Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
VISITA DOMICILIAR PARA TRIAGEM DE IDOSOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE
Lenora Ferreira de Oliveira Sanson, Hadelândia Milon de Oliveira, Tainah Barbosa Nepomuceno, Deborah Jacaúna Pereira, Vitor Souza da Costa, Mônica de Oliveira Lourenço

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


A Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Amazonas (LAGGEAM) é um projeto de extensão vinculado à Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas, fundado em 2004, que visa ao desenvolvimento de ações voltadas ao ensino, pesquisa e extensão além da promoção em saúde da pessoa idosa, junto aos acadêmicos da área da saúde, idosos, familiares e profissionais ligados à geronto-geriatria no estado do Amazonas. O Objetivo deste trabalho é relatar a experiência de acadêmicos participantes da LAGGEM nas ações de visita domiciliar aos idosos em situação de vulnerabilidade.

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

Entre as atividades realizadas pela LAGGEAM, os ligantes realizam visitam domiciliares aos idosos vinculados à Fraternidade Amigos Irmãos da Caridade (FAIC) e ao Programa de Atenção em Saúde do Idoso (PROASI), com o intuito de realizar triagem de saúde. Esta triagem contém instrumentos avaliativos para verificar os graus de vulnerabilidade da saúde dos idosos, contando com testes de memória, graus de funcionalidade e independência.

Os acadêmicos foram divididos em dupla para a realização desta atividade, sendo 3 visitas no total para cada grupo.

As visitas foram feitas no período de 16 de agosto a 06 de setembro do ano de 2017 e, ao todo, 10 idosos foram visitados.

Os instrumentos utilizados na triagem dos idosos foram: Escala de Atividades Básicas de Vida Diária de Katz; Escala de Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD) de Lawton; Avaliação funcional (Pffefer); Mini-exame do estado mental; Índice de vulnerabilidade clínico-funcional-20 (IVCF-20).

Após a realização destas visitas, os casos foram discutidos durante as reuniões semanais da liga, na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com as coordenadoras da LAGGEAM e profissionais de saúde vinculados à liga.

RESULTADOS

A média de idade dos idosos visitados foi de 71,10 anos. Entre eles, quatro idosos apresentaram IVCF-20 igual ou superior a 14, indicando estado de vulnerabilidade - a média de idade destes idosos foi de 66,75 anos.

Depois de discutidos todos os casos durante as reuniões da liga, Após a realização destas visitas, os casos foram discutidos durante as reuniões semanais da liga, na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e foi realizado um planejamento de agendamento de consultas para os idosos vulneráveis em Unidades de Saúde.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

As visitas promovidas pela LAGGEAM auxiliam no diagnóstico precoce de idosos vulneráveis que precisam de acompanhamento assíduo na área da geronto-geriatria. Além disso, contribuem para a formação dos alunos da área da saúde que delas participam, tornando-os familiarizados com os instrumentos de estadiamento da saúde na terceira idade e propiciando seu contato com estes pacientes-alvo, o que os introduz na gerontologia em uma visão multiprofissional.


Palavras-chave


ensino; idoso; triagem; vulnerabilidade; domicílio