Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
ORIENTAÇÕES SOBRE PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA AÇÃO INTERDISCIPLINAR
Mirna Brito Malcher, Rogério Ribeiro de Souza, Samaroni Brelaz

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


Segundo dados no Ministério da Saúde, no Brasil por ano, 4,7 mil crianças morrem e 122 mil são hospitalizadas por causa de acidentes ou lesões não intencionais. Com esses números percebe-se que os acidentes são a principal causa de morte de brasileiros entre 1 a 14 anos de idade. As escolas e creches são locais onde estas intercorrências podem acontecer e a equipe multidisciplinar bem orientada pode realizar os primeiros cuidados para salvaguardar a vida desta criança ou adolescente. Primeiros socorros são definidos como quaisquer cuidados de emergência tomados a uma pessoa que tenha sofrido um acidente ou mal súbito, até que chegue atendimento especializado e definitivo ao acidentado. O objetivo do trabalho é apresentar a importância da educação em saúde para profissionais da educação infantil, sobre prevenção de acidentes e os primeiros socorros que devem ser tomados até a chegada de uma equipe especializada. As atividades foram desenvolvidas pela Liga Acadêmica de Urgência e Emergência do Tapajós-LAUET, formada por acadêmicos e docentes do curso Bacharelado em Enfermagem do Instituto Esperança de Ensino Superior-IESPES no município de Santarém-Pará e a realização das atividades ocorreram durante o ano de 2016 em duas escolas e uma creche deste município, para diretores, coordenadores, professores, monitores e auxiliares de limpeza. As palestras foram desenvolvidas com a utilização de imagens, vídeos e simulações sobre medidas de prevenção, cuidados e a assistência que os profissionais da educação infantil podem prestar em caso de acidentes com materiais perfuro-cortantes, queda, choque elétrico, queimaduras, convulsões, fraturas e sufocamento. Sempre estimulando a participação dos profissionais, os acadêmicos orientaram e acompanharam os ouvintes na realização da prática e esclareceram possíveis dúvidas, sempre com supervisão docente, o qual também interagiu e participou nas orientações e respostas às dúvidas dos ouvintes quando solicitado. Conclui-se, que as intervenções junto à comunidade além de agregar valores sociais aos acadêmicos, incentiva à pesquisa e extensão, bem como leva aos profissionais ouvintes conhecimento necessário para realizar os primeiros atendimentos em caso de acidente, que por ventura possa ocorrer durante as atividades das crianças e adolescentes na escola ou na creche.


Palavras-chave


educação em saúde, educação infantil, acidentes.