Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2017-12-20
Resumo
Em pleno século XXI, doenças transmitidas por vetores ainda existem em todo o mundo. Causando uma considerada e elevada carga individual e social associada, bem como a complexidade das ações necessárias para o seu controle. A Dengue, Chikungunya e Zika vírus são doenças que atualmente veem causando várias mortes no Brasil e principalmente no estado do Amazonas, sendo essas três doenças transmitidas pelo mesmo vetor o Aedes aepyti. De acordo com entomologistas, o Aedes aegypti é originário da África e teria se disseminado para a Ásia e o continente americano por embarcações que aportaram no Brasil para o tráfico de escravos. Considerando que estamos diante de uma doença inédita, potencialmente grave e de proporções ainda não conhecidas, faz-se necessário que os serviços de saúde se preparem para triar, diagnosticar, acompanhar e reabilitar os pacientes vítimas de tal agravo. A reprodução de Aedes aegypti, está intimamente associada aos hábitos da população. O acúmulo de água em recipientes e condições inadequadas, o descarte de embalagens na natureza, a ausência e/ou ineficaz vistoria de focos de água parada, são exemplos de alguns erros humanos que colaboram para a propagação do mosquito. De forma que o lixo urbano constitui o seu principal local de reprodução. Dengue, febre Chikungunya e Zika vírus são afecções febris, onde cada uma apresenta sintomas predominantes em relação às demais. Possuem diferentes sorotipos, a manifestação dos sintomas da dengue vai depender de inúmeros fatores como a genética viral, susceptibilidade do hospedeiro, reações cruzadas quando há infecções prévias, entre outras. Em geral, há predomínio de febre, dor retro orbitária, dores difusas no corpo e cefaleia. Sendo muito importante ficar atento para os sintomas de alarme que sinalizam agravamento do quadro, como dores abdominais intensas e contínuas, vômitos persistentes, hipotensão postural e/ou lipotimia, hipotermia, diminuição da diurese, queda abrupta de plaquetas. Nos dias de hoje, a dengue pode ser considerada uma pandemia, pois a metade da população mundial está sujeita a infecção. Através do elevado número de casos notificados de infecções virais por vírus da dengue, Zika e Chikungunya, as instituições educacionais precisam dar maior enfoque à prevenção e ao reconhecimento de sinais e sintomas de alarme, com interesse de propiciar o combate ao mosquito e, consequentemente, a redução do número de pessoas acometidas e com complicações graves. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência vivenciada por um grupo de acadêmicos da área de saúde dos cursos de Biotecnologia e de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas/UFAM-ISB, acerca doenças causadas pelo vetor Aedes aegypti, no município de Coari, Amazonas. Desenvolvimento: Realizou-se nos dias 14 e 15 de março de 2016, nos períodos matutino e vespertino, no município de Coari, Amazonas, ações educativas direcionadas a alunos do 5° ao 9° ano na Escola Municipal Domingos Agenor Smith. Com a finalidade de promover maior conhecimento sobre os sintomas, ciclo reprodutivo dos vírus, formas de eliminação dos focos de reprodução dos vetores, além de sanar dúvidas de alunos, professores e funcionários. Faz-se necessário salientar que houve orientação para que esses atores sociais reconheçam os sinais de alarme da dengue a fim de oportunizar atendimento médico precoce. Quatro acadêmicos do curso de bacharel em Biotecnologia e seis acadêmicos da disciplina de Saúde Coletiva do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas/UFAM-ISB foram previamente treinados e orientados para elaboração dos materiais e realização das atividades. As ações buscaram proporcionar a interação dos acadêmicos com os alunos do Ensino Fundamental de forma a tornar lúdico o processo de aprendizado, difundindo informações a partir de palestras e jogo de perguntas e respostas. Participaram aproximadamente 297 crianças. A palestra teve por finalidade ressaltar as principais definições e informações sobre as doenças causadas pelo vetor Aedes aegypti; os assuntos abordados foram Dengue, Zika vírus e febre Chikungunya, ressaltando sobre os principais sintomas das doenças, sua prevenção e profilaxia, visando também à interação dos estudantes com o palestrante, assim foi estimulado aos alunos da referida escola a realizarem perguntas durante a palestra, objetivando-se o esclarecimento de todas as dúvidas. Ao final foi realizada uma roda de conversa e o jogo de perguntas e respostas, para um maior aproveitamento dos alunos em relação à palestra, como também, foram distribuídas duas atividades didáticas: um caça-palavras e um pequeno texto descritivo contendo as características do mosquito transmissor da dengue. Resultados: Embora já sendo um assunto intensamente discutido nos dias atuais na sociedade (nas escolas, em casa, via emissoras de televisão e rádio), percebeu-se que as crianças estão informadas, no entanto, com muitas dúvidas. Por se tratar de um tema que elas estão mais familiarizadas, elas envolveram-se, colaboraram e tiveram grande interesse para participar do jogo de perguntas e respostas, muitas delas contribuíram com histórias de conhecidos e familiares acometidos por alguma das doenças. Percebeu-se que os alunos tinham maior conhecimento sobre a dengue, já o zika vírus, foi o responsável pela maior parte das dúvidas tanto de estudantes quanto de funcionários da escola. Isso ocorre devido o Zika vírus ser um tema de discussão mais recente na sociedade quando comparado à dengue. Os alunos foram extremamente participativos, interessados e colaborativos para a execução e o êxito de todas as atividades. Acredita-se que estes foram bastante estimulados a difundir seus novos conhecimentos de modo a contribuir na conscientização das pessoas próximas e na exclusão dos focos de água parada. Dessa forma, contribui-se para a diminuição dos vetores e consequente supressão dos casos de doenças, hospitalizações e óbitos pelas respectivas moléstias. Considerações finais: Atualmente, o controle dos mosquitos Stegomyia é a principal forma de controle de arboviroses como Dengue, Chikungunyia e Zika. Isso porque, alternativas como a inserção de machos estéreis e bactérias Wolbachia associadas a inseticidas ainda carecem de maiores investigações. É importante frisar que, além de propagar informações, um dos intuitos da ação educativa é despertar interesse nos alunos para que estes contribuam para eliminar os focos de reprodução do Aedes no dia-a-dia. Os alunos também foram orientados para incentivar as crianças à participarem do processo de eliminação e erradicação dos focos de água parada, isso porque possuem disposição e podem fazê-lo em forma de brincadeira, trazendo à prática alguns pressupostos da Educação em Saúde. Observa-se que não adianta apenas matar o mosquito, o correto é evitar sua reprodução e, isso depende de todos. Para se reproduzir, o mosquito precisa de água parada, portanto a ordem é eliminar locais que possam acumular água para evitar a reprodução. Ao explorar diferentes locais no quintal ou em casa durante seus momentos de lazer, muitos focos de água parada podem ser encontrados e, se orientada, a criança o irá descartar. Deve-se traçar estratégias de executar ações melhor forma de modo a mobilizar a comunidade para se envolver no combate e controle dos mosquitos transmissores, toda a ajuda em prol de eliminá-lo é essencial. A mobilização de todos é fundamental para vencer a luta contra o mosquito Aedes aegypt, que transmite Dengue, Zika e Chikungunya, para tal a equipe de Enfermagem deve reforçar as orientações para o combate ao mosquito com essa ação interativa com vários meios.