Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Combate ao suicídio e valorização da vida, Programa saúde na escola integrando conhecimentos em instituição pública de ensino na cidade de Manaus: Um relato de experiência.
Glenda Batista, Sara Ferreira Sottocornola, Guilherme Kemeron Salazar

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido na disciplina Estágio Supervisionado I, ministrada no 9º período do curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), situada em Manaus-AM. O presente relato tem como objetivo principal descrever a atividade desenvolvida em uma escola municipal, pertencente à rede de ensino básico, onde tratou-se acerca do tema de “Valorização da vida e combate ao suicídio” em setembro de 2017, mês que aborda essa temática (setembro amarelo).

Desenvolvimento

Como base metodológica, utilizaram-se dinâmicas que proporcionassem maior interação com os participantes, alunos com idades entre 12 e 14 anos do 8º ano da rede de ensino. Dessa forma solicitamos que os mesmos descrevessem (separados em grupos de cores diferentes cada) suas atividades diárias ou hobbies favoritos, coisas que os deixassem felizes, que os fizessem gostar de viver. Seguido a isso, cada um dos acadêmicos que compunha o grupo de estágio supervisionado, seguiu para um grupo de alunos onde iniciaram-se discussões sobre depressão, ‘o que poderia levar alguém a desenvolver um quadro depressivo’, bullying, uso de álcool e drogas, isolamento social, etc. Os participantes relataram casos de amigos, vizinhos, colegas, expressaram suas opiniões a respeitos dos temas e até mesmo suas próprias histórias acerca dos assuntos foram manifestadas.

Resultados / Impactos

Como principais impactos nas discussões, observou-se que os alunos começaram a “criar coragem” de se expressar, após alguns acadêmicos relatarem suas histórias particulares pessoais, de amigos ou familiares. Colegas de sala, que sofriam algum tipo de bullying entre os demais, os próprios praticantes do bullying, adolescentes que eram sempre excluídos das atividades em grupo, no decorrer dessas atividades estavam todos interagindo entre si depois de entender a real importância do tema, de se fazer o que gosta, o valor do respeito mútuo e que algumas pessoas querem apenas conversar.

Considerações finais

Ao identificar as principais características socioeconômico dessas crianças pode-se avaliar e determinar a vulnerabilidade social, no qual muitos deles estão expostos todos os dias, tanto no âmbito familiar quanto no ambiente de sua moradia. Os relatos fornecidos subjugam a falta de políticas públicas que forneçam o apoio psicológico e social desses menores. Ao adotar práticas de englobamento, combate ao bullying e respeito diferenças a incidência de casos de depressão tende a cair, contudo, tais ações precisam ser assumidas como compromisso dos professores e da família.

O PSE é um instrumento importante na identificação, controle e acompanhamento das crianças e adolescentes devido à proximidade do profissional da saúde está presente no ambiente escolar, desta forma identificando precocemente as principais alterações na saúde mental desses jovens.

Cabe ao profissional de saúde possuir a sensibilidade de ouvir as queixas e medos desses indivíduos e a partir dessas informações é possível identificar a causa e assim, traçar metas de controle e combate ao adoecimento mental.


Palavras-chave


suicídio;saúde emocional;Adolescentes