Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2017-12-20
Resumo
A Marola do SUS nasceu da experiência de um grupo de profissionais da SMS Fortaleza que vivenciaram a 3ª Onda do Projeto de Gestão da Clínica do SUS, realizado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês – IEP. Estes profissionais atuaram como facilitadores dos cursos de especialização oferecidos pelo referido projeto e após o fim do curso criaram a Marola do SUS que vem resgatar a proposta da ‘Onda’ trabalhada pelo IEP, mas numa perspectiva tímida por não contar com nenhum recurso institucional, senão o compromisso dos profissionais de levarem adiante o vigor das metodologias ativas para os cenários de prática da Estratégia Saúde da Família, sensibilizando e capacitando profissionais de nível superior e estes reproduzindo a mesma estratégia junto aos seus Agentes Comunitários de Saúde . A Marola do SUS tem como Objetivos: Contribuir para transformar as práticas dos trabalhadores da ESF e em consequência dos ACS; Contribuir para atender a necessidade de organização do trabalho em Redes de Atenção – RAS; Estar aberto para atender as demandas que partam do próprio território, fortalecendo assim a Atenção Primária à Saúde e tornando a Educação Permanente em Saúde algo vivo e dinâmico. Esta experiência iniciou-se em uma Unidade de Saúde e capacitação dos ACS com enfoque nas condições crônicas: hipertensão e diabetes, gestantes, crianças e saúde mental. Todas as estratégias educacionais aprendidas na experiência do Sírio foram adaptadas para o contexto, porém mantendo-se o rigor no tocante a aprendizagem significativa. Trabalha-se seguindo as dimensões com base num perfil de competências: ético-política, relacional, pedagógica, técnica e operacional. Metodologia: Segue-se a Espiral Construtivista com seu aporte teórico e adaptações para este público. O Curso contempla atividades teórico-prática, dividido em atividades presenciais com aprofundamento teórico, momentos de estudo e atividades de dispersão. As Estratégias Educacionais são: Momentos de Acolhimento, Exposição Dialogada, trabalho em grupo, Situação-Problema, Narrativas, Viagens, Oficinas de Trabalho e outros. No tocante a Avaliação: Ela é contínua e processual o que contribui para a autonomia dos sujeitos. Sobre os Resultados: A experiência foi tão potente e mobilizadora que expandiu seu temário conforme as demandas de cada território e em pouco tempo alcançou um grupo de 10 profissionais de nível superior de 7 Unidades diferentes e consequentemente seus ACS no mesmo movimento de aprendizagem. Ficou muito evidente que a prática educativa realizada com os ACS pelos facilitadores/profissionais da saúde, instituia-se como espaço de Educação Permanente, adotando não apenas diferentes metodologias e técnicas de ensino-aprendizagem, mas anunciando uma ação educativa para atender às necessidades SUS, produzindo uma atuação profissional que desenvolvia articulação e diálogo entre educação, comunidade, saúde e serviço. Hoje a Marola expande-se abrangendo 30 profissionais, de 15 unidades diferentes. Seu maior mérito é a sua metodologia que logo desinstala e mobiliza com alegria e compromisso os profissionais de saúde, pois aposta na autonomia do sujeito, na aprendizagem significativa, no trabalho vivo. A Marola tem sido educação permanente e também movimento de resistência em defesa do SUS.