Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
PIRÂMIDE DE MILLER APLICADA À EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DA MONITORIA NO ALOJAMENTO CONJUNTO
Amanda Marinho da Silva, Aldina Iacy Paulain Holanda, Agda Tainah Moura dos Santos, Gisele Dias Reis

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


APRESENTAÇÃO

O Alojamento Conjunto consiste em uma unidade de cuidados hospitalares em que o recém nascido (RN) sadio, logo após o nascimento, permanece ao lado da mãe 24 (vinte e quatro) horas por dia, no mesmo ambiente, até a alta hospitalar, onde auxilia o estreitamento de vínculo entre a mãe e o filho, além de facilitar o início da amamentação e a prestação de todos os cuidados assistenciais, uma vez que a puérpera está cercada por profissionais da saúde que podem orienta-la acerca dos cuidados essenciais nesta fase. Deste modo, a mulher aprende a tomar conta do filho e se sente mais segura no momento de levá-lo para casa. Essa unidade se dá sob a orientação e supervisão de uma equipe multiprofissional, a qual o profissional enfermeiro faz parte, em vista disso este espaço vem sendo inserido a partir dos cursos de graduação, em teoria e prática, possibilitando o primeiro contato do acadêmico com o binômio, tanto na assistência de enfermagem quanto na educação em saúde com a mãe e o acompanhante. Uma estratégia utilizada dentro da universidade é o Programa de Monitoria, que foi desenvolvido como estratégia institucional para a melhoria do processo ensino-aprendizagem da graduação, com o objetivo de estimular o interesse pela docência através do desempenho de atividades ligadas ao ensino, possibilitando a experiência da vida acadêmica, por meio da participação efetiva em diversas funções da organização e desenvolvimento em determinadas unidades curriculares, além de possibilitar a apropriação de habilidades em atividades didáticas.

OBJETIVO

Descrever a aplicação da Pirâmide de Miller à experiência pedagógica da monitoria de Saúde da Mulher no Alojamento Conjunto para acadêmicos de Enfermagem.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Trata-se de um relato de experiência de acadêmicas do curso de enfermagem no Programa de Monitoria da Disciplina de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, durante as aulas práticas no Alojamento Conjunto de uma maternidade de referência da cidade de Manaus, ocorridas no mês de Novembro de 2017. Foi utilizada a Pirâmide de Miller, aplicada às aulas práticas, como método avaliativo da cognição, competências e habilidades dos acadêmicos, que consiste em quatro etapas: Saber, Saber como fazer, Mostrar como faz e Fazer.  A etapa do Saber consiste no domínio teórico de fatos e mecanismos, o qual é avaliado com provas variadas desde provas com questões abertas, testes de múltipla escolha, dissertações e exames orais. Em Saber como Fazer, ocorre a aplicação do conhecimento teórico cuja forma avaliativa tem como objetivo usar o conhecimento para tomar decisões e solucionar problemas, contextualizando-os com a clínica. A terceira etapa, Mostrar como Faz corresponde à avaliação de habilidades e competências clínicas. E por último, a etapa do Fazer, que representa a avaliação do desempenho no próprio ambiente de trabalho, onde a prática é exercida.

RESULTADOS E/OU IMPACTOS:

1. Saber

Antes das aulas práticas, os discentes tiveram o embasamento científico necessário sobre o Alojamento Conjunto, sua política de implantação e assistência de enfermagem prestada ao binômio em suas 24 (primeiras vinte e quatro) horas após o parto. Seu conhecimento foi avaliado por meio de testes avaliativos com questões abertas e de múltipla escolha, obtendo um desempenho de um pouco mais de 55%, indicando um conhecimento mediano. No campo prático, apesar de todo conteúdo teórico abordado, eles demonstraram insegurança em seu conhecimento teórico, o que refletiu na sua habilidade prática.

2. Saber como Fazer

Como depende da etapa anterior, houve aulas práticas no laboratório de habilidades da universidade, onde foi ensinado como realizar o exame físico e os primeiros cuidados com o RN e a puérpera. Alguns acadêmicos aproveitaram a oportunidade como treinamento para o que veria na maternidade, além de tirarem suas dúvidas quanto à teoria e aos procedimentos.

3. Mostrar como Faz

Ao chegar à maternidade, os pacientes foram distribuídos aos discentes, totalizando quatro binômios por discente, de forma aleatória e com casos clínicos diversos, a fim de proporcionar uma experiência mais ampla. Ocorrida nas primeiras aulas práticas no alojamento conjunto da maternidade, a terceira etapa teve a participação expressiva das monitoras, demonstrando e acompanhando a abordagem ao binômio, os cuidados a serem prestados, a educação em saúde com a família sobre os cuidados ao RN e com a mãe, além do esclarecimento das dúvidas surgidas. A forma de avaliação da terceira etapa da Pirâmide de Miller é a observação direta do atendimento aos pacientes reais, ou seja, o examinador analisa o processo de trabalho do examinado. Portanto, verificou-se que a partir daí os acadêmicos perderam mais o medo do primeiro contato durante a anamnese e exame físico e já tinham mais segurança em realizar a educação em saúde.

4. Fazer

Depois dos primeiros dias na maternidade, as habilidades e competências de comunicação, autonomia, gestão do tempo, qualidade da assistência e educação em saúde melhoraram significativamente na medida em que iam estudando e perdendo o medo. Observou-se que a insegurança estava relacionada principalmente com o déficit de conhecimento, evidenciado quando avaliados através de exames orais, análise do processo de trabalho, modo de preenchimento de prontuários (Sistematização da Assistência de Enfermagem) e verificação dos indicadores relativos ao binômio.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste contexto, fica evidente que o programa de monitoria é uma importante estratégia para a cristalização do conhecimento, onde permitiu que as acadêmicas pudessem se apropriar melhor do conteúdo referente à disciplina Atenção Integral a Saúde da Mulher, aperfeiçoar as habilidades a nível prático, além da aproximação com a prática pedagógica. O aluno monitor funciona como um apoio pedagógico aos discentes, onde atua como minimizador das dificuldades que estes podem encontrar no decorrer da disciplina, uma vez que o ensino teórico-prático é transmitido de forma mais simples, passando por todas as etapas de avaliação da Pirâmide de Miller (Saber, Saber como fazer, Mostrar como faz e Fazer), além de facilitar o desenvolvimento das competências e habilidades dos discentes, tais como: a comunicação, a autonomia, a gestão de tempo, a qualidade da assistência de enfermagem e a educação em saúde. Sugere-se, portanto, para futuros estudos, a aplicação da Pirâmide de Miller para educação permanente com profissionais de enfermagem em diversas unidades de saúde a fim de avaliar o seu conhecimento teórico-prático.


Palavras-chave


Ensino; Educação em Enfermagem; Serviços de Saúde Materno-Infantil.