Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NO CONSUMO ALCOÓLICO DE ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NA AMAZÔNIA OCIDENTAL
Sérgio Valério Escobar Filho, Marina Gomes Martellet, Rosely Valéria Rodrigues, Carlos Henrique de Castro

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que aproximadamente 2 milhões de pessoas consomem álcool, sendo caracterizada a droga lícita mais utilizada, principalmente entre universitários, concomitantemente a isso, torna-se um problema mundial e de saúde pública. O estudo tem por objetivo analisar a influência das mídias sociais (Facebook, Instagram e Snapchat), investigando o seu impacto no que tange a exposição de conteúdo alcoólico, feito pelos amigos dos universitários e o posterior consumo de álcool dos estudantes, bem como, os motivos para a ingesta alcoólica. É um estudo transversal, de abordagem quantitativa, desenvolvido no município de Porto Velho-RO, na Universidade Federal de Rondônia, campus José Ribeiro Filho, com estudantes que ingressaram no segundo semestre letivo de 2016. As informações presentes no estudo foram obtidas por meio da aplicação de questionários presenciais em dois momentos: nas semanas iniciais das aulas, com participação de 231 acadêmicos, e seis meses posterior, com 88 discentes participantes. Os dados foram tabulados e analisados estatisticamente, utilizando Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20.0. Entre os universitários que fizeram-se presentes no estudo no primeiro momento haviam cerca de 53% do sexo masculino, e apresentavam uma média de idade de aproximadamente 23 anos e no segundo momento 58% eram do sexo feminino, com média de idade de 24 anos. De acordo com os dados, o Facebook caracterizou-se a rede social mais utilizada e com mais verificações de conteúdos alcoólicos, nos dois momentos, seguido pelo Instagram e Snapchat e o motivo pelo qual os estudantes consomem bebida alcoólica é para ‘‘Celebrar uma ocasião especial com os amigos’’. Verificou-se que os alunos ingressam na universidade possuindo o hábito de beber, e que mais da metade dos universitários afirmaram não se sentirem expostos ao conteúdo alcoólico, mesmo relatando veisualizarem frequentemente conteúdos que contenham álcool em suas redes, o que demonstra uma falha na percepção dos alunos, relacionada à exposição a esses conteúdos alcoólicos. Diante disso, faz-se necessário implantar e manter políticas públicas a respeito desse consumo alcoólico nas universidades e escolas de nível médio e fundamental com intuito de anunciar sobre os perigos ao consumo do álcool.