Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
CICLO DE CONVERSA SOBRE IST’s E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA COM OS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO DO IFPA – CAMPUS RURAL DE MARABÁ
Maria da Paz Demes Gonçalves, Célia Silva Nunes, Célia Silva Nunes, Célia Silva Nunes, Lourival Franco Sá Neto, Lourival Franco Sá Neto, Maria Eliane Eliane de Lima, Deusanete Pinto Machado, Maria Eliane de Lima, Deusanete Pinto Machado, Leidian Coelho Freitas, Lourival Franco Sá Neto, Deusanete Pinto Machado, Maria Eliane de Lima, Leidian Coelho Freitas, Leidian Coelho Freitas

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


1 APRESENTAÇÃO

O Departamento de Assistência e Saúde da Comunidade Acadêmica (DASCA) é um departamento que funciona desde 2011, com o objetivo principal de promover ações que visam a promoção e prevenção dos agravos a saúde no ambiente escolar do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Rural de Marabá (CRMB). Esta instituição foi criada em 2007 par atender uma demanda dos povos do campo do sudeste paraense e atualmente está localizada a cerca de 35 km da cidade de Marabá, em uma área cedida, dentro do Assentamento 26 de Março.

Este ano a equipe de saúde se propôs a realizar atividades de grupo “rodas de conversa” com as turmas do curso técnico em agropecuária integrada ao ensino médio, que iniciaram em 2017, abordando temáticas do cotidiano escolar dos educandos . Considerando que a maioria dos educandos deste curso, encontra-se na fase da adolescência com idade compreendida entre 14 e 17 anos e que ainda, estudam em sistema de internato, por ocasião da metodologia de alternância pedagógica adotada no CRMB, a equipe do DASCA decidiu iniciar suas rodas de conversas abordando o tema das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e da gravidez precoce.

Esta fase compreendida como de desenvolvimento do próprio corpo, e novas descobertas e curiosidades e, partindo desse contexto, primou-se pela atividade voltada para as orientações básicas de algumas doenças sexualmente transmissíveis e também foi mais enfatizado a HIV, gonorréia, condiloma, HPV e sobre as cosequências da gravidez na adolescência, levando em consideração também casos de gravidez na adolescência que já houveram no Campus e que na ocasião muitas educandas não conseguiram conciliar a maternidade precoce e as atividades acadêmicas concomitantemente o que desencadeou para a evasão escolar.



2 DESENVOLVIMENTO

Previamente foram agendados com a coordenação do Curso Técnico em Agropecuária os dias que seriam realizados as atividades. Os profissionais do serviço social, medicina, enfermagem e Nutrição do DASCA, decidiram começar as atividades com as turmas de Técnico em Agropecuária Integrada 2017 abordando as Infecções Sexualmente Transmissíveis e Gravidez Precoce, considerando principalmente a prevalência de educandos adolescentes.

A equipe preparou as atividades para um tempo de 01h40min, as quais foram realizadas através de apresentação de slides e dinâmicas de modo que favorecessem a participação dos e educandos sobre a temática abordada. A atividade foi conduzida em formato de roda de conversa, com explicações por parte dos profissionais, perguntas e respostas durante toda a atividade.

O local reservado para a atividade foi à sala de grupo do DASCA, em que foram posicionados os colchonetes em forma de circulo na sala e na medida em que os educandos chegavam, eram convidados a deixar seus calçados e mochilas do lado externo da sala, para que todos ficassem sentados favorecendo um ambiente acolhedor e de interação. Junto deles os profissionais de saúde também entravam na roda, sentados no chão da sala e descalços.

A princípio a coordenadora do setor apresentava a equipe de saúde aos educandos, dava boas vindas aos mesmos e explicava o objetivo da atividade e como ela seria desenvolvida. Em seguida os educandos se apresentavam, dizendo nome e idade, assim como qual era seu sonho de vida.

Após esse momento de apresentação e entrosamento, a enfermeira e o médico do DASCA apresentavam as principais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), suas características e forma de prevenção. A equipe de saúde deu ênfase na camisinha como principal método de prevenção de IST’s, fazendo demonstração da forma correta de uso e descarte da mesma.

A assistente social dava continuidade na conversa abordando o tema da gravidez precoce entre os adolescentes, riscos e conseqüências para os pais, famílias e crianças. Abrangendo situações de saúde, riscos sociais e principalmente a situação acadêmica dos educandos e educandas. As conversas eram encerradas com uma dinâmica de perguntas e respostas, simulando situações que exigiam uma reflexão e atitude madura e responsável em relação à vida sexual.

No final da atividade, foi solicitado a todos os participantes para preencherem uma avaliação das atividades, de modo que pudessem apontar os pontos positivos, negativos e sugestões para as próximas atividades. A atividade foi desenvolvida com as turmas do curso técnico em Agropecuária 2017, conforme cronograma descrito na tabela abaixo.

RODA DE CONVERSA SOBRE IST’S E GRAVIDEZ PRECOCE

Data

Horário

Turma

24/10/2017

 

15:20 as 17:00

Turma G 2017

 

31/10/2017

 

15:20 as 17:00

Turma I 2017

07/11/2017

15:20 as 17:00

Turma H 2017

 

 

3 RESULTADOS ALCANÇADOS E OBSERVADOS

Foram realizadas 03 rodas de conversas, em 03 turmas , com um total de 71 (setenta e um), os quais participaram na integra das palestras. A maioria dos educandos com idade entre 15 e 18 anos de idade, 26 do sexo feminino e os demais do sexo masculino.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

As atividades propostas, foram executadas pelos profissionais com muita tranqüilidade, são temas importantes e necessários para serem trabalhados periodicamente, principalmente quando se tem um público grande de adolescente, que cientificamente ainda está na fase de desenvolvimento, de descobertas e de curiosidades.

É importante citar que as ISTs, são infecções que trazem danos irreversíveis a saúde da pessoa infetada principalmente se não for tratada adequadamente, com isso o Organização Mundial da Saúde (OMS) adverte a população quanto às formas de prevenção, principalmente quanto ao uso de preservativo “camisinha” tanto para não transmitir quanto não se infectar. Nesse sentido, são importantes ações que busquem esclarecer sobre as ISTs bem como seus sintomas, conseqüências e tratamentos.

Uma vez que o individuo se infecta por ISTs, existem os protocolos de tratamentos e é importante que sejam seguidos corretamente, lembrando que existem aquelas que há curas e outras que não. O importante é se conscientizar que a prevenção é o melhor caminho para evitar ser acometido por algum vírus e doenças infecto- contagiosas.

Considerando a missão do DASCA, e o público de educandos deste Campus, atividades sobre ISTs devem ser feitas periodicamente, é preciso relembrar que o cuidado com a sua saúde devem ser sempre, em qualquer etapa da vida e, a prevenção é essencial para uma vida saudável.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO

FOTOS DA ATIVIDADE

Foto 1: Assistente Social Maria Eliane falando sobre Gravidez Precoce


Palavras-chave


Prevenção na escola, IST's e gravidez precoce, roda de conversa na escola