Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A FORMAÇÃO MÉDICA E AS DIVERSIDADES DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Judith Barroso Queiroz

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


Trabalhar a educação em saúde no âmbito da Atenção Primária em relação à diversidade cultural das relações étnico-raciais estimulando a análise crítico-reflexiva no contexto da formação em saúde, promovendo o respeito à diversidade étnico – racial da população indígena. Possibilitar aos discentes postura ética, respeitosa e destreza técnica com precisão na aplicação das manobras e procedimentos da anamnese e exame físico considerando a diversidade étnicoracial. OBJETIVOS: Incluir dimensões ética e humanística, desenvolvendo, no aluno, atitudes e valores orientados para a cidadania ativa multicultural e para os direitos humanos; promover a integração e a interdisciplinaridade em coerência com o eixo de desenvolvimento curricular, buscando integrar as dimensões biológicas, psicológicas, étnico-raciais, socioeconômicas, culturais, ambientais e educacionais; vincular, por meio da integração ensinoserviço-comunidade, a formação médico-acadêmica às necessidades sociais da saúde no âmbito da Atenção Primária. DESENVOLVIMENTO: A atividade foi realizada para atender a necessidade da população indígena imigrantes da Venezuela, da etnia Warao que vem adentrando no Brasil em decorrência da crise em que se encontra aquele país, e estão atualmente no Abrigo de Acolhimento às Famílias em situação de vulnerabilidade social e tem como referência de atendimento à saúde na atenção primária a UBS Ivone Lima dos Santos que é unidade escola, na qual estão inseridos os discentes do internato em pediatria da UFAM. RESULTADOS: Os trabalhos foram iniciados em Junho de 2017, pela preceptora acompanhada dos alunos do Internato e residente em Pediatria, com apoio de uma tradutora, da mesma etnia, de 28 crianças apresentando desnutrição, verminoses, pneumonia, tuberculose, dermatites ocasionadas por problemas de higiene, todas patologias inerentes às condições sócio-econômicas nas quais essa população está inserida. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As ações estão em continuidade, e sendo de grande aprendizado para todos, a partir da vivência prática com os costumes, crenças, comportamentos, bem como, medos e anseios dessa população indígena, promovendo reflexões analítico-críticas sobre a necessidade de preparação às diversidades étnico-raciais.

 

 


Palavras-chave


etnia; ensino; relações étnico-raciais; população indígena