Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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DESLOCAMENTOS DE IMAGENS DE SAÚDE: EXPERIÊNCIAS E ENCONTROS NAS VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SUS
Carlos Alberto Rodrigues Morrudo Filho, Izabela Barison Matos

Última alteração: 2018-06-26

Resumo


Pensar saúde na formação profissional é estar à espreita de novos agenciamentos, para além daquilo que se estabelece como vigente. Há deslocamentos de pensamentos sobre saúde a serem engendrados quando se dá o encontro entre aquilo que se estabelece como normal, comum e normal, com o novo, com o inusitado. A contemporaneidade tem suscitado à formação de profissionais para área da saúde maior alargamento sobre a compreensão sobre saúde, consequentemente maior entendimento acerca dos sistemas de saúde no Brasil. O que se tem percebido é que ainda há um distanciamento entre o que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a graduação e o cotidiano da formação, em relação à realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PCC) não têm contemplado satisfatoriamente tal formação, por isso, tornam-se pertinentes iniciativas para além do PPC que produzam conhecimento sobre o SUS e o desejo de futura inserção profissional no Sistema. Uma das iniciativas: as Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) tem se revelado dispositivo ativador de incômodo ao que é dado como linear e asséptico, à formação na área da saúde. Entendendo que o VER-SUS tem como proposta suscitar em cada sujeito envolvido, a apropriação de uma afirmação sobre o entendimento à saúde, o que permite, portanto, estar sempre em contato com um novo modo de aprender sobre saúde. Este estudo partiu do seguinte objetivo: analisar as imagens de saúde produzidas pelos viventes, que participaram do VER-SUS Lages (SC), edições 2011 e 2012. Tratou-se de pesquisa com abordagem qualitativa, cujos instrumentos de produção de dados foram: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas aplicadas aos viventes (estudantes, docentes e facilitadores) que participaram do VER-SUS Lages das edições citadas. Os dados coletados foram analisados a partir de Mapas Analíticos que se propõem a construir mapas transversais às produções do desejo, em ato. Em interligação aos mapas analíticos, os dados coletados tiveram aporte de dois conceitos: Experiência e Encontro, os quais permitiram destacar alguns disparadores de deslocamentos de imagens de saúde, tais como, Olhar rizomático como dispositivo que permitiu atravessar visões sobre saúde; Escutar ruídos, como modo de ampliar a audição ao dito e não dito, ou seja, pensar sobre o que é ouvido, pensar sobre o que não foi dito; Perguntar, como ato possível para a invenção de problemas; Cheirar, como pulverizador de imagens sobre saúde; e, finalmente, há os Marcadores de subjetividades no VER-SUS Lages (SC), como afetações que produzem na pele, no corpo, marcas, às quais se carrega para vida. Conclui-se que o VER-SUS Lages (SC), edição 2011 e 2012, produziu em vários viventes múltiplas imagens sobre saúde, fazendo-os deslocar sentidos aprendidos sobre conceitos e concepções sobre saúde. Logo, o VER-SUS, como cenário de aprendizagem potente para estilhaçar modos instituídos da compreensão sobre saúde

Palavras-chave


saúde; VER-SUS; Experiência; Encontro.