Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
PROJETO MEDensina: HÁ DEZESSEIS ANOS PROMOVENDO SAÚDE A POPULAÇÃO AMAZONENSE
Marcela Cristina Barros Lopes, Andre Caminha de Figueiredo, Flavio Renan Paula da Costa, Maria Cristina dos Santos

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Apresentação: O Projeto MEDensina criado, em 2001, na Pró-Reitoria de Extensão, Universidade Federal do Amazonas, é integrado por acadêmicos da área da saúde e visa à transmissão de conhecimentos, que propicie condições para o desenvolvimento de uma postura crítica e responsável sobre a saúde individual e coletiva, orientando a comunidade sobre assuntos diversos relacionados à promoção da saúde, práticas preventivas e a redução de agravos futuros.

Objetivo: O presente resumo visa relatar as experiências vivenciadas por estudantes de Medicina e Odontologia, membros do MEDensina, durante as práticas desenvolvidas ao longo dos 16 anos de existência do projeto.

Relato das experiências: Durante o citado período, os integrantes do projeto visitaram  mais de 500 instituições públicas e privadas de Manaus e região metropolitana, levando educação em saúde para a população por meio de exposições, metodologias ativas, palestras breves, dinâmicas adequadas para cada público-alvo (crianças, adolescentes, adultos, idosos e população especial) e sobre os mais diversos temas como: Dengue, Bullying, DST-AIDS, Higiene Pessoal, Drogas, Depressão, Diabetes, Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde do Idoso e muitos outros, sempre com o intuito de orientar e informar a população. O projeto conta também com as redes sociais como instrumento para alcançar a população e disseminar as práticas de saúde.

Resultados: O projeto atinge em média cerca de 8.000 pessoas/ ano beneficiando a população com as práticas de promoção de saúde e, dessa forma, auxiliando na prevenção de doenças. Além disso, também é muito importante para os membros do projeto, pois além de proporcionar conhecimento acerca de diversos temas importantes, ajuda no desenvolvimento da expressão oral e apresentações acadêmicas em público. Cumpre salientar a grande importância do Projeto MEDensina pela sua contribuição na formação de profissionais de saúde, mais humanizados.

Considerações finais: O Projeto MEDensina proporciona, aos seus integrantes, reflexões acerca do contexto sociocultural no qual estão inseridos. Além disso, os voluntários atuam promovendo a saúde por meio das palestras educativas, com abordagem simples e de fácil entendimento pelo público, firmando os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde).