Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O Matriciamento como tecnologia de cuidado em saúde mental e a Rede de Atenção Psicossocial em Porto Velho-RO
Adriana Dias Silva, Maria Angelica Almeida Peres, Junniene Beckman Barbosa, Fernanda Leite da Silva, Jaqueline Costa Cruz, Mauricio Viana Gomes de Oliveira, Katia Fernanda Alves Moreira

Última alteração: 2018-01-21

Resumo


Apresentação: trata-se de um estudo realizado por ocasião da elaboração de um Trabalho de Conclusão do Curso sobre o matriciamento em saúde mental no contexto da Rede de Atenção Psicossocial no município de Porto Velho, estado de Rondônia. É um estudo que visa identificar o funcionamento do apoio matricial existente entre um Centro de Atenção Psicossocial e uma Clinica Psiquiátrica com enfoque nas morbidades em saúde mental.

Desenvolvimento do trabalho: pesquisa de abordagem quantiqualitativa, de caráter descritivo e exploratório que aplicou um questionário semiestruturado entre os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial- CAPS Madeira Mamoré e da Clínica Psiquiátrica do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro. Foi realizada a partir de um projeto matriz intitulado como: “Estudo sobre morbidades em Rondônia”, cuja autorização do CEP com número do parecer do CAAE: 46586315.9.0000.5300, com data de aprovação em 28 de agosto de 2015. Foram respondidos quatro questionários semiestruturados por profissionais atuantes no CAPS Madeira Mamoré e na Clínica Psiquiátrica do Hospital de Base. Buscou informações que permitiram identificar a atuação conjunta dos profissionais em relação a pacientes matriciados entre as duas unidades de saúde e também quanto à compreensão destes sobre o tema.

 

Resultados e impactos: foram identificadas conceituações bem similares a respeito de apoio matricial, sendo que apenas um profissional apresentou opinião divergente. Em relação a como acontece o apoio matricial entre essas duas unidades de saúde envolvidas, segundo dados coletados os profissionais atuam principalmente na realização de reuniões quinzenais onde ocorrem discussões de casos e definição de condutas; as principais dificuldades enfrentadas para a implementação do Apoio Matricial são a demanda ambulatorial, número reduzido de profissionais, falta de transporte próprio das unidades, sendo essas as mais citadas. As morbidades mais prevalentes elencadas através da pesquisa para serem matriciadas corresponderam a esquizofrenia, depressão e transtorno bipolar; quanto aos critérios de inclusão do paciente e a percepção da equipe à adesão ao tratamento do usuário matriciado, esta é positiva; os profissionais relataram melhora no seguimento ao tratamento e redução do número de internações.

Considerações finais: o trabalho do apoiador matricial implica em dimensões subjetivas dos sujeitos, seus conflitos, suas relações e vínculos com os demais membros da equipe e com o próprio trabalho.


Palavras-chave


Apoio Matricial; Cuidado; Saúde Mental