Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Identificação de idosos vulneráveis: ação multiprofissional na extensão universitária
Deborah Jacaúna Pereira, Lenora Ferreira de Oliveira Sanson, Karoline Rodrigues da Silva Martins, Tainah Barbosa Nepomuceno, Monica de Oliveira Lourenço, Vitor Souza da Costa

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Este trabalho objetiva apresentar o resultado de uma ação de saúde da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Amazonas (LAGGEAM), que visa ao desenvolvimento de ações voltadas ao ensino, pesquisa e extensão além da promoção em saúde da pessoa idosa, junto aos acadêmicos da área da saúde, idosos, familiares e profissionais ligados à geronto-geriatria no estado do Amazonas.

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

A LAGGEAM em parceria com a Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL) realizou no dia 03 de novembro de 2017 um mutirão no Arena da Amazônia Vivaldo Lima, na cidade de Manaus∕AM, com intuito de fazer a triagem dos idosos presentes no local. No atendimento ao idoso foram verificados os graus de vulnerabilidade da saúde dos idosos, contando com testes de memória, graus de funcionalidade e independência. A ação e atividades dos ligantes dos cursos de enfermagem, medicina, psicologia e odontologia foram coordenadas por uma médica geriátrica, professora da Universidade Federal do Amazonas e vice-coordenadora da LAGGEAM. O atendimento ocorreu das 14 às 18 horas. Os instrumentos utilizados na atividade foram: Escala de Atividades Básicas de Vida Diária de Katz; Escala de Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD) de Lawton; Avaliação funcional (Pffefer); Mini-exame do estado mental; Índice de vulnerabilidade clínico-funcional-20 (IVCF-20).

RESULTADOS

Foram atendidos 24 idosos, entre eles, 4 idosos apresentaram-se vulneráveis de acordo com o escore do IVCF-20 (obtiveram escore maior∕igual a 14) e foram encaminhados para consultas no AAL. A média de idade dos idosos atendidos foi equivalente a 76,8 e a média dos vulneráveis foi igual a 81,5. Os casos mais graves foram encaminhados para consultas no ambulatório Araújo Lima (AAL) do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV); e os casos mais leves seguiram encaminhados pelo Sistema Único de Saúde.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A ação promovida pela LAGGEAM auxiliou no diagnóstico precoce de idosos vulneráveis que precisam de acompanhamento assíduo na área da geronto-geriatria; além disso, contribuiu para a formação dos alunos da área da saúde que dela participaram, tornando-os familiarizados com os instrumentos de estadiamento da saúde na terceira idade e propiciando seu contato com estes pacientes, introduzindo-os na gerontologia.


Palavras-chave


idosos; ação integrada de saúde; equipe multiprofissional.