Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A CONTRIBUIÇÃO DO TRILHAS POTIGUARES NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DAS COMUNIDADES
Márcia Laélia de Oliveira Silva, Soraya Maria de Medeiros, Marília Souto de Araújo, Raissa Lima Coura Vasconcelos, Fillipi André dos Santos Silva, Nayara Cristina da Silva Bento, Bianca Calheiros Cardoso, Jordana de Oliveira Freire

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


O trilhas potiguares constitui-se de um programa de extensão com uma adequada relação entre a Universidade Federal do Rio grande do Norte e as comunidades de pequenos municípios do Estado, com até 15.000 habitantes. Esse programa é um conjunto de ações acadêmicas, com caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico que cumpra os princípios de inseparabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão. Tem como objetivo apresentar novas formas de aplicação do conhecimento, por meio do contato com as demandas das comunidades, buscando pela construção solidária do saber. Trata-se de um relato de experiência de conhecimento e vivência de estudantes de graduação de saúde, meio ambiente, música, teatro, tecnologia e comunicação, em um município do Estado do Rio Grande do Norte, por meio de intervenções e ações desenvolvidas previamente, ao avaliar as demandas do município. Foram realizados o total de 35 ações, com o público desde o infantil até os idosos, tanto na cidade como também na zona rural. O programa correlaciona o máximo de qualificação acadêmica com o máximo de compromisso social, resultando em um proveitoso e incessante processo de mudanças mútua e de sociabilidades, que privilegia o diálogo entre os diferentes saberes na luta constante pela conquista de uma vida digna em todos os aspectos do desenvolvimento humano.  As transformações sociais e educacionais têm repercussões nos modos de produzir, nos diferentes campos do saber, na de produção de bens e de serviços e na comunidade, por meio de ações voltadas ao público, com palestras direcionadas a temas com base nas demandas recebidas pelo município, como por exemplo, intervenções com idosos, homens e mulheres, sobre câncer de próstata, mama e colo do útero, com crianças por meio de contação de histórias e oficinas teatrais e também os moradores de zona rural. No total foram atendidos aproximadamente 338 pessoas da comunidade, onde 42% era a população que tinham interesse em participar das ações, 41% de alunos do ensino fundamental e médio das escolas do município, 11% de idosos e 6% de professores. Com isso podemos observar que a população demonstra interesse em participar dessa troca de conhecimentos, o que beneficia a própria comunidade a longo prazo. Colocando em pauta o desafio de trabalhar, na ótica da educação ambiental, tecnológica, cultural e de saúde, as ações do Trilhas Potiguares estão objetivamente voltadas à melhoria da qualidade de vida da população potiguar, priorizando o respeito à cultura e tradição locais, estabelecendo uma sintonia fina entre o saber acadêmico e o saber popular. Trazendo uma troca de conhecimentos que vai favorecer tanto ao crescimento educacional no profissional em formação, como também na população.


Palavras-chave


Educação Superior; Comunicação Interdisciplinar; Enfermagem