Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM COMO AGENTE TRANSFORMADOR, NO ATENDIMENTO A POPULAÇÃO RIBEIRINHA DO ARQUIPÉLAGO AMAZÔNICO.
Erika Rêgo da Cruz, Amanda Sthefpanie Ferreira Dantas, Elielson Paiva Sousa, João Enivaldo Soares de Melo Júnior, Jayme Renato Maia Abreu Cordeiro, Francisca Dayse Martins de Sousa

Última alteração: 2018-01-21

Resumo


Apresentação: As instituições de ensino superior obrigatoriamente oferecem atividades na perspectiva de três pilares para o desenvolvimento da formação profissional: o ensino, pesquisa e a extensão. Nesse sentido, os programas de extensão têm por objetivo principal, unir o conhecimento adquirido em sala de aula e aplicá-lo no desenvolvimento da comunidade, ou seja, estes projetos possuem uma via de intensa interação entre a universidade mediante ações para a sociedade, capaz de operacionalizar a relação entre teoria e prática. Sendo que, os ribeirinhos da Amazônia são por vezes, isolados e com diversos tipos de carências, estando entre os grupos em situação de maior vulnerabilidade no que concerne a assistência à saúde devido às iniquidades presentes neste setor. Em vista disto, o projeto de extensão “Luz na Amazônia” foi elaborado com foco na população ribeirinha do arquipélago amazônico, com o intuito de prestar apoio regular a esse público, por meio da utilização de um barco no qual navega sobre a bacia amazônica, disponibilizando assistência para as comunidades dessa região.  Em face do exposto, esse projeto social juntamente com a Universidade Federal do Pará, através de seus programas de extensão, possui grande importância diante das necessidades de saúde da população ribeirinha, por mérito do impacto transformador no qual afeta a realidade social na localidade. E ao ponderar essa relevância, consideramos os resultados da sua efetividade tanto a médio quanto a longo prazo, pois disponibilizam atendimento com profissionais da saúde (médicos, enfermeiros e odontólogos), juntamente com auxílio de estudantes universitários da área, assim como oferecem a realização de alguns exames clínicos e laboratoriais, dentre outros serviços ofertados. Resultando desse modo, na diminuição da espera por consultas, auxiliam no diagnóstico precoce das doenças e desse modo, agilizam na detecção de possíveis agravos patológicos, acarretando início do tratamento adequado, com probabilidade maior a cura, além de atuar na educação em saúde. É valido ressaltar também, que estas populações ribeirinhas possuem diferentes concepções, baseadas e transmitidas principalmente pelo senso comum, por isso o profissional da saúde precisa se adequar a esta realidade, com a finalidade de prestar-lhe a devida assistência, independentemente da sua cultura. Nesse sentido, faz-se necessário o desenvolvimento de ações de promoção e prevenção da saúde diferenciadas para estas populações, destaca-se a atuação direta da enfermagem como agente educador em saúde, prestando um cuidado holístico e compreensivo, visando uma assistência adequada à bagagem cultural deste povo dentro da diversidade de identidade e valores. Nesta conjuntura, o objetivo deste é compartilhar a experiência vivenciada em comunidade ribeirinha, para persuadir profissionais de saúde no estimulo a população, quanto a reflexão sobre o autocuidado com a saúde, além de práticas preventivas a doenças. Desenvolvimento do trabalho: A ação foi vivenciada pelos acadêmicos do 2º e 8° semestre do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA), sob orientação e supervisão dos docentes da referida universidade. Foi realizada no dia 08/11/2016, em uma ilha ribeirinha, próximo a região metropolitana do município de Belém, Pará, Brasil, tendo como público alvo a população residente que dispunha de alguma necessidade de assistência à saúde. A ação foi realizada através de uma parceria da Universidade Federal do Pará juntamente com o “Projeto Luz na Amazônia”, que presta há 51 anos atendimento a essas populações ribeirinhas; o projeto disponibilizou o barco, para os atendimentos e para o transporte (dos acadêmicos e docentes), além da alimentação.  Os discentes foram divididos em grupos, para ocuparem funções distintas. Foram recebidos públicos variados, dentre eles: crianças, adolescentes, adultos e idosos para realização de exames a saber: hemograma, exame preventivo do câncer de colo uterino (PCCU); foram oferecidas orientações de enfermagem relacionadas às doenças mais recorrentes na comunidade. Além disso, ouve assistência de enfermagem durantes as consultas realizadas, estas consistiam na aferição de sinais vitais, verificação de índice glicêmico e prestação de esclarecimentos as dúvidas e/ou curiosidades da população sobre algumas outras temáticas. No momento da ação alguns grupos ocuparam o andar de cima do barco para o acolhimento, orientações, tratamento e profilaxia das doenças mais incidentes na comunidade local, sendo desde infectocontagiosas, parasitárias até sexualmente transmissíveis; além da triagem dos pacientes, que foram sendo direcionados para os atendimentos disponíveis. Outros grupos ficaram responsáveis pela coleta de sangue e PCCU. Resultados e/ou impactos: A ação obteve excelentes resultados, que satisfizeram os objetivos propostos pela mesma, pois o público-alvo foi bastante participativo e ativo, durante as orientações, nos cuidados com a saúde, esclareceram dúvidas e receberam de bom grado os serviços prestados. Em relação ao acolhimento foi perceptível a interação de todos, pois entenderam o intuito da ação e do projeto. Ademais, alguns demonstraram resultados alterados em relação aos padrões de normalidade dos sinais vitais, mesmo não sendo diagnosticados com determinadas patologias, estes receberam orientações importantes de enfermagem sobre aderir hábitos de vida saudáveis, prevenção de doenças e início imediato do tratamento daqueles com diagnósticos patológicos, para garantirem uma qualidade de vida. Durante as palestras das patologias houve um entendimento eficiente por parte da população, haja vista o envolvimento em participar por meio de perguntas e informações acrescentadas baseadas nos conhecimentos culturais dos ouvintes, conhecimentos empíricos estes, que foram acolhidos e respeitados pelo corpo acadêmico. Houve um número significativo de pacientes que compareceram para a coleta de sangue, entre crianças e adultos, que buscavam através do hemograma obter um diagnóstico patológico, em sua maioria, bem como o público que buscou pelo exame de PCCU, com idade que variavam desde os 14 até os 65 anos, estas buscaram o atendimento também por motivos de sintomatologia sugestiva de uma patologia, sendo a maioria diagnosticada com algum processo inflamatório, o que mostra que ainda é preciso realizar intervenções educativas para falar sobre os cuidados preventivos na atenção primária, pois  as condições de vida desfavoráveis e a falta de suporte assistencial a saúde são os elementos que têm maior impacto negativo na saúde das pessoas ao longo da vida. O que mostra o papel fundamental e diferencial dos profissionais de saúde ao traçar estratégias voltadas para o aspecto educativo além de proporcionar atenção integral à saúde com ênfase na promoção e prevenção de doenças, que são as bases do sistema único de saúde (SUS). Foi perceptível também a importância de se realizar ações dessa natureza, que possibilitam valiosas experiências e aprendizados aos discentes, além de favorecer a população carente de assistência à saúde e que certamente podem impactar positivamente na qualidade de vida destas. Considerações Finais: Desse modo a experiência vivenciada durante a ação, nos possibilitou um entendimento maior a cerca do papel primordial exercido pelo profissional de enfermagem, na medida que esse por ter um contato maior com seu cliente e buscar compreender o meio ao qual está inserido, torna-se um agente transformador, buscando sempre por soluções que se adequem aos diferentes públicos e seus meios de convivência. Ressalta-se ainda a necessidade de maiores investimentos em atividades que promovam a prevenção em saúde das populações ribeirinhas, bem como a importância, de ações de extensão, na formação dos acadêmicos de enfermagem e demais profissionais de saúde contribuindo para torna-los profissionais competentes, capacitados para atuar nas mais diversas situações, além de gerar nestes profissionais um conhecimento que possa viabilizar uma relação inovadora entre a Universidade e a sociedade.


Palavras-chave


Serviços de Saúde; Promoção da Saúde; População