Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PLATAFORMA DE LIMITAÇÕES FÍSICAS E SENSITIVA DOS IDOSOS: O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
Sandra Chícharo, Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Eliane Ramos Pereira, Elina Fernandes de OLiveira, vilza Aparecida Handan Deus, diomedia zacarias Teixeira, Nelson dos Santos Nunes, Luiz Henrique Alves da Silva

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


Introdução: Trata-se de um relato de experiência sobre o aprendizado dos alunos na disciplina de Anatomia e Fisiologia sobre os músculos, articulações e sistema nervoso. Visaram conhecer e procurar conteúdos complementares sobre as limitações do idoso nestes sistemas e suas particularidades. O envelhecimento é um processo universal que é entendido por uma diminuição das atividades funcionais e tem algumas tendências em relação às enfermidades, levando a construção contínua de políticas públicas para o idoso tanto no âmbito internacional, como principalmente no âmbito nacional1. No envelhecimento as alterações fisiológicas são sutis, inaptas a gerar qualquer incapacidade na fase inicial, mas com o passar dos anos podem vir a causar níveis crescentes de limitações no desempenho de atividades cotidianas da vida diária2. Objetivo: Discutir estratégias de aprendizagem no ensino de Fundamentos de enfermagem; Identificar quais estratégias possuem melhor compreensão para os alunos do técnico de enfermagem; Empregar metodologias ativas no ensino de práticas de enfermagem. Método: O presente trabalho parte de um relato de experiências onde, as docentes da disciplina, trouxeram para a turma a proposta das metodologias ativas de ensino, foi utilizada a metodologia de prática de simulação da realidade, onde a turma foi levada a construir uma plataforma de simulação das limitações musculares, neurológicas e articulares da população idosa, para ser explorada por pais, colegas e visitantes numa feira pedagógica abordando os conhecimentos adquiridos no bimestre letivo. Resultados: Ao concluir a atividade os visitantes externos, colegas de curso e dos demais cursos puderam sentir em tarefas simples como atravessar a rua, limitações sensitivas, peso das costas e diminuição da visão periférica. Assim puderam fazer com que as pessoas se coloquem no lugar do idoso e compreendam suas limitações e possibilidades. Posteriormente foi aplicada a avaliação formal da disciplina que demonstrou um significativo aprendizado pela turma, tal evento possibilitou o deslumbramento de novas aulas baseadas em simulados de práticas pela dinâmica de grupo, pela mobilização gerada por todos os integrantes da turma e por todo conhecimento compartilhado. Conclusão: Para se alcançar melhorias requer uma mudança tanto no Sistema de Saúde quanto no comportamento individual dos profissionais nele envolvidos, enquanto profissionais da saúde, somos educadores e como tal devemos nos dedicar a uma formação crítica e reflexiva pautado na qualidade da assistência prestada.

 


Palavras-chave


Saúde do idoso; Assistência Integral a Saúde do Idoso; Enfermagem.