Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DO GRUPO DE GESTÃO AUTÔNOMA DA MEDICAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
HANNAH CAROLINA TAVARES DOMINGOS, Ana Clara Tupam Newlands, Ana Giselle Gadelha, Talitha Demenjour SIlva, Fabiano Castro

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


APRESENTAÇÃO: A discussão de saúde mental na Estratégia de Saúde da Família (ESF) ainda enfrenta uma série de desafios. Nos últimos anos há no Brasil um aumento da prescrição e uso de medicamentos psicotrópicos na Atenção Primária a Saúde (APS), e ao considerar esse contexto é fundamental planejar ações que fortaleçam o processo de desmedicalização. Traduzido para o português e adaptado à realidade brasileira, o guia da Gestão Autônoma da Medicação (GAM) é um dispositivo que promove a reflexão sobre o uso de psicotrópicos, sendo uma oferta singular de acompanhamento dos usuários de saúde mental, distinta dos grupos tradicionais da APS do município em relação a construção da grupalidade, do manejo e nos objetivos.

DESENVOLVIMENTO: Os critérios para a participação de usuários no grupo foram escolhidos coletivamente pelos residentes multiprofissionais da ENSP em conjunto com as equipes da ESF: o uso de um ou mais medicamentos psicotrópicos e se o usuário apresenta alguma questão quanto a medicação. Preparou-se uma lista de usuários e foram feitas visitas domiciliares e ligações para realizar os convites. A condução dos grupos é feita seguindo as perguntas e reflexões descritas no guia GAM, por exemplo: Como é tomar os remédios? Com quem você pode contar nos momentos difíceis? E, de forma coletiva se constrói a reflexão sobre as experiências individuais externalizadas.

RESULTADOS: Durante o manejo dos grupos, nos diferentes campos, foi observado como este é um espaço potente de cuidado aos usuários. Eles rememoraram seus gostos, sua trajetória, falaram de seu sofrimento, exclusão social, tentativas e ideações suicidas, sua relação com os medicamentos, seus efeitos, como lidam com a ansiedade, o sono, etc. Muitos compartilharam que já interromperam a tomada da medicação por conta própria. Também foram expostas indagações sobre a condução do tratamento na equipe. A GAM apareceu como mote para a discussão de saúde mental tanto entre os usuários quanto entre a equipe da SF. Observamos que há falta de implicação das equipes para as demandas produzidas pelo grupo GAM e também na construção do mesmo. Contudo, há compreensão de que esta é uma forma pertinente de cuidado. Para além, a leitura do guia pelos usuários possibilitou que estes tivessem maior acesso à informação sobre o uso da medicação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: O guia GAM questiona a experiência dos usuários  quanto ao uso de psicotrópicos para que, a partir da transversalização de saberes - dos usuários, profissionais e familiares - seja obtido o melhor tratamento. Com isso, promove-se um espaço pedagógico de questionamento em relação ao uso e manejo desses medicamentos, e também sobre os processos de cuidado e adoecimento de saúde mental na APS.


Palavras-chave


Saúde Mental; GAM; cuidado