Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO HUMANIZADO NA TRIAGEM EM UMA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA, RELATO DE EXPERIÊNCIA
Regiane Camarão Farias, Aliny Cristiany Costa Araújo, Camila Leão Do Carmo, Camilla Cristina Lisboa Do Nascimento, Diully Siqueira Monteiro, Fernando Kleber Martins Barbosa, Giovana Karina Lima Rolim, Marcos José Risuenho Brito Silva

Última alteração: 2017-12-21

Resumo


APRESENTAÇÃO: O acolhimento é considerado uma tecnologia leve que otimiza a demanda dos usuários e organiza o processo de cuidado da unidade local, sendo o profissional responsável por acolher, responsabilizar e resolver, utilizando relações de vínculo e capacidade de escuta aberta. Além disso, pode facilitar a continuidade e redefinição dos projetos terapêuticos dos usuários, sobretudo quando eles procuram a unidade de saúde fora das consultas ou atividades agendadas. Já a triagem pode ser definida como a classificação de consultas e procedimentos específicos. Com isso, é notória a importância da soma entre o acolhimento e a triagem, visto que o acolhimento humanizado possibilita a aproximação do usuário forma ética, estética, política e constante com a Estratégia Saúde da Família (ESF), visto que, os usuários geralmente são conhecidos ou estão próximos (por morarem perto ou serem adstritos à UBS) e que o efetivo trabalho em equipe (multi e transdisciplinar) produz relações solidárias e complementares entre os profissionais (enriquecendo-os individualmente e ao conjunto da equipe), gerando, assim, mais segurança e proteção para os usuários. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na triagem de uma ESF.  DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, vivenciado por acadêmicos de enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA). A vivência ocorreu em uma ESF localizada em Belém-Pa. Durante o dia de prática, os acadêmicos ficaram responsáveis pela triagem padrão nos usuários que estavam aprazados e de demanda espontânea da ESF. Os acadêmicos, ao realizarem a triagem, buscaram estabelecer um vínculo com os usuários ali presentes por meio de conversas, adotando uma postura resolutiva do que poderia ser feito e demonstrando disponibilidade para uma escuta aberta no atendimento. RESULTADOS: Percebeu-se durante as conversas, que os usuários se sentiram acolhidos durante o atendimento, onde foi utilizado um diálogo de aproximação e não meramente sistemático, como ferramenta de verbalização de suas queixas, dúvidas, sinais e sintomas. Com isso, estes se mostraram acessíveis e satisfeitos quanto ao serviço em questão.  CONSIDERAÇÕES FINAIS: Desta forma, pode-se concluir que um acolhimento de qualidade, mesmo sendo breve na triagem, faz com que ocorra uma maior aproximação e construção de vínculo entre profissional e usuário do serviço, visto que este deve estar presente em todas as relações de cuidado e norteando todas as etapas do serviço em saúde. Nota-se que a enfermagem é de extrema importância quanto às demandas na ESF, inclusive no acolhimento do usuário, que deve ser priorizado no atendimento como papel fundamental no processo de implementação do mesmo.


Palavras-chave


Acolhimento, Humanização da Assistência, Enfermagem na Saúde Comunitária