Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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CONCEITO HALLIWICK PARA ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA
Lucas de Souza Nascimento, Minerva Leopoldina de Castro Amorim, Kathya Augusta Thomé Lopes

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Introdução: O Conceito Halliwick envolve o meio líquido apoiado em princípios científicos da hidrodinâmica e biomecânica, consistindo em certas atividades exercidas que não podem ser realizadas em ambiente terrestre. O método utilizado como atividade aquática funcional é o programa de dez pontos, onde fornece estrutura ao processo de aprendizagem, lógica e progressiva, com abordagem para ensinar a todas as pessoas, em particular as pessoas com deficiência. Objetivo: avaliar o desempenho global de pessoas com DI após uma intervenção de atividades no meio líquido. Metodologia: a amostra foi composta por 13 adolescentes com deficiência intelectual participante do programa de atividades motoras para deficientes praticantes do conceito Halliwick, os dados coletados têm como base as pontuações realizadas pelos nadadores conforme normatização. Resultado/discussão: os resultados foram variados conforme as progressões da programação dos dez pontos, necessitando de maior ajuste mental para com alguns deles. Conclusão: O desenvolvimento do desempenho ao meio líquido é em longo prazo, necessitando assim de uma intervenção intensa que respeite a potencialidade do indivíduo, dando a ele uma melhoria na sua qualidade de vida.


Palavras-chave


Deficiência; Adolescentes; Conceito Halliwick.