Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-04-16
Resumo
Apresentação: No cenário da revolução das Tecnologias de Informação e Comunicaçãoidentificamos que novos desafios surgem no espaço – tempo “aula” onde e quandoacontece integradamente a formação dos profissionais e a docência universitária. Refletir sobre os desafios da docência no ensino superior na atualidade se faz necessário para que o professor possa entendê-los claramente e melhor atuar. Objetivo. Analisar através de uma revisão bibliográfica as principais dificuldades e deficiências durante o processo de ensino aprendizagem no ensino superior enfrentado por docentes das universidades do Brasil. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo descritivo elaborado através de uma revisão bibliográfica de artigos científicos publicados a partir de 2013, nas principais plataformas online. Resultados: Para se realizar uma docência voltada para a formação profissional é preciso ter como base a formação profissional condizente com o século XXI, para isto é necessário superar alguns novos desafios que surgiram no último século, tais como: aprender a ensinar por meio de maneiras pelas quais não foram ensinados e aprender atrabalhar em equipes com seus colegas. Nesse contexto, surge a importância do planejamento das disciplinas com: aulas teóricas com muito peso e valor; parte prática; estágio supervisionado; acoplamento/integração de duas ou mais áreas de conhecimento; novas áreas de conhecimento; avanço da ciência e tecnologia e equipe multiprofissional. Considerações finais: De acordo com os artigos analisados concluímos que a docência no ensino superior precisa passar por várias revisões em seus aspectos metodológicos, tornando estes cada vez mais ativos e participativos, mas principalmente no perfil profissional dos docentes, que precisam ser incentivadores e mediadores do aprendizado dos alunos para que possam ser formados profissionais com senso critico de sua profissão e da sociedade.