Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
SOMOS A MAROLA DO SUS EM FORTALEZA, MAS VIEMOS AO AMAZONAS PARA FAZER O ENCONTRO DAS ÁGUAS – uma experiência de educação permanente dos profissionais de saúde com metodologias ativas e foco nas demandas do território.
Maria Elisabeth Sousa Amaral, Manoel Eduardo dos Santos Júnior, Natalia Mindêllo Ramalho Leite, Maria Ivanília Tavares Timbó, Kilvia Maria Albuquerque, Cláudia Cybele Lessa da Páscoa, Mirelle Varela Rodrigues Bandeira, Manuela Gomes Cavalcante Nunes

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


A Marola do SUS nasceu da experiência de um grupo de profissionais da SMS Fortaleza que vivenciaram a 3ª Onda do Projeto de Gestão da Clínica do SUS, realizado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês – IEP. Estes profissionais atuaram como facilitadores dos cursos de especialização oferecidos pelo referido projeto e após o fim do curso criaram a  Marola do SUS que vem resgatar a proposta da ‘Onda’ trabalhada pelo IEP, mas numa perspectiva tímida por não contar com nenhum recurso institucional, senão o compromisso dos profissionais de levarem adiante o vigor das metodologias ativas para os cenários de prática da Estratégia Saúde da Família, sensibilizando e capacitando profissionais de nível superior  e estes reproduzindo a mesma estratégia junto aos seus Agentes Comunitários de Saúde . A Marola do SUS tem como Objetivos: Contribuir para transformar as práticas dos trabalhadores da ESF e em consequência dos ACS;  Contribuir para atender a necessidade de organização do trabalho em Redes de Atenção – RAS; Estar aberto para atender as demandas que partam do próprio território, fortalecendo assim a Atenção Primária à Saúde e tornando a  Educação Permanente em Saúde algo vivo e dinâmico. Esta experiência iniciou-se em uma Unidade de Saúde e capacitação dos ACS com  enfoque nas condições crônicas: hipertensão e diabetes, gestantes, crianças e  saúde mental. Todas as estratégias educacionais aprendidas na experiência do Sírio foram adaptadas para o contexto, porém mantendo-se o rigor no tocante a aprendizagem significativa. Trabalha-se  seguindo as dimensões com base num perfil de competências: ético-política, relacional, pedagógica, técnica e operacional. Metodologia:  Segue-se a Espiral Construtivista com seu aporte teórico e adaptações para este público. O Curso contempla atividades teórico-prática, dividido em atividades presenciais com aprofundamento teórico, momentos de estudo e atividades de dispersão. As Estratégias Educacionais são: Momentos de Acolhimento, Exposição Dialogada,  trabalho em grupo, Situação-Problema, Narrativas, Viagens, Oficinas de Trabalho e outros. No tocante a  Avaliação: Ela é contínua e processual o que contribui para a autonomia dos sujeitos. Sobre os  Resultados:  A experiência foi tão potente e  mobilizadora que expandiu seu temário conforme as demandas de cada território e em pouco tempo alcançou um grupo de  10  profissionais de nível superior de  7 Unidades diferentes e consequentemente seus ACS no mesmo movimento de aprendizagem. Ficou muito evidente que a prática educativa realizada com os ACS pelos facilitadores/profissionais da saúde, instituia-se como espaço de Educação Permanente, adotando não apenas diferentes metodologias e técnicas de ensino-aprendizagem, mas anunciando uma ação educativa para atender às necessidades SUS, produzindo uma atuação profissional que desenvolvia articulação e diálogo entre educação, comunidade, saúde e serviço. Hoje a Marola expande-se abrangendo 30 profissionais, de 15 unidades diferentes. Seu maior mérito é a sua metodologia que logo desinstala e mobiliza com alegria e compromisso os profissionais de saúde, pois aposta na autonomia do sujeito, na aprendizagem significativa, no trabalho vivo. A Marola tem sido educação permanente e também movimento de resistência em defesa do SUS.


Palavras-chave


Educação Permanente; Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem; Interação ensino/serviço/comunidade; Práticas inovadoras na formação do SUS; Políticas de Educação e Saúde