Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A IMPORTÂNCIA DA TEORIA DE NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS NO CUIDADO AO PACIENTE HOSPITALIZADO NO SETOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Thays Cristine Torres Martins, Andreia Doria Cardoso da Silva, Bruna da Silva Simões, Lie Tonaki, Alessandra Cristina da Silva

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


APRESENTAÇÃO: A Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA-UEA), desde o primeiro período da formação acadêmico-profissional dos discentes de enfermagem, propõe disciplinas que abordam a importância das teorias de enfermagem para embasar a prática profissional dos enfermeiros. A enfermagem por muito tempo, exerceu seu cuidado baseada em um modelo biomédico, ou seja, uma assistência focada exclusivamente nas alterações biológicas e nas doenças. Visto a necessidade de surgir uma assistência holística e interpessoal da enfermagem, surgiram as teorias de enfermagem, onde estas organizam e associam, de um modo sistemático, as informações e conceitos orientando as ações do enfermeiro. Dentre as inúmeras teorias elaboradas, se destaca a Teoria das Necessidades Humanas Básicas (NHB) de Wanda Horta, que, para a criação da mesma, Horta inspirou-se na Hierarquia de Necessidades de Maslow, ou conhecida também como pirâmide de Maslow, na qual foi criada com a finalidade de definir as necessidades de nível mais baixo, que devem ser primeiramente satisfeitas em relação às necessidades de nível mais alto. Dessa pirâmide, Horta, extraiu e fundamentou as necessidades humanas básicas como: Necessidades fisiológicas; Segurança; Amor/Relacionamento; Estima; Autorrealização; Além disso, estabeleceu princípios para enfermagem onde a assistência deve respeitar a singularidade e a autenticidade do ser humano, identificar o ser humano como um sujeito que participa diretamente do autocuidado, prestar assistência ao ser humano e não à doença instalada e estabelecer toda a assistência prestada com o intuito de prevenir, curar ou reabilitar. Dessa forma, foi possível perceber durante as práticas hospitalares no setor de urgência e emergência, que a teoria das NHB é a que mais se adequa no setor, embasando a execução dos procedimentos pelos discentes, pois, foi observado pelos mesmos, os benefícios e a relevância que essa teoria tem para os pacientes hospitalizados nesta unidade. No decurso das práticas hospitalares vinculadas à UEA, os acadêmicos têm oportunidade de aplicar e observar os benefícios da Teoria das NHB de Wanda Horta ao paciente hospitalizado para uma melhor assistência, orientados pelo preceptor, de acordo com o setor no qual está sendo realizado a prática. Com isso, objetiva-se relatar a experiência dos discentes em aplicar e observar a utilidade da Teoria de NHB para embasar a assistência ao paciente hospitalizado no setor de urgência e emergência.

DESENVOLVIMENTO: Trata-se de um relato de experiência acerca da atuação e observação dos discentes com base na vivência de práticas hospitalares no setor de urgência e emergência de um hospital público de Manaus, para a disciplina de Enfermagem Clínica no Processo de Cuidar da Saúde do Adulto e Idoso, no período de 24 a 30 de novembro de 2017.  A disciplina possui uma carga horária teórica de 90 horas e prática de 60 horas, totalizando 150 horas. Sua ementa é constituída de conteúdos como a sistematização da assistência de enfermagem aos pacientes acometidos de doenças metabólicas, neurológicas, respiratórias, cardiovasculares, hematológicas, gastrointestinais, renais e oncológicas com ênfase nos aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação. Também em controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAs) em paciente clínico e a segurança do paciente. As atividades realizadas no setor de urgência e emergência são sempre supervisionadas pelo preceptor, e constituem na realização do processo de enfermagem, com todas as suas etapas concluídas, passagens de sonda vesical e nasogástricas, aspiração, banho no leito juntamente com a massagem de conforto, troca de curativos, verificando qual cobertura ideal para a ferida, e o fornecimento de oxigenoterapia. Foram também realizados interpretações de exames laboratoriais para uma melhor compreensão clínica do paciente.

RESULTADOS E/OU IMPACTOS: No setor de urgência e emergência da instituição, observou-se um público de pacientes com um conjunto de necessidades relacionadas a pirâmide de Maslow, definidas em níveis de prioridade, como: básicas (alimentação, vestimenta, repouso, segurança), psicológicas (autoconfiança, confiança, amizade, família) e de auto realização (criatividade, solução de problemas, aceitação dos fatos), na qual pôde-se preencher à pirâmide conforme suas necessidades, evidenciando as prioridades e tornando à assistência mais objetiva. A execução na prática pelos discentes da teoria das necessidades humanas básicas priorizou a hierarquia das necessidades, pois foi visto a importância disso ao paciente hospitalizado, pois estes dependem da equipe de saúde em quase todos os aspectos. Primeiramente, seguiu-se com as necessidades básicas onde os acadêmicos de enfermagem executaram procedimentos como passagem de sonda nasogástrica, banho no leito com soro morno e após o banho uma massagem com hidratante para um maior conforto, verificação das grades dos leitos para evitar quedas, mudança de decúbito para evitar lesão por pressão, e verificação de cabos soltos em monitores, todas essas ações voltadas para suprir as necessidades fisiológicas e a segurança dos pacientes. Posteriormente, encaminhou-se com as necessidades psicológicas, em que os acadêmicos mantinham a todo tempo o diálogo com os pacientes, principalmente os agitados, explicando sobre os procedimentos a serem realizados, visando acalmá-los para que o cuidado alcançasse o êxito, desenvolvendo assim um vínculo de amizade e confiança com o mesmo. Concomitantemente a isso, tem-se o topo da pirâmide que são as necessidades de auto realização. Nesta, o paciente consegue dar o melhor de si e adquire independência em suas ações, sendo capaz de fazer o que gosta. Percebe-se então a importância de utilizar a teoria de NHB de Wanda Horta neste âmbito hospitalar, na qual o foco é manter e suprir as necessidades fisiológicas do paciente, como a oxigenação, hidratação, nutrição, eliminação, e entre outros, as psicológicas, até chegar ao topo da pirâmide (auto realização), servindo assim como uma ferramenta necessária neste local, pois estes necessitam de um cuidado mais centrado, holístico, individual onde o foco é assistir o ser humano com a visão de tratar, prevenir e reabilitar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante do que foi relatado, ressalta-se a importância e os benefícios do ensino sobre as teorias de enfermagem na formação acadêmica em diferentes disciplinas, que possibilita ao acadêmico o exercício da observação crítica do setor inserido, avaliando as necessidades tanto do paciente quanto do ambiente e selecionando assim, dentre as teorias, aquela que mais se adequa ao paciente e a instituição para embasar suas ações de enfermagem e promover uma melhor assistência ao paciente. Dessa forma, a parceria da UEA com os hospitais públicos de Manaus, possibilitou aos discentes, nas práticas da disciplina, o reforço da importância de conhecer todas as teorias de enfermagem, onde no setor da urgência e emergência, teve destaque a Teoria das NHB, pois através dela os discentes e os profissionais de saúde embasam, sustentam e fundamentam suas ações no cuidado, olhando o paciente como um todo, podendo refletir sobre o conjunto das necessidades básicas que o paciente hospitalizado necessita, pois o mesmo precisa de auxílio, supervisão e orientação, por se encontrarem por muitas vezes acamados e impossibilitados de manter o auto-cuidado, evidenciando com isso, a importância de seguir os princípios de Wanda Horta. Além disso, as práticas vivenciadas pelos discentes trouxeram a percepção da necessidade de promover uma educação continuada para com a equipe de enfermagem que trabalham neste setor, relatando os princípios e os benefícios de utilizá-los com os pacientes hospitalizados para a garantia de qualidade do cuidado, tornando-a mais humanizado, direcionado, holístico e individualizado.


Palavras-chave


Teoria de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Estudantes de Enfermagem