Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
OFICINAS DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E ALIMENTAR PARA ESCOLARES: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Adilton Correa Gentil Filho, Beatriz Mella Soares Pessôa, João de João Oliveira Leitão Limeira, Thainá Mendonça Bentes, Rui Barroso Santos Neto, Bruno Mendes Tavares, Lorena do Nascimento Costa, Regismeire Viana Lima

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Apresentação: A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um eixo estratégico da Política Nacional de Promoção da Saúde e deve ser uma prioridade no Estado do Amazonas, cuja população apresenta problemas nutricionais e tendências ao desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial sistêmica e obesidade. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi proporcionar a estudantes de uma escola pública da rede estadual de ensino, práticas educativas sobre temas referentes a educação alimentar e nutricional, a fim de estimular a discussão da temática dentro do ambiente escolar e auxiliá-los na reflexão de condutas e adoção de hábitos de vida mais saudáveis de vida.

Desenvolvimento: As atividades foram realizadas por acadêmicos de medicina da Universidade Federal do Amazonas, supervisionados por nutricionistas que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), sendo divididas em dois dias e tendo como público estudantes do ensino fundamental de uma escola pública Estadual de Manaus-AM. Durante as palestras, foram utilizadas metodologias ativas, como mapa conceitual e tempestade de ideias, tornando a exposição mais atrativa para os alunos. Objetivando descobrir o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto, antes do início da aula expositiva, distribuiu-se folhas de papel para desenharem os alimentos que mais consomem e uma cartolina para descreverem que alimentos consideram saudáveis ou não. A partir daí, iniciou-se a reflexão sobre a qualidade da alimentação a que eles estão se submetendo. A apresentação teórica utilizou slides, produtos alimentícios industrializados e sacos com diferentes quantidades de açúcar tendo como propósito ensinar os alunos a lerem os rótulos das embalagens, interpretar seus dados e relacionar as doenças discutidas com a má alimentação. Ao fim, um relato de experiência era feito por cada aluno, confirmando a relevância desse tipo de atividade. Os estudantes também foram orientados sobre preferir a refeição servida pela escola a trazer alimentos não saudáveis de casa, e conscientizados acerca do direito de alimentação saudável que os escolares possuem.

Resultados: Por meio da avaliação do conhecimento teórico ao final das apresentações, foi possível verificar que os escolares compreenderam quais alimentos são saudáveis ou não, os benefícios de uma alimentação saudável, e muitas disseram que adeririam aos novos hábitos e transmitiriam o conhecimento à família. Foi possível constatar o interesse dos escolares pelo assunto através de perguntas e interação durante a atividade, incluindo um momento pertinente para discussão da alimentação escolar.

Considerações finais:  A realização de atividades de EAN em ambiente escolar mostra-se de extrema importância, influenciando positivamente nas escolhas alimentares dos escolares que, entendendo cientificamente a importância da boa nutrição para a saúde dotam-se de argumentos para mudar seu ambiente e torná-lo mais saudável. O aprendizado é especialmente relevante quando estes estudantes se alimentam integralmente na escola, considerando que as doenças crônicas possuem progressão lenta e silenciosa e a adoção de hábitos alimentares saudáveis minimiza a ocorrência dessas doenças.


Palavras-chave


Educação Alimentar e Nutricional; Saúde Escolar; Dieta Saudável.