Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
SISTEMA BIOMETRICO NO ACOLHIMENTO E CUIDADO AOS MORADORES DE RUA: Projeto de Intervenção.
Cristiane Montenegro Rodrigues

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


SISTEMA BIOMETRICO NO ACOLHIMENTO E CUIDADO AOS MORADORES DE RUA: Projeto de Intervenção.

Esse trabalho tem por objetivo um acompanhamento a saúde do morador de rua de forma mais ampla e controlada, através de um sistema biométrico. O interesse em estudar os processos atuais no acolhimento e cuidado dos moradores de rua, se ancora na minha formação e na possibilidade de aliá-la ao contexto da saúde, especificamente ao campo de trabalho, por ser esta uma temática de grande relevância para o SUS. Conciliar gestão, educação permanente e serviços de saúde são desafios necessário para que se alcance a tão almejada qualidade nos serviços públicos de saúde e, principalmente, na consolidação do Sistema Único de Saúde voltado, não apenas a assistência e, sim ao acolhimento e o cuidado a essa população.

Durante a minha trajetória  pedagógica, realizei pesquisas e trabalhos com morador de rua. Para a vinculação aos serviços, alguns pressupostos são necessários: o despojamento e a empatia, a capacidade de compreender sem julgar e o respeito, que estabelece limites, e a não invasão (BRASIL, 2012).

Este contexto demanda a implicação dos serviços e trabalhadores para a sua implementação. Uma política recente e que coloca o desafio de se questionar sobre os processos de formação das equipes para responder as necessidade e especificidade de cuidado desta população que é o objetivo deste trabalho conforme apresentado a seguir. Obejetivos: Descrever e analisar as propostas de controle/registros de atendimentos, existentes nas políticas públicas e no sistema nacional, no que se refere ao acolhimento e cuidado aos moradores de rua nas suas necessidades em saúde. Metodologia: A ideia inicial foi apresentar uma proposta de intervenção na rede publica, com treinamento concomitante com educação permanente aos trabalhadores e usuários da rede. Contando com Gestor Estadual, Gerência de Ensino e Pesquisa do GHC, Equipe TI, Equipe do Consultório na Rua. Conclusão: Sabemos que os recursos financeiros hoje destinados para os estados e municípios, muitas vezes não supre a demanda principal, porém iniciar uma inovação tecnológica em médio e curto prazo, viabiliza a redução de custos com exames e consultas duplicadas, bem como, o elevado índice de absenteísmo.


Palavras-chave


Matriciamento, morador de rua, biometria