Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Estratégias de fortalecimento do controle social desenvolvidas com merendeiras de uma escola pública: um relato de experiência de um programa de extensão curricular
Rui Barroso Santos neto, Beatriz Mella Soares Pessôa, Adilton Correa Gentil Filho, Micaella Oliveira Costa, Milena da Silva Galúcio, Bruno Mendes Tavares, Regismeire Viana Lima, Elisabete Martins de França

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é considerado um dos maiores e mais abrangentes do mundo, oferecendo alimentação saudável e adequada a estudantes da educação básica pública. A fiscalização do PNAE ocorre por meio do controle social exercido por atores sociais envolvidos na execução do programa, garantindo o acompanhamento e assessoramento adequado de sua execução. Um destes atores são as merendeiras, profissionais responsáveis pela execução do cardápio nas escolas. O presente trabalho teve como objetivo conscientizar as merendeiras sobre o seu papel no PNAE e a importância do controle social na alimentação escolar, trazendo uma visão do programa sobre o olhar deste profissional que se encontra na ponta da execução.

Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de uma atividade de capacitação realizada com quatro merendeiras de uma escola da rede pública estadual de ensino de Manaus-AM, em novembro de 2017, por nutricionistas e acadêmicos de medicina através de um Programa de Atividade Curricular de Extensão da Universidade Federal do Amazonas. Os assuntos relevantes à temática foram abordados através de vídeos, slides e debate. Para enfatizar a importância das merendeiras no controle social foi reproduzido um vídeo sobre o PNAE, em seguida, questionou-se as semelhanças e diferenças entre aquilo mostrado no vídeo e o cotidiano da escola. Ainda na abordagem sobre controle social, explicou-se a importância da participação popular e dos profissionais envolvidos com o PNAE dentro das definições em âmbito local e estadual. Por fim, foi esclarecido o papel das merendeiras, desenvolvido por meio da execução correta do cardápio elaborado pelo nutricionista e do relato ao nutricionista e ao CAE sobre as dificuldades encontradas na execução de suas atividades que ferem os objetivos do programa.

Resultados: Por meio das discussões levantadas pelo vídeo foi verificado que elas desconheciam a existência do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), órgão responsável pela fiscalização e monitoramento da execução adequada do PNAE. As merendeiras também desconheciam seus deveres no controle social, apesar de guardarem para si muitas críticas e ideias de melhorias da alimentação escolar. Após uma longa conversa, debates e exemplos aplicados a realidade delas, com ajuda de uma nutricionista de apoio, elas puderam perceber que estão na ponta do programa, em contato direto com os alunos e com suas preferências e escolhas, sendo assim as melhores pessoas a indicar mudanças, devendo fazer sugestões para a nutricionista responsável técnica ou a um representante do CAE para que suas aspirações sejam ouvidas e levadas em consideração.

Considerações finais: Diante do exposto, percebe-se que ações de estímulo ao exercício da participação social, um direito na maioria das vezes desconhecido, são essenciais para que se garanta a execução correta e o aprimoramento do PNAE. Mais atividades como esta devem ser repetidas em outras instituições de ensino, a fim de levar esclarecimento e despertar as merendeiras para seu papel social que deve ser exercido durante o ofício.


Palavras-chave


participação social, alimentação escolar