Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NO INTERIOR DA AMAZÔNIA
Ana Cely de Sousa Coelho, Sheyla Mara Silva de Oliveira, Franciane de Paula Fernandes, Sarah Simone Silva de Oliveira, Marcelo Silva de Paula

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Introdução: O cotidiano de Agentes Comunitários de Saúde é rico de experiências que carregam os traços da educação em saúde mediada pela problematização, logo, faz-se necessária a utilização de aulas práticas baseadas nessa estratégia de ensino, onde se possibilita a ação-reflexão-ação, considerando a capacidade humana de articulação de fatos. O trabalho tem como objetivo descrever uma experiência de aula prática baseada na metodologia da problematização para Agentes comunitários de saúde. Desenvolvimento: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido por docentes da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Estado do Pará– ETSUS/PA, no município de Aveiro-PA. Resultados: Proposto a uma turma de 28 discentes do curso de Qualificação para ACSs na Unidade de Educação em Saúde. Os ACSs foram orientados a percorrer suas lembranças de visitas domiciliares, com intuito de contextualizar atividades através das metodologias ativas, observando e problematizando situações que desfavorecessem a saúde relacionando as principais causas da má comunicação, de acordo com as orientações repassadas em sala de aula, uma vez que este apresenta diversos cenários negativos de visitas como horários inadequados, dia inoportuno, falta de informação/conhecimento do assunto ao qual será feita a orientação, dentre outros. Desde o momento da visita a orientação de fato, o ACSs percorre muitos obstáculos no seu dia a dia, o que revela um ambiente inóspito às vezes com aversão a aplicação da Educação em Saúde, porém necessário à comunidade esse contato preventivo, como principal ferramenta de trabalho. Percebeu-se a eficácia da metodologia proposta onde o problema é um cenário local em que há diversas possibilidades de ensino, quando os ACSs foram instigados a pensar na problemática da Educação em Saúde, quanto às dificuldades comunicativas associadas à falta de comunicação, perceberam e destacaram as visitas como cenário de trabalho e oportunidade de ação educativa como fundamental na complementação teórica a priori apresentada, além de vivenciarem a realidade de seu cotidiano e avaliar a atuação do ACS em diversas situações principalmente na prevenção de doenças mediados pela orientação dialogada, com uso da realidade observada in loco, com demonstrações de que um ambiente “sadio” propicia seres humanos sadios. Considerações finais: A problematização apresentada e criada no decorrer da aula prática possibilita diferentes modos de pensar em propostas de educação em saúde para o ACS, e sua relação com o ambiente de trabalho, que são os lares visitados. Então, a metodologia da problematização condiciona ao ACS a inovação no processo de Educação em Saúde, utilizada em seu cotidiano com aquisição de competências necessárias para a ação profissional, em função disso; certamente terá uma atuação mais adequada e eficiente para a transformação social, promovendo de fato Educação em Saúde.

Palavras-chave


Problematização. Ferramenta Educativa. Agente comunitário de Saúde.