Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
SITUAÇÃO DE INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO GURUGI , CONDE – PARAÍBA
Taísa Gomes de Andrade Oliveira

Última alteração: 2018-01-21

Resumo



Apresentação: A alimentação é um direito de todos os seres humanos. No entanto, milhões de pessoas no mundo ainda sofrem com a escassez de alimentos. As comunidades tradicionais indígenas e remanescentes de quilombos, são consideradas grupos de alta vulnerabilidade social. Nesses grupos, a pobreza, a renda insuficiente, a escassez de recursos naturais para o desenvolvimento de sua economia de subsistência, a insegurança alimentar e a fome, são altamente prevalentes e com grandes consequências para o estado de saúde e de vida. Este trabalho buscou conhecer melhor a situação de vida e de saúde desse grupo,  quantificar a prevalência de insegurança alimentar e identificar como essa está relacionada com esta condição.

Metodologia: Realizou-se um estudo transversal, onde 30 famílias participaram respondendo um questionário contendo informações sobre a caracterização da família, dados sócio econômicos, e a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA). Todos os dados coletados foram transcritos para meio digital em uma planilha eletrônica. Os participantes assinaram o TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) como requisito ético de participação no Estudo/pesquisa.

Resultados: Observou-se que a segurança alimentar, esteve presente em apenas 6 (20%) famílias quilombolas, dentre as 24 (80%) famílias que se encontravam em situação de insegurança alimentar, 12 (40%) apresentaram Insegurança alimentar leve, 9 (30%) moderada e 3 (10%) grave. Estavam em insegurança alimentar 83,33% das famílias com menores de 18 anos de idade; estando 44% em condições de Insegurança alimentar leve, 32% encontraram-se em Insegurança alimentar moderada e 12% apresentaram Insegurança alimentar grave. Entre as famílias que recebem o Bolsa Família 33,33% encontram-se em algum nível de Insegurança alimentar, e 6 famílias estavam em Segurança alimentar.

Considerações finais: Verificou-se uma alta prevalência de Insegurança alimentar na comunidade, o que demonstra que vários fatores estão relacionados para essa situação, como a distribuição desigual de renda, a falta de terra e recursos para produzir, dentre outros. Notou-se também que o auxílio do programa Bolsa Família não é suficiente para garantir a Segurança Alimentar.

 

 

 


Palavras-chave


Segurança alimentar; Comunidades tradicionais; Fome.