pará observação e identificação das principais necessidades dos trabalhadores de serviços gerais no que desrespeitasse a saúde e segurança no local de trabalho. Em seguida foi elaborado um folheto informativo e realizada uma atividade educativa com os mesmos por meio de uma roda de conversa. No momento da atividade, foi possível sanar algumas dúvidas dos trabalhadores que referiram desconhecer as normas regulamentadoras, assim como seus direitos e deveres enquanto empregados, assim como as formas de prevenção dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Todas as aulas teóricas, atividade realizadas e imagens foram inseridos no blog e serviram de subsidio para construção do mesmo. RESULTADOS: Durante a construção da importante ferramenta foram inseridos links informativos, vídeos, imagens de ilustração com informações relevantes sobre a temática, conteúdos que faziam parte das aulas ministradas e as atividades desenvolvidas no decorrer do semestre de acordo com as respectivas datas da efetivação. Os conteúdos foram organizados de acordo com o cronograma da disciplina e a realização das atividades no transcorrer do período, sempre seguindo uma sequência cronológica. Como produto final, construiu-se um portfólio e apresentou-se aos colegas de sala a aos docentes, mostrando com riquezas de detalhes tudo que foi elaborado e desenvolvido durante a construção dessa importante tecnologia. Observou-se no período de preparação, que o blog constitui-se como um importante recurso metodológico de avaliação, tanto no ensino quanto na aprendizagem, pois quando organizado em formato de portfólio possibilita aos discentes a oportunidade de aprender de forma prática, dinâmica e interativa. Além de proporcionar aos internautas novas fontes de conhecimentos, inova a metodologia educacional e impetra a tríplice pesquisa, ensino e extensão proposta pelas instituições de ensino superior. CONSIDERAÇÕES FINAIS: No decorrer da experiência, foi considerado que o percurso transcorrido contribuiu grandemente com o aprendizado e desenvolvimento de habilidades das acadêmicas. Possibilitou a oportunidade de criar uma tecnologia, contribuir dinamicamente com o próprio aprendizado e também dos internautas que tiverem acesso, despertando o interesse das acadêmicas pela construção de novas tecnologias educativas no ensino da Enfermagem e na atividade diária desse profissional. Tais recursos permitem praticidade na execução de atividades, tanto para docentes quanto para discentes, fazendo-se necessário que durante a graduação o acadêmico possa ter esse contato real com a elaboração de novas tecnologias, possibilitando a inovação no ensino e na formação de Enfermeiros qualificados para o mercado de trabalho. Desta forma, propõe-se que essa extraordinária metodologia seja inserido nas bases curriculares das instituições de ensino superior, fazendo parte do plano pedagógico e de ensino do curso de Graduação em Enfermagem.


Palavras-chave


Avaliação; aprendizagem; Enfermagem