Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Identificação de idosos vulneráveis: ação multiprofissional na extensão universitária
Lenora Ferreira de Oliveira Sanson, Karoline Rodrigues da Silva Martins, Beatriz França Alencar, Deborah Jacaúna Pereira

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


Este trabalho objetiva apresentar o resultado de uma ação de saúde da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Amazonas (LAGGEAM), que visa ao desenvolvimento de ações voltadas ao ensino, pesquisa e extensão além da promoção em saúde da pessoa idosa, junto aos acadêmicos da área da saúde, idosos, familiares e profissionais ligados à geronto-geriatria no estado do Amazonas.

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

A LAGGEAM em parceria com a Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL) realizou no dia 03 de novembro de 2017 um mutirão no Arena da Amazônia Vivaldo Lima, na cidade de Manaus∕AM, com intuito de fazer a triagem dos idosos presentes no local. No atendimento ao idoso foram verificados os graus de vulnerabilidade da saúde dos idosos, contando com testes de memória, graus de funcionalidade e independência. A ação e atividades dos ligantes dos cursos de enfermagem, medicina, psicologia e odontologia foram coordenadas por uma médica geriátrica, professora da Universidade Federal do Amazonas e vice-coordenadora da LAGGEAM. O atendimento ocorreu das 14 às 18 horas. Os instrumentos utilizados na atividade foram: Escala de Atividades Básicas de Vida Diária de Katz; Escala de Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD) de Lawton; Avaliação funcional (Pffefer); Mini-exame do estado mental; Índice de vulnerabilidade clínico-funcional-20 (IVCF-20).

RESULTADOS

Foram atendidos 24 idosos, entre eles, 4 idosos apresentaram-se vulneráveis de acordo com o escore do IVCF-20 (obtiveram escore maior∕igual a 14) e foram encaminhados para consultas no AAL. A média de idade dos idosos atendidos foi equivalente a 76,8 e a média dos vulneráveis foi igual a 81,5. Os casos mais graves foram encaminhados para consultas no ambulatório Araújo Lima (AAL) do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV); e os casos mais leves seguiram encaminhados pelo Sistema Único de Saúde.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A ação promovida pela LAGGEAM auxiliou no diagnóstico precoce de idosos vulneráveis que precisam de acompanhamento assíduo na área da geronto-geriatria; além disso, contribuiu para a formação dos alunos da área da saúde que dela participaram, tornando-os familiarizados com os instrumentos de estadiamento da saúde na terceira idade e propiciando seu contato com estes pacientes, introduzindo-os na gerontologia.


Palavras-chave


idoso; ensino; multiprofissionalidade; triagem; vulnerabilidade