Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PERFIL DA QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS DO MUNICÍPIO DE COARI-AM.
Paula Andreza Viana Lima, Jéssica Karoline Alves Portugal, Marcelo Henrique da Silva Reis, Victor Linec Maciel Barbosa, Rodrigo Damasceno Costa, Andriele Valentim da Costa, Mariana Paula da Silva, Abel Santiago Muri Gama

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Apresentação: A Universidade é um local de diferentes contextos sociais e culturais, onde o aluno se depara com uma nova realidade, levando-o a buscar adaptação em diversos aspectos, tanto acadêmico, quanto na vida pessoal. Nesta perspectiva, a formação de profissionais deve ser direcionada não apenas a conhecimentos técnicos e científicos, mas englobar uma visão humana ampla do indivíduo, preparando-o para o enfretamento de situações desagradáveis em sua vida acadêmica e profissional, que poderão repercutir em seu bem-estar físico, psíquico e social, interferindo em sua saúde e qualidade de vida. Neste sentido, o objetivo desse trabalho é descrever a qualidade de vida de estudantes universitários de uma Universidade Federal do interior do Amazonas. Desenvolvimento do trabalho: Estudo descritivo, transversal e de abordagem quantitativa, realizado com alunos de graduação do Campus avançado da Universidade Federal do Amazonas, o Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), no município de Coari. O estudo foi realizado com 360 estudantes de diferentes cursos de graduação. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário autoaplicável, com perguntas referentes a informações socioeconômicas e demográficas, vida acadêmica, consumo de medicamentos e qualidade de vida. Para a avaliação da qualidade de vida, utilizou-se o instrumento WHOQOL-bref, que se refere a satisfação com a saúde, relações pessoais, meio ambiente e domínio físico e psicológico. A pesquisa foi realizada nos meses de outubro e novembro de 2017 e cada participante assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Resultados: Dos 360 alunos entrevistados, a maioria era do sexo feminino (59,4%), com média de idade de 21 anos e 78 (21,7%) era do curso de Biologia e Química. Em relação a percepção do indivíduo quanto a sua qualidade de vida, 59,9% avaliou como boa.  Quanto a satisfação com o curso, 47,5% informaram estar satisfeitos, enquanto 27,8% informaram estar “mais ou menos satisfeito” e 26,7% informaram estar mais ou menos satisfeitos com o convívio entre colegas. No que diz respeito a satisfação com o sono, 19,7% informaram estar insatisfeitos e 24,4% estavam insatisfeitos com o acesso ao serviço de saúde. Considerações finais: O estudo aponto baixo nível de satisfação na maioria das questões do instrumento de avaliação de qualidade de vida. Desta forma, evidencia-se que a Universidade precisa adotar medidas que visem a melhoria da qualidade de vida desses estudantes, uma vez que, grande parte das insatisfações estão relacionadas a dificuldades encontradas no contexto acadêmico, como falta de sono, devido a sobrecarga de disciplinas por período. Neste contexto, ressalta-se a importância do estudo no sentido de conhecer os conflitos enfrentados pelos alunos, possibilitando o planejamento de estratégias por parte dos gestores da Universidade, com intuito de aumentar os níveis de satisfação dos estudantes de graduação.

Palavras-chave


Qualidade de vida; Estudantes de graduação