Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Docência no ensino superior: principais desafios encontrados na contemporaneidade
Jackson Celso Pereira Pires, Matheus Eduardo Horta da Costa, Andréa Reni Mendes Mardock, Taianne Kaiena Frota Oliveira, Ademir Ferreira Sousa, Alex de Freitas Marques

Última alteração: 2018-04-16

Resumo


Apresentação: No cenário da revolução das Tecnologias de Informação e Comunicaçãoidentificamos que novos desafios surgem no espaço – tempo “aula” onde e quandoacontece integradamente a formação dos profissionais e a docência universitária. Refletir sobre os desafios da docência no ensino superior na atualidade se faz necessário para que o professor possa entendê-los claramente e melhor atuar. Objetivo. Analisar através de uma revisão bibliográfica as principais dificuldades e deficiências durante o processo de ensino aprendizagem no ensino superior enfrentado por docentes das universidades do Brasil. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo descritivo elaborado através de uma revisão bibliográfica de artigos científicos publicados a partir de 2013, nas principais plataformas online. Resultados: Para se realizar uma docência voltada para a formação profissional é preciso ter como base a formação profissional condizente com o século XXI, para isto é necessário superar alguns novos desafios que surgiram no último século, tais como: aprender a ensinar por meio de maneiras pelas quais não foram ensinados e aprender atrabalhar em equipes com seus colegas. Nesse contexto, surge a importância do planejamento das disciplinas com: aulas teóricas com muito peso e valor; parte prática; estágio supervisionado; acoplamento/integração de duas ou mais áreas de conhecimento; novas áreas de conhecimento; avanço da ciência e tecnologia e equipe multiprofissional. Considerações finais: De acordo com os artigos analisados concluímos que a docência no ensino superior precisa passar por várias revisões em seus aspectos metodológicos, tornando estes cada vez mais ativos e participativos, mas principalmente no perfil profissional dos docentes, que precisam ser incentivadores e mediadores do aprendizado dos alunos para que possam ser formados profissionais com senso critico de sua profissão e da sociedade.


Palavras-chave


Docência no Ensino Superior; Dificuldades; Planejamento.