Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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PERFIL DA QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS DO MUNICÍPIO DE COARI-AM.
Última alteração: 2018-01-06
Resumo
Apresentação: A Universidade é um local de diferentes contextos sociais e culturais, onde o aluno se depara com uma nova realidade, levando-o a buscar adaptação em diversos aspectos, tanto acadêmico, quanto na vida pessoal. Nesta perspectiva, a formação de profissionais deve ser direcionada não apenas a conhecimentos técnicos e científicos, mas englobar uma visão humana ampla do indivíduo, preparando-o para o enfretamento de situações desagradáveis em sua vida acadêmica e profissional, que poderão repercutir em seu bem-estar físico, psíquico e social, interferindo em sua saúde e qualidade de vida. Neste sentido, o objetivo desse trabalho é descrever a qualidade de vida de estudantes universitários de uma Universidade Federal do interior do Amazonas. Desenvolvimento do trabalho: Estudo descritivo, transversal e de abordagem quantitativa, realizado com alunos de graduação do Campus avançado da Universidade Federal do Amazonas, o Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), no município de Coari. O estudo foi realizado com 360 estudantes de diferentes cursos de graduação. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário autoaplicável, com perguntas referentes a informações socioeconômicas e demográficas, vida acadêmica, consumo de medicamentos e qualidade de vida. Para a avaliação da qualidade de vida, utilizou-se o instrumento WHOQOL-bref, que se refere a satisfação com a saúde, relações pessoais, meio ambiente e domínio físico e psicológico. A pesquisa foi realizada nos meses de outubro e novembro de 2017 e cada participante assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Resultados: Dos 360 alunos entrevistados, a maioria era do sexo feminino (59,4%), com média de idade de 21 anos e 78 (21,7%) era do curso de Biologia e Química. Em relação a percepção do indivíduo quanto a sua qualidade de vida, 59,9% avaliou como boa. Quanto a satisfação com o curso, 47,5% informaram estar satisfeitos, enquanto 27,8% informaram estar “mais ou menos satisfeito” e 26,7% informaram estar mais ou menos satisfeitos com o convívio entre colegas. No que diz respeito a satisfação com o sono, 19,7% informaram estar insatisfeitos e 24,4% estavam insatisfeitos com o acesso ao serviço de saúde. Considerações finais: O estudo aponto baixo nível de satisfação na maioria das questões do instrumento de avaliação de qualidade de vida. Desta forma, evidencia-se que a Universidade precisa adotar medidas que visem a melhoria da qualidade de vida desses estudantes, uma vez que, grande parte das insatisfações estão relacionadas a dificuldades encontradas no contexto acadêmico, como falta de sono, devido a sobrecarga de disciplinas por período. Neste contexto, ressalta-se a importância do estudo no sentido de conhecer os conflitos enfrentados pelos alunos, possibilitando o planejamento de estratégias por parte dos gestores da Universidade, com intuito de aumentar os níveis de satisfação dos estudantes de graduação.
Palavras-chave
Qualidade de vida; Estudantes de graduação