Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A LINHA DE CUIDADO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÙDE
Weslley dos Passos Verissimo, Tayná Lívia do Nascimento, Luiz Carlos Costa de Souza, Paulo Sérgio da Silva, Laerte de Oliveira Teixeira

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Introdução: No intuito de atender as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), as instituições superiores de ensino, têm pensado cada vez mais em um modelo de formação no domínio da Enfermagem que inclua dimensões assistenciais e gerenciais de atenção em saúde baseado em linha de cuidado (LC). Linhas, que pressupõem a existência de uma rede de serviços que suporte as ações necessárias, o projeto terapêutico adequado à pessoa que transita pelos serviços de saúde na rede SUS. Objetivo: Descrever as experiências de estudantes de enfermagem com aplicação da LC como instrumento pedagógico durante o período da formação universitária. Método: Trata-se de um relato de experiência orientado por vivências de três estudantes universitários de enfermagem nos cenários práticos de ensino-aprendizagem junto a LC que compõem a rede de saúde de um município, localizado na região serrana do estado do Rio de Janeiro. O relato está atrelado a um curso de graduação em Enfermagem orientado por metodologias ativas de ensino que utiliza a LC como instrumento pedagógico para formação de enfermeiros. Resultados: Os relatos foram organizados em uma categoria, intitulada: “experiências de estudantes de enfermagem nos cenários de prática profissional orientado pelas LC”. A discussão sobre a formação de enfermeiros baseado no encontro do estudante com a realidade foi desafiador, sobretudo porque abarcou vivências que perpassaram pelos seguintes cenários do cuidado: Unidade Básica de Saúde, domicílio, ambulatório e unidade hospitalar. As experiências concretas envolveram o percurso dos estudantes na rede de saúde com usuários com doenças crônicas não transmissíveis e gestantes. A LC como instrumento pedagógico possibilitou aos estudantes observarem a lógica de funcionamento da rede de saúde, desenvolvimento de habilidades psicomotoras, atendimento de necessidades básicas de saúde do indivíduo-família-comunidade, avaliação dos determinantes de saúde e observação do papel do enfermeiro junto à equipe interdisciplinar em saúde em diferentes contextos. Sem dúvidas, a linha de cuidado é um potente instrumento para atender as necessidades e problemas de saúde da população contribuindo fortemente na formação de enfermeiros que devem realizar uma escuta qualificada, acolher a pessoa que precisa de cuidados e  ser resolutivo em suas ações. Conclusão: Falar em LC como instrumento pedagógico para formação de enfermeiros para o SUS é descrever o “caminhar na rede de saúde" realizado por estudantes junto com as pessoas com saúde ou seus desvios e isso inclui um apreensão de saberes e práticas em saúde.

Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde, Ensino; Educação superior.