Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PET-Saúde como um meio de interação entre profissionais e discentes – relato de experiência
Jackson Celso Pereira Pires, Fernanda Araújo de Oliveira, Débora Nascimento Quaresma, John Henry Oliveira Vale, Luiz Fernando Gouvêa e Silva, Ademir Ferreira Sousa, Elidiane Moreira Kono

Última alteração: 2018-05-14

Resumo


Apresentação: Durante a graduação é importante que haja a interação dos discentes de diferentes cursos entre si e docentes, a qual pode se dar de diferentes formas, e uma delas é o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET – Saúde), o qual utiliza-se de ferramentas para promover a integração ensino-serviço-comunidade. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, com o objetivo de relatar a experiência de três acadêmicos de Fisioterapia da UEPAparticipantes do PET – Saúde/GraduaSUS. Desenvolvimento: O programa permitiu a capacitação de acadêmicos, docentes e preceptores para a construção e desenvolvimento do diagnóstico e plano de ação para o enfrentamento dos principais problemas e necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dentro do município de Santarém.Na primeira etapa do Programa foram realizadas reuniões com os grupos tutoriais para analisar ações já desenvolvidas pelo PET descritas nos artigosa fim de orientar a construção de uma ficha diagnóstica que caracterizasse a população usuária do SUS e detectasse os principais conteúdos de educação em saúde de maior interesse dos usuários. Após a tabulação das fichas diagnósticas foram definidos os temas das palestras, cuja elaboração dos banners contava com a participação dos discentes e docentes dos cursos: Educação Física, Enfermagem, Medicina e Fisioterapia, valorizando o caráter multiprofissional na educação em saúde. Ao final de cada palestra, os espectadores avaliaram como muito bom, regular ou ruim, para que ajustássemos as palestras seguintes de forma a ser mais dinâmica e interessante para o público. Resultados: O PET–Saúde da UEPA Campus XII é composto por 4pontosde atuação, dentre eles três unidades de referência e uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde realizou-se educação em saúde. Nesses locais foram apresentados em forma de palestras diversos temas relevantes para a saúde pública, como abordagem a saúde da mulher, saúde da criança e qualidade de vida, em geral por grupos mesclados de discentes e docentes dos cursos distintos.A população mostrou-se bastante envolvida nas palestras ao realizarem questionamentos sobre os temas e colaborarem com as suas experiências, tornando a palestra um instrumento de troca de saberes capaz de associar o conhecimento acadêmico ao conhecimento popular. Considerações Finais: O princípio da participação social que orienta a formação do SUS é imprescindível para a qualidade de vida da população, visto que a saúde deve ser um processo de construção orientada por seus próprios usuários. Logo, o PET-Saúde desenvolvido pelo grupo tutorial da UEPA considerou este princípio como a base para a elaboração da educação em saúde, ao levar temas de interesse da população para os locais de atuação, atingindo o objetivo da integração ensino-serviço-comunidade. Desta forma percebe-se que a integração entre discentes e profissionais da saúde em busca da interação ensino-serviço-comunidade pode ser utilizada de maneira valiosa na promoção de saúde, e assim, diminuir os principais problemas e necessidades dos usuários do SUS.


Palavras-chave


PET-Saúde/GraduaSUS; integração ensino-serviço-comunidade; educação em saúde.