Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Influência da Tecnologia na Educação em Saúde: Um Relato de Experiência do Projeto Alfa Manaus
Vanessa Ribeiro Ferreira, Adilton Correa Gentil Filho, Natasha Fujimoto, Salomão Laredo Jezini, Thainá Mendonça Bentes, Valéria Karine de Azevedo Ferreira, Adriano Pessoa Picanço Junior, Rebecca Ribeiro Ferreira

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


A tecnologia apresenta aplicabilidade em diversas áreas, assim como disponibilidade e acesso para a maioria da população mundial. Em um espectro mais próximo ao deste trabalho, a Tecnologia em Saúde é, segundo a Organização Mundial de Saúde, a aplicação de conhecimentos e habilidades organizados na forma de dispositivos, procedimentos e sistemas desenvolvidos para resolver um problema de saúde e melhorar a qualidade de vida. A partir disso, houve a ideia da criação de um aplicativo de celular que abordasse o tema de Primeiros Socorros. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (2003), primeiros socorros são os cuidados imediatos que devem ser prestados a uma vítima de acidentes ou de mal súbito, em caráter de urgência ou emergência. A fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento das condições da vítima, são aplicadas medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada.

Inicialmente, uma palestra foi apresentada para os membros da “Apple Developer Academy” sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes, contemplando os temas: reanimação cardiopulmonar, obstrução de vias aéreas, queimaduras, hemorragias, convulsão, acidente vascular cerebral, e imobilização de membros. Posteriormente, discutiu-se a possibilidade de desenvolver um aplicativo didático para auxiliar na aprendizagem de primeiros socorros, com linguagem de fácil acesso pela população. Então, em uma reunião subsequente, vídeos simulando acidentes e atendimentos de primeiros socorros realizados corretamente foram feitos pelos integrantes do Projeto ALFA-Manaus, responsáveis, também, pela revisão e aprovação de todo o conteúdo desenvolvido no aplicativo, uma vez que eles constantemente estudam e se atualizam em primeiros socorros, atendimento pré-hospitalar e suporte avançado de vida no trauma. O resultado foi um aplicativo chamado “MayDay”, contendo vídeos e conteúdos práticos explicados passo a passo, facilitando os estudos sobre o tema.

Após a conclusão do aplicativo, este fora disponibilizado na plataforma iOS, utilizada por dispositivos eletrônicos da Apple™. Sua divulgação foi realizada com ajuda do Projeto ALFA-Manaus, atingindo mais de 300 pessoas até Dezembro de 2017, disseminando de maneira satisfatória conhecimento sobre atendimento pré-hospitalar e promovendo saúde. Como objetivo final temos a diminuição da chegada de situações não estabilizadas em SPAs e Pronto-Socorros, sendo a simples utilização de alguns conhecimentos disponíveis no aplicativo a oportunidade de diminuir a gravidade do estado de alguns pacientes vitimas de trauma.

Diante dos avanços tecnológicos, ressalta-se a aplicabilidade de novas ferramentas na educação em saúde na comunidade, pois, uma vez que o ser humano tem vivido em um mundo envolto de tecnologias cada vez mais sofisticadas, faz-se pertinente buscar meios de disseminar conhecimento capaz de salvar vidas. Com isso, desenvolver o aplicativo foi gratificante para toda equipe por saber como uma simples informação pode mudar uma vida, bem como relevante para a comunidade, que possui mais uma ferramenta de fácil acesso para obter informações sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes.

Palavras-chave


Primeiros Socorros; Educação em Saúde; Tecnologia Educacional