Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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ATIVIDADES EDUCATIVAS SOBRE DENGUE, CHIKUNGUNYA, E ZIKA VÍRUS NO INTERIOR DO AMAZONAS– UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Maria Solange Nogueira dos Santos, Karla Maria Carneiro Rolim, Karla Maria Carneiro Rolim, Firmina Hermelinda Saldanha Albuquerque, Firmina Hermelinda Saldanha Albuquerque, Maxwell Arouca da Silva, Maxwell Arouca da Silva, Patrícia dos Santos Guimarães, Patrícia dos Santos Guimarães, Hyana Kamila Ferreira de Oliveira, Hyana Kamila Ferreira de Oliveira, Brenner Kássio Ferreira de Oliveira, Brenner Kássio Ferreira de Oliveira, Henriqueta Ilda Verganista Martins Fernandes, Henriqueta Ilda Verganista Martins Fernandes

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Em pleno século XXI, doenças transmitidas por vetores ainda existem em todo o mundo. Causando uma considerada e elevada carga individual e social associada, bem como a complexidade das ações necessárias para o seu controle. A Dengue, Chikungunya e Zika vírus são doenças que atualmente veem causando várias mortes no Brasil e principalmente no estado do Amazonas, sendo essas três doenças transmitidas pelo mesmo vetor o Aedes aepyti. De acordo com entomologistas, o Aedes aegypti é originário da África e teria se disseminado para a Ásia e o continente americano por embarcações que aportaram no Brasil para o tráfico de escravos. Considerando que estamos diante de uma doença inédita, potencialmente grave e de proporções ainda não conhecidas, faz-se necessário que os serviços de saúde se preparem para triar, diagnosticar, acompanhar e reabilitar os pacientes vítimas de tal agravo. A reprodução de Aedes aegypti, está intimamente associada aos hábitos da população. O acúmulo de água em recipientes e condições inadequadas, o descarte de embalagens na natureza, a ausência e/ou ineficaz vistoria de focos de água parada, são exemplos de alguns erros humanos que colaboram para a propagação do mosquito. De forma que o lixo urbano constitui o seu principal local de reprodução. Dengue, febre Chikungunya e Zika vírus são afecções febris, onde cada uma apresenta sintomas predominantes em relação às demais. Possuem diferentes sorotipos, a manifestação dos sintomas da dengue vai depender de inúmeros fatores como a genética viral, susceptibilidade do hospedeiro, reações cruzadas quando há infecções prévias, entre outras. Em geral, há predomínio de febre, dor retro orbitária, dores difusas no corpo e cefaleia. Sendo muito importante ficar atento para os sintomas de alarme que sinalizam agravamento do quadro, como dores abdominais intensas e contínuas, vômitos persistentes, hipotensão postural e/ou lipotimia, hipotermia, diminuição da diurese, queda abrupta de plaquetas. Nos dias de hoje, a dengue pode ser considerada uma pandemia, pois a metade da população mundial está sujeita a infecção. Através do elevado número de casos notificados de infecções virais por vírus da dengue, Zika e Chikungunya, as instituições educacionais precisam dar maior enfoque à prevenção e ao reconhecimento de sinais e sintomas de alarme, com interesse de propiciar o combate ao mosquito e, consequentemente, a redução do número de pessoas acometidas e com complicações graves. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência vivenciada por um grupo de acadêmicos da área de saúde dos cursos de Biotecnologia e de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas/UFAM-ISB, acerca doenças causadas pelo vetor Aedes aegypti, no município de Coari, Amazonas. Desenvolvimento: Realizou-se nos dias 14 e 15 de março de 2016, nos períodos matutino e vespertino, no município de Coari, Amazonas, ações educativas direcionadas a alunos do 5° ao 9° ano na Escola Municipal Domingos Agenor Smith. Com a finalidade de promover maior conhecimento sobre os sintomas, ciclo reprodutivo dos vírus, formas de eliminação dos focos de reprodução dos vetores, além de sanar dúvidas de alunos, professores e funcionários. Faz-se necessário salientar que houve orientação para que esses atores sociais reconheçam os sinais de alarme da dengue a fim de oportunizar atendimento médico precoce. Quatro acadêmicos do curso de bacharel em Biotecnologia e seis acadêmicos da disciplina de Saúde Coletiva do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas/UFAM-ISB foram previamente treinados e orientados para elaboração dos materiais e realização das atividades. As ações buscaram proporcionar a interação dos acadêmicos com os alunos do Ensino Fundamental de forma a tornar lúdico o processo de aprendizado, difundindo informações a partir de palestras e jogo de perguntas e respostas. Participaram aproximadamente 297 crianças. A palestra teve por finalidade ressaltar as principais definições e informações sobre as doenças causadas pelo vetor Aedes aegypti; os assuntos abordados foram Dengue, Zika vírus e febre Chikungunya, ressaltando sobre os principais sintomas das doenças, sua prevenção e profilaxia, visando também à interação dos estudantes com o palestrante, assim foi estimulado aos alunos da referida escola a realizarem perguntas durante a palestra, objetivando-se o esclarecimento de todas as dúvidas. Ao final foi realizada uma roda de conversa e o jogo de perguntas e respostas, para um maior aproveitamento dos alunos em relação à palestra, como também, foram distribuídas duas atividades didáticas: um caça-palavras e um pequeno texto descritivo contendo as características do mosquito transmissor da dengue. Resultados: Embora já sendo um assunto intensamente discutido nos dias atuais na sociedade (nas escolas, em casa, via emissoras de televisão e rádio), percebeu-se que as crianças estão informadas, no entanto, com muitas dúvidas. Por se tratar de um tema que elas estão mais familiarizadas, elas envolveram-se, colaboraram e tiveram grande interesse para participar do jogo de perguntas e respostas, muitas delas contribuíram com histórias de conhecidos e familiares acometidos por alguma das doenças. Percebeu-se que os alunos tinham maior conhecimento sobre a dengue, já o zika vírus, foi o responsável pela maior parte das dúvidas tanto de estudantes quanto de funcionários da escola. Isso ocorre devido o Zika vírus ser um tema de discussão mais recente na sociedade quando comparado à dengue. Os alunos foram extremamente participativos, interessados e colaborativos para a execução e o êxito de todas as atividades. Acredita-se que estes foram bastante estimulados a difundir seus novos conhecimentos de modo a contribuir na conscientização das pessoas próximas e na exclusão dos focos de água parada. Dessa forma, contribui-se para a diminuição dos vetores e consequente supressão dos casos de doenças, hospitalizações e óbitos pelas respectivas moléstias. Considerações finais: Atualmente, o controle dos mosquitos Stegomyia é a principal forma de controle de arboviroses como Dengue, Chikungunyia e Zika. Isso porque, alternativas como a inserção de machos estéreis e bactérias Wolbachia associadas a inseticidas ainda carecem de maiores investigações. É importante frisar que, além de propagar informações, um dos intuitos da ação educativa é despertar interesse nos alunos para que estes contribuam para eliminar os focos de reprodução do Aedes no dia-a-dia. Os alunos também foram orientados para incentivar as crianças à participarem do processo de eliminação e erradicação dos focos de água parada, isso porque possuem disposição e podem fazê-lo em forma de brincadeira, trazendo à prática alguns pressupostos da Educação em Saúde. Observa-se que não adianta apenas matar o mosquito, o correto é evitar sua reprodução e, isso depende de todos. Para se reproduzir, o mosquito precisa de água parada, portanto a ordem é eliminar locais que possam acumular água para evitar a reprodução. Ao explorar diferentes locais no quintal ou em casa durante seus momentos de lazer, muitos focos de água parada podem ser encontrados e, se orientada, a criança o irá descartar. Deve-se traçar estratégias de executar ações melhor forma de modo a mobilizar a comunidade para se envolver no combate e controle dos mosquitos transmissores, toda a ajuda em prol de eliminá-lo é essencial. A mobilização de todos é fundamental para vencer a luta contra o mosquito Aedes aegypt, que transmite Dengue, Zika e Chikungunya, para tal a equipe de Enfermagem deve reforçar as orientações para o combate ao mosquito com essa ação interativa com vários meios.


Palavras-chave


ZIKA;ARBOVIROSE;SAÚDE COLETIVA