Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O Telessaúde: ferramenta de gestão e cuidado na efetivação do SUS no município de Tefé-Amazonas.
Miqueia de Oliveira da Silva, Maria Adriana Moreira, Elizete Souza de Azevedo, Maria Auxiliadora Lima de Souza, Tatiane Monteiro da Rocha Benlolo

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Introdução

O presente trabalho trata-se do rearranjo organizacional da gestão como uma alternativa de aprimorar os serviços de saúde, garantindo o atendimento aos munícipes.  O objetivo da gestão foi reativar e redefinir o arranjo organizacional do Telessaúde, visando ampliar e qualificar o acesso da população através de teleconsultas com especialistas que não compõe a rede de saúde do município. A rede de atenção básica é composta por doze (12) Equipe Saúde da Família - ESF, quatro (04) Equipe Saúde da Família Ribeirinha - ESFR, uma (01) Equipe Agente Comunitário de Saúde – EACS e um (01) Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – Nasf-AB 1.  A cidade de Tefé tem 62.230 habitantes, é um município do interior do Estado do Amazonas, banhada pelo Rio Solimões, pertence à Mesorregião do Centro Amazonense e Microrregião do Triângulo.

Desenvolvimento

Primeiramente foi realizado levantamento de equipamentos e instalações com o objetivo de implementar as ações da Atenção Básica como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde-SUS. Fora contratada uma (01) assistente social (coordenadora) e uma (01) médica-clínica geral para realizar a comunicação com o médico especialista por meio de uma plataforma de dados.

Para melhor atender a população, o fluxo do Telessaúde inicia-se com uma consulta médica na Unidade Básica de Saúde, onde avalia-se a necessidade de parecer de um especialista.  Os casos são individualmente enviados através de uma espécie de e-mail, onde são anexados os exames ou imagens pertinentes no auxílio do diagnóstico. Os especialistas avaliam cada caso e envia seu parecer e conduta.

As maiores demandas são para especialidades de Cardiologia, Ortopedia, Dermatologia, Reumatologia, Nefrologia e Endocrinologia.

Resultados

Com o novo arranjo organizacional diminuiu-se os encaminhamentos aos serviços de saúde estadual, sendo que 544 encaminhamentos enviados pela ferramenta do Telessaúde foram resolutivos no município e, apenas 105 houve necessidade de ir a capital/Manaus para consulta presencial.

Valorizou o instrumento do Telessaúde na rede, visando ampliar as ações de saúde e o desenvolvimento de educação permanente em saúde como estratégia de transformações no processo de trabalho.

Possibilitou 20 vídeos conferência de combate: hipertensão arterial, diabete, as hepatites virais, câncer uterino, tuberculose, cuidados paliativos, raiva Silvestre, 10 web palestras, 01 curso básico e 01 simpósio, fortalecendo a qualificação dos profissionais da saúde.

Considerações Finais

O Telessaúde permite a gestão ofertar serviços especializados aos cidadãos sem ausentar-se do convívio familiar e de suas atividades laborativas, atenuando oneração da secretaria de saúde.

Observa-se que a equipe multidisciplinar do Telessaúde potencializa a qualidade do cuidado da população, resultando em ações eficazes aos cidadãos que fazem uso dos serviços de saúde.

Acredita-se que o Telessaúde é uma ferramenta fortalecedora para a formação e qualificação da gestão humana, promovendo a participação e integração dos profissionais de saúde, implementando as potencialidades existentes no processo de trabalho.


Palavras-chave


Saúde; Telessaúde; Gestão.