Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2017-12-21
Resumo
APRESENTAÇÃO: O acolhimento é considerado uma tecnologia leve que otimiza a demanda dos usuários e organiza o processo de cuidado da unidade local, sendo o profissional responsável por acolher, responsabilizar e resolver, utilizando relações de vínculo e capacidade de escuta aberta. Além disso, pode facilitar a continuidade e redefinição dos projetos terapêuticos dos usuários, sobretudo quando eles procuram a unidade de saúde fora das consultas ou atividades agendadas. Já a triagem pode ser definida como a classificação de consultas e procedimentos específicos. Com isso, é notória a importância da soma entre o acolhimento e a triagem, visto que o acolhimento humanizado possibilita a aproximação do usuário forma ética, estética, política e constante com a Estratégia Saúde da Família (ESF), visto que, os usuários geralmente são conhecidos ou estão próximos (por morarem perto ou serem adstritos à UBS) e que o efetivo trabalho em equipe (multi e transdisciplinar) produz relações solidárias e complementares entre os profissionais (enriquecendo-os individualmente e ao conjunto da equipe), gerando, assim, mais segurança e proteção para os usuários. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na triagem de uma ESF. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, vivenciado por acadêmicos de enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA). A vivência ocorreu em uma ESF localizada em Belém-Pa. Durante o dia de prática, os acadêmicos ficaram responsáveis pela triagem padrão nos usuários que estavam aprazados e de demanda espontânea da ESF. Os acadêmicos, ao realizarem a triagem, buscaram estabelecer um vínculo com os usuários ali presentes por meio de conversas, adotando uma postura resolutiva do que poderia ser feito e demonstrando disponibilidade para uma escuta aberta no atendimento. RESULTADOS: Percebeu-se durante as conversas, que os usuários se sentiram acolhidos durante o atendimento, onde foi utilizado um diálogo de aproximação e não meramente sistemático, como ferramenta de verbalização de suas queixas, dúvidas, sinais e sintomas. Com isso, estes se mostraram acessíveis e satisfeitos quanto ao serviço em questão. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Desta forma, pode-se concluir que um acolhimento de qualidade, mesmo sendo breve na triagem, faz com que ocorra uma maior aproximação e construção de vínculo entre profissional e usuário do serviço, visto que este deve estar presente em todas as relações de cuidado e norteando todas as etapas do serviço em saúde. Nota-se que a enfermagem é de extrema importância quanto às demandas na ESF, inclusive no acolhimento do usuário, que deve ser priorizado no atendimento como papel fundamental no processo de implementação do mesmo.