Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Tamanho da fonte:
PLATAFORMA DE LIMITAÇÕES FÍSICAS E SENSITIVA DOS IDOSOS: O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
Última alteração: 2017-12-27
Resumo
Introdução: Trata-se de um relato de experiência sobre o aprendizado dos alunos na disciplina de Anatomia e Fisiologia sobre os músculos, articulações e sistema nervoso. Visaram conhecer e procurar conteúdos complementares sobre as limitações do idoso nestes sistemas e suas particularidades. O envelhecimento é um processo universal que é entendido por uma diminuição das atividades funcionais e tem algumas tendências em relação às enfermidades, levando a construção contínua de políticas públicas para o idoso tanto no âmbito internacional, como principalmente no âmbito nacional1. No envelhecimento as alterações fisiológicas são sutis, inaptas a gerar qualquer incapacidade na fase inicial, mas com o passar dos anos podem vir a causar níveis crescentes de limitações no desempenho de atividades cotidianas da vida diária2. Objetivo: Discutir estratégias de aprendizagem no ensino de Fundamentos de enfermagem; Identificar quais estratégias possuem melhor compreensão para os alunos do técnico de enfermagem; Empregar metodologias ativas no ensino de práticas de enfermagem. Método: O presente trabalho parte de um relato de experiências onde, as docentes da disciplina, trouxeram para a turma a proposta das metodologias ativas de ensino, foi utilizada a metodologia de prática de simulação da realidade, onde a turma foi levada a construir uma plataforma de simulação das limitações musculares, neurológicas e articulares da população idosa, para ser explorada por pais, colegas e visitantes numa feira pedagógica abordando os conhecimentos adquiridos no bimestre letivo. Resultados: Ao concluir a atividade os visitantes externos, colegas de curso e dos demais cursos puderam sentir em tarefas simples como atravessar a rua, limitações sensitivas, peso das costas e diminuição da visão periférica. Assim puderam fazer com que as pessoas se coloquem no lugar do idoso e compreendam suas limitações e possibilidades. Posteriormente foi aplicada a avaliação formal da disciplina que demonstrou um significativo aprendizado pela turma, tal evento possibilitou o deslumbramento de novas aulas baseadas em simulados de práticas pela dinâmica de grupo, pela mobilização gerada por todos os integrantes da turma e por todo conhecimento compartilhado. Conclusão: Para se alcançar melhorias requer uma mudança tanto no Sistema de Saúde quanto no comportamento individual dos profissionais nele envolvidos, enquanto profissionais da saúde, somos educadores e como tal devemos nos dedicar a uma formação crítica e reflexiva pautado na qualidade da assistência prestada.
Palavras-chave
Saúde do idoso; Assistência Integral a Saúde do Idoso; Enfermagem.