Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Educação em serviço de profissionais de Saúde em Unidades Básicas de Saúde de Manaus
Elisabete Martins de França, Railton Moreira dos Anjos, Carlos Rafael Lopes de Azevedo, Lidiane de Jesus Souza Lima, Celsa da Silva Moura Souza, Regismeire Viana Lima, Maria Regina Torloni

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


Apresentação: Trata-se de um relato de experiência de uma atividade de educação em serviço para capacitação de profissionais de saúde, enfermeiros e assistentes sociais em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Manaus, com objetivo de promover a prevenção de ganho de peso em gestantes durante a realização do pré-natal. Desenvolvimento do trabalho: A atividade ocorreu em 2017 no próprio cenário de prática em 10 UBS distribuídas nas 4 zonas distritais de saúde através de estratégias de ensinagem, que foram desenvolvidas e apresentadas por Nutricionistas e acadêmicos de enfermagem,educação física, nutrição e medicina participantes do projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas ligado a pesquisa “Suplementação de cálcio em baixa dose para prevenção de pré-eclampsia”, que teve como público-alvo gestantes que vinham à UBS para consultas pré-natais. Além das gestantes, os profissionais que coordenavam os grupos de grávidas foram convidados para participar das práticas educativas, no caso destas UBS os profissionais envolvidos são os enfermeiros e assistentes sociais.  As atividades educativas nessas UBS seguiam o calendário de agendamento dos profissionais na caderneta da gestante. Ocorrendo em cada atividade prática 20 minutos de informação com diversas estratégias de ensinagem sobre o acompanhamento de ganho de peso gestacional. Os profissionais  foram treinados nas seguintes temáticas:  risco de excesso de peso, prevenção de ganho de peso por meio da alimentação e atividade física,  cálculo e acompanhamento do peso por meio do gráfico da caderneta da gestante. Diversas técnicas de ensinagem foram utilizadas, tais como: uso de painéis do açúcar e sal ocultos nos alimentos, painel de atividades físicas na gestação, caderneta de saúde da gestante, slides e a dinâmica  tempestades de idéias. Essas técnicas foram utilizadas para que os profissionais capacitados pudessem reproduzi-las em outros momentos e para que fosse criado um espaço de troca de conhecimentos entre os profissionais de saúde e as gestantes, com objetivo de levar essas mulheres a reflexão dos seus hábitos alimentares e de vida durante a gestação. Os profissionais de saúde foram capacitados em serviço sobre a temática de ganho de peso por meio da observação das técnicas de ensinagem e interação com as Nutricionistas, os acadêmicos  e os participantes durante as atividades, por meio de troca de experiências, transmitindo informações e tirando dúvidas sobre os assuntos abordados.Impactos: Foram capacitados em serviço 20 profissionais de saúde de 10 UBS de 4 zonas distritais de saúde (4 UBS da zona norte, 2 UBS da zona leste, 2 UBS da zona oeste e 2 UBS da zona  sul), sendo 8 enfermeiros e 12 assistente sociais, por meio de 4 estratégias de ensinagem desenvolvidas de fevereiro  à  novembro de 2017.  As práticas educativas promovidas pela Nutricionista e os acadêmicos foram bem aceitas pelos profissionais de saúde participantes e pelas gestantes atendidas nas UBS, pois segundo os relatos da equipe da UBS essa vivência com a equipe da UFAM foi uma experiência muito boa, inovadora, motivadora e proveitosa.  O profissional que mais participou das atividades promovidas pela  a equipe da UFAM foram os assistentes sociais, que estiveram presentes em todas as práticas educativas  e que mais contribuiram para que essas acontecessem nas UBS, pois foi notado que muitas vezes esses profissionais são os  responsáveis por organizar as práticas educativas e estimular a participação das gestantes nessas atividades na UBS.  Ao realizar a capacitação em serviço foram observadas as seguintes constatações: 1- Pelo fato da capacitação ser em serviço e marcada de acordo a disponibilidades da UBS houve notória participação dos profissionais de saúde; 2- Os profissionais que participaram da capacitação aplicaram os conhecimentos adquiridos em seus atendimentos individuais, como por exemplo os enfermeiros realizavam o calculo  do IMC  para controlar na tabela da caderneta de saúde da gestante o estado nutricional e os assistente sociais  durante o atendimento  conversavam com as gestantes sobre a questão do controle do peso, a importância do pré-natal na prevenção de doenças relacionadas o ganho excessivo de peso durante a gestação; 3-  Os profissionais foram estimulados a promover a participação das gestantes  nas  práticas educativas, foi observado que nos horários das práticas que os enfermeiros ou assistentes sociais que participavam assiduamente das atividades promovidas pela Nutricionista da UFAM, haviam um  maior número de participantes; 4- Maior interação entre os profissionais de saúde e as gestantes, alguns assuntos abordado nas reuniões com  o grupo de gestantes foram escolhidos por meio de pesquisa com as gestantes; 5- Mesmo  com o fim das atividades promovidas pela Nutricionista e os acadêmicos da UFAM na UBS, houve continuidade das práticas educativas com os grupos de gestantes e com abordagem metodológica ensinada durante a capacitação em serviço,  fato constatado quando alguns assistentes sociais e enfermeiros solicitaram da Nutricionista materiais para que estes utilizassem em suas reuniões com o grupo de grávidas; 6- Observado a criação de novos grupos de gestantes e fortalecimento de grupos já existentes, que é uma importante estratégia  de promoção de saúde que proporciona troca de informações e experiências, desenvolvimento de autonomia e adoção de hábitos saudáveis pelas gestantes; e 7- Que as técnicas ensinagem utilizadas tornaram mais atrativas as reuniões com as grávidas,  aumentando a participação destas nas práticas, além de melhorar atenção no atendimento dos profissionais capacitados. Considerações Finais: A dimensão educativa é parte integrante e inovadora na assistência pré-natal, que é um momento propicio para  promover um espaço de educação em saúde, afim de possibilitar o preparo da mulher para viver a gestação e o parto de forma positiva. Este processo educativo tem que ser mais do obter que  conhecimentos, mas sim um momento de emponderamento  da gestante. Neste contexto, a capacitação de profissionais de saúde é fundamental e se esta ocorrer em serviço proporciona um aprendizado prático deste profissional incentivo a estes a criarem e fortalecerem os  grupos de gestante e  continuarem  as praticas educativas nas UBS, assim  fortalecendo a promoção de saúde e melhorando a qualidade da assistência prestada à mulher. Também deve ser ensinado e incentivado que os profissionais de saúde utilizem estratégias de ensinagem ativas, pois essas respeitam os conhecimentos prévios dos usuários, fazendo que a educação em saúde realizada  na UBS seja um momento de  aprendizado mútuo, significante e libertador, a favor da autonomia do usuário.  Ações com esse caráter devem ser ampliadas, pois favorecem a participação social,potencializa a uma assistência humanizada e integral à saúde e gera  mudança na vida dos usuários e na própria concretização do modelo de saúde proposto pelo SUS.


Palavras-chave


educação em saúde; gestantes; ganho de peso