Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
RELATO SOBRE UMA VIVÊNCIA-ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA CIDADE DE CAAPIRANGA, AMAZONAS, 2016.
JOSE PAULO GUEDES SAINT CLAIR, ALINE MARIANA SILVA CÂNDIDO, BRUNA AMORA GUEDES, ELICE PEREIRA CACAU, EUCLIDES VICENTE DA SILVA, JULIA CRISTINA DE SOUZA ALVES, TÂNIA CRISTINE LIBÓRIO PEREIRA, FABIANA MÂNICA MARTINS

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: As Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) representam uma oportunidade de imersão no SUS entre discentes de diversos cursos, principalmente aqueles relacionados à área da saúde.  Oportuniza a experimentação de um novo ambiente de aprendizagem com intuito de criar um espaço favorável a discussão de políticas públicas, gestão e controle social.  O presente estudo visa relatar a experiência de estudantes de diferente áreas da saúde e ressaltar as oportunidades criadas pelo VER-SUS Amazonas 2016/2.

DESENVOLVIMENTO: Trata-se de um relato de experiência sobre a edição 2016/2 do VER-SUS Amazonas, um programa do Ministério da Saúde com apoio da Rede Unida, Rede Colaborativa de Governo/UFRGS, União Nacional dos Estudantes (UNE) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). O grupo foi composto por 7 pessoas, sendo 6 alunos/viventes e 1 aluno/facilitador. O estágio aconteceu na cidade de Caapiranga, durante o período de 13 a 20 de setembro de 2016. Caapiranga pertencente à microrregião de Coari e mesorregião do Centro Amazonense, possui uma população de 12.662, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016. As atividades desempenhadas foram reuniões entre os participantes da vivência com coordenadorias e representantes da sociedade civil, elaboração de relatórios diários, discussão das temáticas abordadas entre o grupo e conhecimento das instalações da rede de saúde.

RESULTADOS: O VER-SUS mostrou que durante a formação acadêmica, grande parte dos estudantes não têm oportunidade de vivenciar a realidade de alguns setores disponibilizados pelo SUS. A falta de diálogo e troca de saberes entre acadêmicos de diferentes cursos ainda é comum mesmo com grades curriculares que valorizam a saúde coletiva. As discussões abertas em grupo proporcionaram a criação de textos, músicas, cartazes, vídeos e portfólios que serviram de materiais durante as atividades desempenhadas no decorrer da vivência.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: A participação no projeto proporciona uma aproximação e reformulação do olhar dos futuros profissionais da área da saúde em diferentes regiões do Brasil, ampliando a compreensão sobre suas diretrizes e princípios, funcionamento do sistema, importância da participação popular, além do diálogo com gestores e coordenadores locais. Permitiu ainda a realização de visitas a estabelecimentos de saúde viabilizando o conhecimento da realidade da implantação do SUS naquela região. Desta forma, o projeto contribui para a formação humana e capacitação profissional na perspectiva interdisciplinar e intersetorial, dado que é estabelecido uma relação de respeito com a visão multidisciplinar preconizada pelo SUS.


Palavras-chave


Sistema Único de Saúde, Saúde Pública, Capacitação profissional